Nesse artigo, confira 10 lindos peixes compatíveis com o Acará Disco. Veja quais são suas principais características e necessidades.
O Acará Disco é um dos peixes mais incríveis do mundo do aquarismo. A espécie é conhecida por ter seu corpo achatado lateralmente e o formato de um lindo disco.
Esses peixes pertencem à família dos ciclídeos, do gênero Symphysodon, e prosperam em águas quentes na América do Sul, mais especificamente em afluentes na bacia do Rio Amazonas.
A parte mais difícil de encontrar os companheiros ideais de aquário para o Acará Disco é encontrar peixes compatíveis com seus parâmetros de água.
Pensando nisso, para facilitar a sua busca na internet, selecionamos 10 lindos peixes compatíveis com o Acará Disco. Aproveite!
10 peixes compatíveis com o Acará Disco
Abaixo, confira as principais características e necessidades dos peixes compatíveis com o Acará Disco.
1. Ramirezi
- Tamanho: Até 3,4 cm;
- Nível de Cuidado: Moderado – Difícil;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um casal;
O Ramirezi é um bom companheiro de aquário para o Acará Disco, pois é um peixe que possui cores incríveis e têm uma natureza pacífica, o que não é visto em muitos outros ciclídeos. Além disso, eles são bem pequenos e não costumam ocupar muito espaço.
No entanto, eu aconselho que você tenha um pouco de cuidado ao adicioná-los juntos dos Discos, pois eles formam seus territórios e podem se tornar um pouco agressivos. Então, procure adicionar muitas decorações como plantas, rochas e troncos, para formar cavernas e esconderijos para o pequeno Ramirezi.
2. Cobrinha Kuhli
- Tamanho: Até 12 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um único exemplar;
A Cobrinha Kuhli é um outro peixe que irá trazer um visual único para o aquário do Acará Disco. A espécie, que é originária do Sudeste Asiático, não ultrapassa os 12 cm de comprimento e é muito tímida, ainda mais se for mantida sozinha.
Na maioria das vezes, você verá a Cobrinha Kuhli escondida durante o dia e saindo de seu esconderijo durante à noite, o que ajuda a contrapor com o comportamento diurno dos Discos.
Lembre-se apenas que as cobrinhas podem ficar doentes muito fáceis devido às suas escamas finas. Então, manter uma água de boa qualidade é essencial para mantê-las saudáveis!
3. Coridora Sterbai
- Tamanho: Até 6,8 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 90 litros para um grupo de seis peixes;
O Acará Disco é compatível com uma infinidade de espécies de coridoras, mas a Coridora Sterbai é a minha preferida.
Esta pequena moradora de riachos agitados têm uma personalidade gentil e passa seu tempo vasculhando o fundo do aquário em busca de comida. A Coridora Sterbai é uma das poucas espécies de coridoras que vêm da mesma área que o Acará Disco e, portanto, preferem ambientes de águas mais quentes.
4. Tetras (Caracídeos)
Normalmente, os tetras são a escolha de muitos aquaristas para compor o ambiente dos Acarás Disco. O benefício desses peixes é que eles adoram nadar em grupos e formam lindos cardumes dentro do aquário.
Procure selecionar algumas espécies que cresçam o suficiente para não serem consideradas comida pelo seu discos.
Algumas espécies de Tetras compatíveis incluem, por exemplo:
5. Apistogramma (Gênero)
O gênero Apistogramma é formado por mais de 90 espécies. Esses pequenos ciclídeos anões vêm de vários locais da América do Sul, com tamanhos que podem variar entre 2 e 8 centímetros de comprimento.
Esses peixes ostentam uma variedade enorme de cores, com os machos sendo muito mais coloridos do que as fêmeas. Além disso, eles também amam as mesmas águas quentes que o Acará Disco.
No entanto, por serem peixes territoriais, você deve criar muitos esconderijos no aquário, e mantê-los em casais ou grupos formados com um macho e várias fêmeas. Como esses peixes gostam de ficar mais na região do fundo do aquário, eles ficarão fora do caminho do seu Acará Disco.
6. Comedor de Algas Siamês
- Tamanho: Até 20 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um único peixe;
O Comedor de Algas Siamês é um peixe muito eficiente, bonito e ativo. A espécie é uma excelente companheira de aquário para o Acará Disco, pois costuma ficar apenas no fundo se alimentando de algas.
Lembre-se apenas de que o Comedor de Algas Siamês produz muitos resíduos, o que pode afetar de forma negativa a qualidade da água. Então, fique de olho na filtragem!
7. Rasbora Arlequim
- Tamanho: Até 5 cm;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de dez peixes;
O Rasbora Arlequim é uma boa adição ao aquário do Acará Disco, pois quando está na presença de grandes cardumes ajuda a acalmar todas as outras espécies do aquário.
Ao mantê-los com Discos, certifique-se apenas de que a temperatura da água esteja de acordo para ambos. Além disso, adicione-os em um ambiente grande, pois eles ocupam os mesmos espaços que o Acará Disco.
8. Botia Yoyo
- Tamanho: Até 15,5 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um grupo de cinco peixes;
O Botia Yoyo é um peixe originário do norte da Índia e do Nepal. Por ser um animal relativamente grande, precisa de espaço para se manter feliz e saudável. Além disso, é melhor sempre mantê-los em grupos, pois assim se sentem mais seguros.
Esse botia enérgico possui níveis de atividades mais altos do que outros botias, mesmo durante o dia. Observe a interação entre eles e os Discos.
O Botia Yoyo pode ser bem curioso e, dependendo do temperamento do Disco, esse nível de atividade pode ser um pouco demais para ele.
9. Colisa Lalia
- Tamanho: Até 9,5 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 40 litros para quatro peixes (dois machos e duas fêmeas);
A Colisa Lalia é um peixe tropical de água doce originário da Índia, Birmânia e Bornéu que pode adicionar muita beleza ao seu aquário de Acará Disco.
Esses peixes são bons companheiros de aquário para os Discos, pois são pacíficos e dóceis, além de gostarem das mesmas temperaturas. No entanto, as colisas precisam de espaços abertos na superfície para que possam respirar o ar da atmosfera, assim como os bettas. Por isso, a Colisa Lalia é ideal para iniciantes no aquarismo.
10. Cascudo Comum
- Tamanho: Entre 30 – 50 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 400 litros para um único peixe;
O Cascudo Comum é um peixe que fica relativamente grande, mas ainda assim pode conviver com o Acará Disco sem maiores problemas em um aquário.
A espécie gosta de águas quentes mas costuma ser muito territorial com outros peixes de fundo. Então, é recomendável que você mantenha apenas um único exemplar no seu aquário e evite outros peixes de fundo.
No geral, esse peixe é bastante fácil de cuidar, mas requer grandes espaços para prosperar. Então, capriche no tamanho do aquário!
Conclusão
O Acará Disco é um peixe muito bonito, pacífico e dócil que gosta de viver com outros peixes em ambientes comunitários e repletos de plantas e troncos. Ao escolher os companheiros ideais para eles, certifique-se apenas de ter um aquário muito grande, com muitas plantas e esconderijos para que todos possam ter seu espaço.
1 comentário
Olá e parabéns pela matéria! Só tive acará-disco uma vez e viveram vários anos. Tinha cardinais, borboletas e outros no aquário e nunca foram atacados. Talvez porque tenha comprado os discos miudinhos, com 3 cm e nunca servi comida viva. Procede? Grande abraço!