Nesse artigo, iremos listar algumas dicas muito interessantes que irão te ajudar a deixar seu peixe Betta sempre feliz e saudável!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os Bettas são animais incríveis que possuem lindas nadadeiras e personalidades bem diferentes, mas na maioria das vezes levam uma vida bastante sedentária, vivendo em pequenas beteiras vendidas em pet shops.
Se você já estudou um pouco sobre o aquário ideal para um peixe betta e adicionou alguns equipamentos necessários para mantê-los saudáveis, pode estar se perguntando o que fazer para entretê-los. Na natureza, o peixe betta passa seu tempo caçando comida, defendendo seu território, criando a próxima geração de descendentes e, claro, descansando.
Nesse artigo, listaremos algumas dicas bem interessantes que podem te ajudar a deixar seu peixe betta mais feliz e saudável! Confere aí!
5 dicas para deixar seu peixe Betta sempre feliz
1. Adicione brinquedos e decorações para peixes Betta
Quer criar o ambiente perfeito para o seu peixe betta? Encontre alguns enfeites de aquário e cavernas onde ele possa nadar ou simplesmente descansar. Apenas certifique-se de que as decorações não devem ter bordas afiadas e que todos os buracos sejam grandes o suficiente para que ele possa passar e não ficar preso.
Veja também:
Uma vez que o betta adora nadar próximo à superfície para dar aquela golada de ar de vez em quando, adicione alguns troncos flutuantes ou folhas de descanso. Esse tipo de decoração ajuda muito o betta a ficar boa parte do tempo próximo à superfície, e evita que ele tenha que sair do fundo do aquário para pegar um pouco de ar.
Quase todo tipo de decoração é bem-vinda para o aquário desses carinhas, mas como já mencionamos antes, evite aquelas pontiagudas, pois podem acabar danificando suas barbatanas.
2. Espelho de exercício
O peixe Betta também é conhecido como “peixe-de-briga-siamês”, ou seja, ele adora defender seu território contra outros peixes que possam tentar invadi-lo. Embora não seja recomendável colocar dois bettas juntos, você pode tirar vantagem desse instinto protetor e dar ao seu peixe um bom treino usando um espelho de exercício.
Ao ver seu próprio reflexo, a maioria dos bettas reagem abrindo suas guelras, alongando suas nadadeiras e fazendo com que seus corpos pareçam tão grandes e resistentes quanto possível. Após um curto período de tempo observando-o desfilar para frente e para trás na frente do possível “intruso”, remova o espelho e talvez dê a ele um pequeno presente por seus esforços.
3. Inclua alimentos vivos em sua dieta
Como o peixe betta é um excelente caçador e não um “caçador de emboscada”, passa boa parte do tempo procurando larvas de insetos, pequenos crustáceos e outros minúsculos animais aquáticos para comer.
Embora as rações sejam um bom alimento para ser servido todos os dias, geralmente não há muito desafio em “pegá-las”, uma vez que a corrente de água em um aquário de betta é relativamente baixa. Por isso, faça com que seu peixe desenvolva algumas habilidades de caça, oferecendo uma variedade de alimentos vivos.
Veja também:
Você pode comprar bloodworms, criar suas próprias artêmias ou manter uma cultura de larvas de besouro do amendoim, por exemplo. Isso vai depender apenas da sua preferência!
Adicionar alimentos vivos não só ativa suas habilidades de patrulhamento, perseguição e ataque, como também o ajuda a se manter mais saudável.
4. Adicione plantas vivas
Na natureza, o peixe Betta é encontrado em águas rasas com muita vegetação, então por que não dar ao seu amigo uma floresta verdejante para chamar de lar? É claro que ele ficará feliz com qualquer tipo de planta que você puder adicionar, mas eu recomendaria as anubias amarradas em um tronco próximo à superfície e musgos de java para compor o restante do ambiente.
Mas qual o motivo de adicionar essas duas plantas? A resposta é simples: elas são fáceis de cuidar e possuem requisitos muito baixos quanto a intensidade da luz e cuidados.
Caso você não possua nenhum tipo de planta de aquário para colocar, pode optar pelas folhas de amendoeira. Esse tipo de folha tinge a água com taninos que possuem propriedades antibióticas e antifúngicas, mas também agem como folhagem caída para o betta investigar.
5. Companheiros de aquário para o peixe betta
Se você possui um aquário com mais de 40 litros e com muitos esconderijos, pode adicionar alguns companheiros pacíficos para o seu peixe betta. Outro animal dentro do aquário pode fornecer atividades estimulantes para ele observar, hierarquias sociais para estabelecer e rivais para vencer durante a refeição.
Veja também:
Devido ao temperamento territorial do peixe Betta em relação à sua espécie, evite outros peixes com nadadeiras coloridas e esvoaçantes. Além disso, fique longe de quaisquer outros peixes que possam beliscar e arrancar pedaços de suas nadadeiras.
Nós criamos uma lista com algumas espécies de peixes compatíveis com o peixe betta, para conferir, basta clicar nesse link.
Se você chegou até aqui, pode ter certeza que já possui todos os conhecimentos necessários para deixar seu betta sempre feliz. Aproveite para experimentar decorações, alimentos e companheiros novos. O seu Betta vai agradecer por isso mostrando suas melhores cores, pode ter certeza!