Nesse artigo, confira algumas lindas espécies de plantas vermelhas para você colocar no seu aquário e trazer um pouco mais de beleza ao ambiente aquático!
As plantas trazem muitos benefícios para os peixes e outras criaturas de um aquário. Elas fornecem, por exemplo, oxigênio, absorvem o dióxido de carbono, além de consumir fosfatos que são uns dos principais causadores do crescimento de algas. E, claro, elas melhoram bastante a estética do aquário e dá ao ambiente um toque mais natural!
Se está procurando algumas espécies de plantas vermelhas para você colocar no seu aquário, chegou ao lugar certo!
Confira 5 espécies de plantas vermelhas para colocar no seu aquário
Escolher a planta vermelha certa para o seu aquário pode ser um grande desafio. Portanto, nesse artigo, listaremos algumas espécies que você vai adorar. Fora isso, iremos lançar alguma luz sobre sua manutenção e cuidados básicos.
1. Ludwigia repens (Ludwigia repens “Rubin”)
- Intensidade da luz: Moderada;
- Utilização de CO2: Sim;
- Crescimento: Rápido;
A Ludwigia repens é uma planta encontrada nas águas tropicais da América do Norte e Central. É uma espécie que possui uma cor vermelha linda e que cresce bastante quando está em aquários com boas condições.
Veja também:
Por ser bastante popular e bonita, essas plantas são fáceis de cuidar e florescem na maioria dos aquários que atendem às suas necessidades básicas. Entretanto, para que ela fique com essa cor vermelho brilhante será necessário uma iluminação adequada – algo em torno de (2 a 4 watts / litro).
Caso ela seja mantida com pouca iluminação, sua cor irá desaparecer e suas folhas cairão.
2. Cabomba Vermelha (Cabomba furcata)
- Intensidade da luz: Forte;
- Utilização de CO2: Sim;
- Crescimento: Rápido;
A Cabomba Vermelha é uma planta nativa da América Central e Sul, e cresce em águas suaves e ácidas com substrato orgânico muito rico em nutrientes. Além disso, elas possuem folhas bifurcadas de cor verde limão à vermelho escuro, que são divididas em segmentos estreitos que oferecem cores vibrantes a qualquer aquário em que estejam.
Em condições ideais, as pontas da Cabomba Vermelha podem atingir a superfície do aquário em cerca de uma semana. No entanto, se a iluminação for fraca, a planta poderá crescer bem devagar e suas folhas ficarão com cores escuras. Fique atento também a parte inferior delas, pois caso não estejam recebendo luz, podem começar a perder suas folhas. Embora a queda excessiva de folhas esteja geralmente relacionada a um sinal de más condições de água ou deficiência de CO2.
3. Ammannia gracilis
- Intensidade da luz: Moderada;
- Utilização de CO2: Sim / Não;
- Crescimento: Rápido;
A Ammannia gracilis é uma linda planta nativa da África Ocidental, encontrada em pântanos, riachos, assim como também em margens de rios. Na natureza, por exemplo, elas crescem com brotos grossos em solos arenosos com poucos nutrientes.
Veja também:
As cores de suas folhas variam do verde pálido ao vermelho, já que essa variação de cor depende principalmente da intensidade da luz e dos nutrientes disponíveis no aquário. As cores da parte superior das folhas podem variar do verde oliva ao vermelho acastanhado, enquanto a parte inferior costuma ser predominantemente roxa.
Essa planta pode crescer com e sem a injeção de CO2, já que são resistentes e adaptáveis as condições do aquário. No entanto, elas precisam de fertilizantes líquidos para que possam crescer vigorosas. Por isso, para um crescimento adequado, você terá que fornecer um fertilizante com micronutrientes e um à base de Ferro.
4. Ludwigia arcuata
- Intensidade da luz: Forte;
- Utilização de CO2: Sim;
- Crescimento: Rápido;
Caso esteja em busca de mais cores no seu aquário, a Ludwigia arcuata pode ser uma excelente escolha. Essas plantas possuem uma folhagem avermelhada muito atraente e podem, por exemplo, formar lindos arbustos compactos e densos.
A Ludwigia arcuata é uma planta originária dos Estados Unidos, muitas vezes confundida com a Ludwigia brevipes, que é bastante parecida, mas um pouco maior e com folhas mais largas. Essa linda espécie possui folhas avermelhadas e finas, assim como também um caule bem fino.
5. Nymphaea lotus (Zenkeri red tiger)
- Intensidade da luz: Moderada;
- Utilização de CO2: Não;
- Crescimento: Moderado;
Se você está procurando uma planta vermelha e bastante diferente para colocar no aquário, a Nymphaea lotus pode ser a escolha perfeita.
Essa linda planta apresenta folhas com um vermelho acentuado e precisam de boa iluminação, assim como também de uso de substrato fértil e injeção de CO2.
Veja também:
Elas são fáceis de cuidar, mas fique atento para o caso de começar a perder as folhas, pois podem estar entrando em um processo conhecido como “dormência”, que ocorre quando a temperatura do aquário está muito baixa. Caso aconteça, verifique os parâmetros da água e veja se estão de acordo com as suas exigências.
Evite colocar a Nymphaea lotus próxima de plantas sensíveis, pois elas produzem uma substância química perigosa que inibe o crescimento de outras plantas no aquário.