Caso você esteja procurando por peixes de aquário parecidos com tubarão, chegou ao lugar certo! Confira essa lista que montamos!
O interesse por espécies de peixes parecidos com tubarões têm crescido rapidamente nos últimos anos. É engraçado, mas as pessoas adoram esses tipos de animais!
É muito legal ter esses peixes no aquário, não importa a espécie que seja. Na maioria das vezes, eles possuem características bem interessantes e podem se tornar a peça central de qualquer ambiente aquático.
A seguir, confira 5 lindos peixes de aquário parecidos com tubarão e veja quais são suas principais características e necessidades.
Top 5 peixes de aquário parecidos com tubarão
1. Tubarão Bala
Nível de dificuldade: intermediário
Tamanho da espécie: pode chegar até 35 cm
Tamanho do aquário: 180 litros para um único exemplar
Apesar de sua aparência intimidadora, o Tubarão Bala é considerado um gigante gentil. Esses animais são muito pacíficos e se dão bem com uma variedade enorme de companheiros. Embora possam enxergar criaturas menores como alimento quando atingem um certo tamanho, ainda assim podem conviver em aquários comunitários com outras espécies.
Veja também:
O Tubarão Bala é um nadador bastante ativo. Ele irá passar horas nadando ao redor do aquário, e quando mantido em grupos, pode formar pequenos cardumes.
De um modo geral, essa espécie não é muito difícil de cuidar, mas necessita de condições de água rigorosas e uma boa dieta para se manterem saudáveis. Por isso, sua dieta deve ser à base de proteínas, como por exemplo, bloodworms, artêmias e outros vermes. Além disso, ele deve comer no mínimo 3 vezes por dia para que possa crescer adequadamente.
2. Labeo Bicolor
Nível de dificuldade: fácil
Tamanho da espécie: pode chegar até 12 cm
Tamanho do aquário: 100 litros para um peixe jovem e 200 para um adulto
O Labeo Bicolor é uma espécie de peixe bastante popular no aquarismo há algum tempo. Na natureza, eles são oriundos de lagos de água doce e pântanos em toda a Tailândia, no entanto, eles são considerados criticamente ameaçados de extinção.
Não é muito difícil saber por que esses peixes são tão reverenciados. Esses animais possuem cores contrastantes entre suas caudas em relação ao resto do corpo. Além disso, é claro que eles também se parecem com pequenos tubarões e chamam a atenção de qualquer aquarista.
A boa notícia é que eles são peixes muito resistentes. Portanto, irão se adaptar bem às diferentes condições de aquário.
Em relação ao comportamento, o Labeo Bicolor é considerado um peixe bem territorial e irá atacar qualquer criatura que cruzar seu caminho. Entretanto, para minimizar esse comportamento, procure colocá-lo em grandes aquários.
3. Labeo Frenatus
Nível de dificuldade: intermediário
Tamanho da espécie: pode chegar até 15 cm
Tamanho do aquário: 150 litros para um único exemplar
Assim como o Labeo Bicolor, o Labeo Frenatus também possui uma cauda vermelha que se destaca em relação ao resto do corpo. No entanto, esses peixes também possuem nadadeiras vermelhas brilhantes.
O Labeo Frenatus não é um peixe indicado para iniciantes no aquarismo, já que são animais bem agressivos. Por ser um peixe muito territorial, irá atacar quaisquer criaturas que cruzarem seu caminho. É interessante notar que esse comportamento não é visto na natureza.
Veja também:
Mesmo sendo considerado um peixe agressivo, o Labeo Frenatus pode conviver com outras espécies, já que ele habita a região do fundo e, por isso, não deve causar problemas para outros peixes que vivam em regiões diferentes do aquário.
Por fim, certifique-se de fornecer uma dieta com rações de fundo, vegetais cozidos e alimentos vivos de alta qualidade.
4. Barbo Denisoni
Nível de dificuldade: intermediário
Tamanho da espécie: pode chegar até 15 cm
Tamanho do aquário: 200 litros para um grupo de 6 peixes
O Barbo Denisoni é um peixe deslumbrante! Ele é coberto por várias cores brilhantes que ficam ainda mais lindas em ambientes naturais. Além disso, essa espécie faz parte da família dos barbos e são considerados uns dos menores tubarões de aquário de água doce que você pode encontrar.
Na maioria das vezes, eles são considerados animais tranquilos, já que não costumam ligar para os outros peixes. Quando mantidos em grupos, por exemplo, esse comportamento dócil fica ainda mais evidente.
Sobretudo, o Barbo Denisoni pode tolerar uma variedade enorme de condições de água, mas precisa de uma boa filtragem, pois é um animal oriundo de rios e riachos de águas rápidas. Portanto, capriche na filtragem!
5. Tubarão Arlequim
Nível de dificuldade: intermediário
Tamanho da espécie: pode chegar até 16 cm
Tamanho do aquário: 140 litros
O Tubarão Arlequim é uma espécie bastante interessante para colocar em aquários de água doce. No entanto, por mais que sejam muito bonitos, ainda assim vivem uma vida bastante solitária.
O Arlequim é um peixe que não gosta de ficar perto de outros peixes. Na verdade, são conhecidos por serem muito territoriais contra espécies que possuem aparência semelhante, ou seja, isso significa que você não deve mantê-los em grupos ou com outros tubarões. Como eles passam a maior parte do tempo no fundo, você consegue mantê-los com espécies que habitam outras regiões do aquário.
Veja também:
Na natureza, o Tubarão Arlequim é encontrado em toda a Bacia do Rio Congo. Seu habitat natural é composto de córregos florestais densamente plantados, por isso, para que possam prosperar, essa espécie necessita de ambientes com muitas plantas e esconderijos.
Alimentar o Tubarão Arlequim não é uma tarefa muito difícil, já que eles também são bons comedores de algas e passarão a maior parte do tempo procurando e comendo tudo aquilo que encontrarem no fundo.