Confira algumas lindas plantas flutuantes para você colocar no seu aquário! Veja quais são suas características e cuidados básicos.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Ao montar um aquário pela primeira vez e ter a ideia de criar um ecossistema diversificado e atraente, muitos se perguntam, o que colocar dentro dele?
Então, se você está procurando plantas flutuantes para colocar no seu aquário, você veio ao lugar certo. Espero que com esse artigo, você consiga tirar as dúvidas de pelo menos um tipo de planta para aquário.
Veja também:
5 lindas plantas flutuantes para você colocar no aquário
Vamos dar uma olhada em algumas plantas flutuantes e outras que também podem ser usadas como plantas flutuantes no aquário.
1. Rabo de Raposa (Ceratophyllum demersum)
- Nível de luminosidade: Moderado;
- Nível de cuidado: Fácil;
A Rabo de Raposa é uma das plantas de aquário mais resistentes que existem. Elas irão crescer em condições que podem matar outras plantas muito facilmente, além de ser uma excelente opção para o aquário.
Uma coisa que adoramos na Rabo de Raposa é que ela é bastante flexível. Embora seja plantada no substrato, também pode funcionar como planta flutuante para fornecer sombra e cobertura para os peixes.
Muitos aquaristas entram em pânico quando suas plantas se desenraízam, mas agora não há com o que se preocupar se de repente você descobrir que uma das suas rabo de raposa está dando uma “voltinha” pelo aquário.
2. Lentilha d’água (Lemna minor)
- Nível de luminosidade: Baixo;
- Nível de cuidado: Fácil;
A lentilha d’água é uma pequena planta flutuante que cresce em quase todos os aquários. Na verdade, você pode até mesmo ter problemas para removê-las depois que se estabelecerem no ambiente.
Para alguns aquaristas, a resiliência da lentilha d’água é ótima (já que é quase impossível dar fim nelas). No entanto, para outros, elas podem realmente se tornar um incômodo, pois crescem muito rápido e podem cobrir toda a superfície do aquário em pouco tempo.
Desde que você tenha disposição para remover o excesso de lentilhas do aquário, ainda assim, elas serão excelentes para ajudar a deixar o aquário mais sombreado, principalmente para peixes que não gostam de luz intensa.
Veja também:
Caso queira dar uma melhorada na aparência e saúde de suas plantas, adquira agora mesmo uma boa fonte de carbono líquido. Deixarei o link de um dos principais fertilizantes do mercado:
- Fonte de carbono orgânico para aquários plantados
- Essencial para as plantas aquáticas do aquário
- Cor do produto: Branco
- Nome do modelo: Flourish Excel
- Tamanho do produto: 250ml
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
3. Alface d’água (Pistia stratiotis)
- Nível de luminosidade: Moderado / Forte;
- Nível de cuidado: Moderado;
A Alface d’água é uma das espécies de plantas flutuantes mais atraentes que existem. Elas possuem folhas muito maiores do que boa parte das outras plantas do tipo, bem como também se amontoam e causam um efeito bastante bonito.
Essa espécie costuma crescer rápido em lagoas, mas em aquários elas irão crescer apenas sob luz forte. Independentemente disso, ela são mais fáceis de colher e até mesmo de jogar fora – muito mais fácil do que a lentilha d’água, por exemplo.
Uma coisa que você precisa ter em mente é que nunca deve jogar nenhuma planta – especialmente alface d’água – nos rios e e outros sistemas de água locais, já que isso pode ter um efeito prejudicial sobre as plantas nativas.
Além disso, como a alface d’água é uma planta ligeiramente grande, precisa também ficar em aquários grandes. Então, certifique-se de que seu aquário possua no mínimo 100 litros.
4. Amazon Frogbit (Limnobium laevigatum)
- Nível de luminosidade: Fraca/ Moderada;
- Nível de cuidado: Fácil;
A Amazon Frogbit é uma planta flutuante muito popular em aquários, já que é pouco exigente e cresce muito rápido. Elas são nativas de lagos, lagoas e rios de fluxo lento em toda a América do Sul e Central.
Veja também:
A espécie possui folhas largas, rosetas grandes, bem como raízes com ramificações longas e é muito usada em aquários do tipo biótopo amazônico. No entanto, devido ao fato de terem folhas maiores do que a famosa lentilha d’água, elas podem acabar bloqueando facilmente a entrada de luz no aquário.
Se você gosta da aparência natural das plantas flutuantes (mas exige uma espécie que não tome conta de tudo), a Amazon Frogbit é uma excelente escolha pra você.
5. Musgo de Java (Taxiphyllum Barbieri)
- Nível de luminosidade: Fraca/ Moderada;
- Nível de cuidado: Fácil;
O Musgo de Java é talvez a mais comum das plantas de aquário de água doce. Eles possuem baixa manutenção, são fáceis de manter e crescem bem rápido quando em boas condições. Além disso, essa espécie é bem flexível e pode ser usada de diferentes formas.
Se você prendê-lo em uma rocha ou tronco, ele se expandirá por toda a extensão desse objeto. Agora, se você simplesmente deixá-lo flutuando na superfície d’água, fixado em alguma coisa que o ancore mesmo que parcialmente para não circular ao redor do aquário, ele irá prosperar.
Você pode utilizar o musgo de java para decorar, por exemplo, enfeites, troncos e quaisquer decorações do aquário. Contudo, em alguns casos é possível formar até carpetes com ele, além de fornecer proteção para alevinos e ovos de peixes.
12 Comentários
Pingback: Tetra Fantasma Negro (Hyphessobrycon megalopterus) | MyAquarium
Pingback: Peixe Curviceps (Laetacara Curviceps) | MyAquarium
Pingback: Tetra Longfin (Bryconalestes longipinnis) - MyAquarium
Pingback: Tetra Ulrey (Hemigrammus ulreyi) - MyAquarium
Pingback: Rasbora Azul Neon (Sundadanio axelrodi) - MyAquarium
Pingback: Apistogramma Panda (Apistogramma nijsseni) - MyAquarium
Pingback: Bicudinho (Belonesox belizanus) - MyAquarium
Pingback: Tetra Pinguim (Thayeria boehlkei) - MyAquarium
Pingback: Tetra Puxa Puxa (Inpaichthys kerri) - MyAquarium
Pingback: Salvini (Trichromis salvini) - MyAquarium
Pingback: Telmaterina (Marosatherina ladigesi) - MyAquarium
Pingback: Qual é a diferença entre um Aquário, Terrário, Paludário e Riparium? | MyAquarium