Nesse artigo, iremos listar alguns peixes compatíveis com o Acará do Congo, assim como também entender um pouco mais sobre seu comportamento.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Embora sejam peixes relativamente fáceis de cuidar e uma bela adição ao aquário – o Acará do Congo pode ser bastante agressivo e hostil com seus companheiros.
Você não só irá precisar de um aquário grande para essa espécie, mas também deve ter muito cuidado na hora de escolher seus companheiros. O Acará do Congo é um peixe territorial e precisa de bastante espaço para nadar, ou você corre o risco de ter peixes sendo atacados por eles.
Então, nesse artigo, iremos entender um pouco mais sobre a personalidade dessa espécie e te mostrar quais são os principais peixes que podem viver junto deles.
Como é o comportamento de um Acará do Congo?
O Acará do Congo é um peixe bastante misterioso que adora manter distância de outras espécies e prefere ficar debaixo de rochas ou plantas.
Na natureza, você geralmente os encontra embaixo de galhos ou rochas, e é por isso que você precisa montar um ambiente parecido em seu aquário para que eles se sintam mais seguros.
Além disso, essa espécie é onívora, o que significa que pode aceitar tanto alimentos para peixes herbívoros quanto carnívoros.
Veja também:
O Acará do Congo também é bastante ativo e quando não está se escondendo sob rochas e plantas, pode ser encontrado nadando por todos os cantos do aquário. Por isso, eles são peixes que precisam de grandes aquários – cerca de 200 litros para um casal adulto – para garantir que tenham bastante espaço para nadar e evitar que ataque outras espécies.
Uma das principais razões pelas quais o Acará do Congo ataca seus companheiros é que eles não gostam de nenhum outro peixe se aproximando de seus territórios. Portanto, sua maneira de se defender é atacando!
Por fim, em relação a reprodução, eles são pais bem protetores e irão ficar o tempo todo ao lado de seus filhotes, o que pode potencializar ainda mais sua agressividade.
Confira 6 peixes compatíveis com o Acará do Congo
1. Cascudo comum
O Cascudo é um peixe relativamente grande – pode chegar aos 50 cm de comprimento – o que o torna um gigante perto dos ciclídeos. No entanto, eles são considerados peixes fáceis de cuidar e gostam de ficar próximos do fundo do aquário.
Como o Acará do Congo é um peixe que costuma “sujar” bastante o aquário, o cascudo é uma excelente opção para viver com eles, pois ficará ocupado vasculhando o substrato em busca de restos de ração que esses peixes possam não ter consumido.
Lembre-se de oferecer também rações específicas para os cascudos, ok?
Vou aproveitar para listar algumas excelentes rações que você pode comprar para seus cascudos. Para adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
2. Danio Gigante
O Danio Gigante não é tão gigante assim – na verdade, eles podem chegar aos 15 cm de comprimento apenas. De qualquer forma, eles são peixes muito fáceis de cuidar e pouco agressivos.
O interessante dessa espécie é que ela prefere fugir e se esconder quando provocada. Ao contrário de algumas outras espécies que iremos listar aqui, eles são nadadores extremamente rápidos e vão procurar ficar o mais longe possível do Acará do Congo.
3. Ciclídeo / Peixe Jóia
O Peixe Jóia é um bom companheiro para o Acará do Congo, pois possuem uma personalidade bastante parecida.
Eles se tornarão bastante territoriais após atingirem a fase adulta e selecionar parceiros, mas por outro lado, são fáceis de cuidar e podem viver tranquilamente com o Acará do Congo.
4. Jack Dempsey
Você pode optar pelo Jack Dempsey apenas se tiver uma boa experiência no aquarismo. O interessante sobre esses peixes é que possuem uma personalidade bastante semelhante à de um Acará do Congo, mas também se dão bem com eles.
Entretanto, ter espaço limitado no aquário pode levar à agressões – mas, no geral, esses peixes podem conviver. As agressões podem se tornar um pouco mais comuns quando o Jack Dempsey atingir o tamanho adulto, algo que gira em torno de cerca de 25 cm, 15 cm maior do que o pequeno Acará do Congo.
5. Green Terror
Por mais assustador que esse nome possa parecer – o Green Terror só é assustador mesmo quando precisa ser.
Essa espécie irá ser agressiva e revidará quando for atacada, mas não o faz sem razão. Além disso, eles são fáceis de cuidar e bem pequenos, o que os tornam uns dos peixes compatíveis com o Acará do Congo.
6. Ciclídeo Barra T
O Ciclídeo Barra T pode chegar aos mesmos 10 cm de comprimento do Acará do Congo. Eles são pacíficos e podem se tornar agressivos durante a época de reprodução, mas no geral, se dão bem em grupos.
Além disso, eles também pode se reproduzir com o Acará do Congo, o que reduz as chances de agressão e ataques durante a temporada de acasalamento.