Nesse artigo, tentamos montar uma pequena lista com as características e peculiaridades de 7 peixes compatíveis com o famoso Paulistinha!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O Paulistinha (Danio rerio) é um dos peixes mais fáceis de encontrar em lojas de aquarismo. Eles são resistentes e prosperam em uma ampla variedade de temperaturas e condições de água.
Embora costumem habitar as porções superiores do aquário, não se surpreenda caso encontre alguns paulistinhas explorando os confins do seu habitat aquático. Além disso, certifique-se de incluir algumas plantas em seus aquários, pois isso irá deixá-los muito mais confortáveis e seguros.
Sobretudo, se quiser conhecer um pouco mais sobre as características e necessidades dessa espécie, clique nesse link.
Aproveite que você está procurando por peixes compatíveis com o Paulistinha e adquira agora mesmo rações específicas para eles. Tomei a liberdade e selecionei as principais rações para esses peixes. Portanto, caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-11-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Veja também:
Confira 7 peixes compatíveis com o Paulistinha
Como o Paulistinha é uma espécie muito amigável, eles são compatíveis com uma variedade enorme de outros peixes de água doce. Os peixes a seguir não possuem apenas personalidades parecidas com os paulistinhas, mas também condições ambientais semelhantes.
1. Tetra Foguinho (Hyphessobrycon amandae)
- Expectativa de vida: 2 – 3 anos;
- Tamanho: Até 2 cm;
- Temperatura: entre 24°C – 28°C;
O Tetra Foguinho possui uma personalidade pacífica e, por conta disso, não causará problemas aos outros peixes do aquário. No entanto, não tome seu comportamento pacífico algo chato para adicionar junto com outras espécies. Eles são peixes cheios de vida, e você irá vê-los com muita frequência nadando em lindos cardumes pelo aquário.
Esses peixes adoram aquários com muitas plantas e esconderijos para que possam explorar e se refugiar. Além disso, se você prestar bastante atenção neles, conseguirá vê-los brincando de esconde-esconde com seus companheiros, entre outras travessuras adoráveis.
2. Plati (Xiphophorus maculatus)
- Expectativa de vida: 2 – 3 anos;
- Tamanho: Até 7 cm;
- Temperatura: entre 22°C – 28°C;
O Plati / Platy é um peixe pequeno, pacífico e possui uma variedade enorme de cores, por exemplo, vermelho, azul, amarelo e verde. Eles são muito fáceis de cuidar e são considerados uns dos peixes mais indicados para quem está iniciando no aquarismo.
Essa espécie costuma ficar mais feliz quando está na companhia de outros peixes de sua família, então adicione uma boa quantidade deles ao aquário. Além disso, o Plati é um saltador fantástico que pode (e vai!) pular para fora do aquário. Certifique-se de adicionar uma boa tampa para que eles não consigam escapar.
3. Peixe Espada (Xiphophorus hellerii)
- Expectativa de vida: 2 – 3 anos;
- Tamanho: Até 7 cm;
- Temperatura: entre 22°C – 28°C;
O Peixe Espada, assim como o Plati, possui cores variadas e são muito comuns em lojas de aquarismo, além de também serem fáceis de cuidar. Contudo, a característica mais marcante nesses peixes é a sua famosa cauda, que possui o formato de uma espada.
No geral, eles são resistentes e muito adaptáveis quando se trata das condições do aquário. Portanto, como são ativos e gostam de viver em grupos, procure mantê-los em grupos com a proporção de 1 macho para 2 ou 3 fêmeas.
Veja também:
4. Cobrinha Kuhli (Pangio Kuhli)
- Expectativa de vida: 17 anos;
- Tamanho: Até 12 cm;
- Temperatura: entre 24°C – 30°C;
A Cobrinha Kuhli é um peixe noturno necrófago que possui corpo alongado e parece mais com uma enguia do que com um peixe comum. Como se a sua forma não fosse interessante o suficiente, elas ainda apresentam listras em toda a extensão do seu corpo, além de 4 pares de barbilhões saindo de suas bocas.
Essa espécie costuma se esconder durante o dia e sair durante à noite para procurar alimentos no fundo do aquário. De um modo geral, elas preferem alimentos carnudos, embora seja bom dar alguns alimentos à base de vegetais para manter uma dieta equilibrada.
5. Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi)
- Expectativa de vida: 5 anos;
- Tamanho: Até 2.5 cm;
- Temperatura: entre 23°C – 27°C;
O Tetra Cardinal faz muito sucesso entre os aquaristas, assim como também seu primo próximo Tetra Neon. Em todo caso, estes peixinhos irão trazer muita beleza ao seu aquário, principalmente pelo fato deles serem considerados peixes pacíficos e companheiros perfeitos para inúmeras outras espécies.
Além disso, eles adoram viver em grupos, então certifique-se de que haja no mínimo 6 indivíduos da espécie no mesmo aquário.
6. Guppy (Poecilia reticulata)
- Expectativa de vida: 3 – 5 anos;
- Tamanho: Até 5 cm;
- Temperatura: entre 18°C – 28°C;
Uma coisa interessante que você precisa saber sobre os Guppies é que existem muitas variedades deles. Na verdade, existem mais de 300 tipos diferentes para escolher. Muitas combinações, cores e padrões estão disponíveis, bem como algumas formas de barbatanas bem exclusivas. Olhe para um aquário cheio de guppies e você irá se deliciar com as cores vivas e os padrões marcantes desses animais.
Veja também:
Os guppies, assim como muitos outros peixes, vivem melhor em grupos de 1 macho para 2 ou 3 fêmeas. De fato, eles são sociáveis e bem animados, passando os dias nadando por todos os cantos do aquário. Então, se está procurando peixes compatíveis com os paulistinhas, pode ter certeza de que os guppies se darão bem com eles.
7. Rasbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha)
- Expectativa de vida: Até 5 anos;
- Tamanho: Até 5 cm;
- Temperatura: entre 22°C – 25°C;
O pequenino Rasbora Arlequim possui uma personalidade divertida que o torna uma ótima opção para aquários comunitários com espécies não agressivas. Sobretudo, esses peixes são muito atraentes e adoram viver em aquários bem plantados e com muitos esconderijos.
Assim como acontece com muitos outros peixes de cardume, o ideal é manter mais fêmeas do que machos. No geral, eles irão conviver muito bem com os paulistinhas, já que são bem pacíficos e não costumam incomodar outros peixes.
7 Comentários
No início sim mas depois deles se acostumarem com o novo aquário eles nadam pra todo lado
Peixe cascudo pode ficar com o paulistinha?
Olá Kaiqui, tudo bem? Geralmente peixes rápidos como o Paulistinha podem viver tranquilamente na companhia do Cascudo. É importante apenas manter os Paulistinhas em grupos e ter um aquário grande para que todos os peixes possam ter espaço para nadar tranquilamente!
É normal eles ficarem apenas na superfície? Comprei 10 e são muito agitados.
Mas desde o momento que coloquei eles ficam nadando de uma lado para o outro mas apenas na superfície.
Também gostaria de saber se posso colocá-los com peixe neon.
Obrigado.
Cuidado com esses peixes, se eu fosse você ficava de olho , os que eu comprei também são bem agitados e eles morderam meus outros peixes até chegando a matar😭😭
Fica o alerta!
Mas eles são tão tranquilinhos! =/
Obrigado pelo comentário Rebecca! 😉
Se os paulistinhas estiverem muito agitados tente colocar iluminação semelhante ao crepúsculo, alaranjado, avermelhado, estes tons acalmam os meus e faz com que nadem juntos em sincronia