Nesse artigo, nós iremos te fornecer algumas das principais dicas para montar um aquário para o famoso peixe Oscar.
O Oscar (Astronotus ocellatus) é um peixe bastante popular no aquarismo, conhecido por seu tamanho, beleza e comportamento bastante interessante.
Esses animais podem trazer muita alegria para seus donos, pois muitas vezes se comportam como perfeitos cachorrinhos. No entanto, é essencial que você forneça um ambiente adequado para garantir que eles cresçam saudáveis e felizes.
Como o Oscar é um peixe que cresce bastante, ele não irá se dar bem em aquários pequenos ou com a maioria dos outros companheiros de aquário. A chave para garantir que eles tenham uma vida plena e saudável é criar um ambiente perfeito que simule seu habitat natural. Então, antes de começar a planejar o aquário, você deve aprender um pouco mais sobre esses peixes. Vamos lá!
Sobre o Oscar
O Oscar pertence à família dos Ciclídeos, que contém mais de 2.000 espécies diferentes. O habitat natural desses peixes é a América do Sul, onde podem ser encontrados em toda a bacia do rio Amazonas em águas lentas, geralmente escondidos entre troncos, galhos e vegetação. Como a espécie não tolera temperaturas frias, sua distribuição é bastante limitada – onde temperaturas inferiores à 12°C podem ser fatais para eles.
Veja também:
Sabe-se que o peixe Oscar pode chegar aos 35 centímetros de comprimento, mas não costuma passar dos 30 centímetros em um aquário. Na natureza, ele exibe cores escuras com manchas amarelas chamados ocelos, que ficam localizadas na barbatana dorsal e no pedúnculo caudal. Acredita-se que esses pontos sirvam para impedir a mordida de peixes como piranhas, que compartilham o mesmo habitat.
Além disso, o Oscar possui a capacidade única de mudar sua coloração de acordo com o ambiente em que está, seja ele agressivo ou não. Os mais jovens apresentam cores diferentes dos adultos – já que são tipicamente listrados com faixas laranjas e brancas, com manchas na cabeça.
Qual é o tamanho de aquário ideal para o peixe Oscar?
Como o Oscar é um peixe que cresce bastante em cativeiro, o aquário precisa ter no mínimo 300 litros para um único exemplar. Além de fornecer ao peixe o aquário do tamanho certo, você também precisará manter as condições ideais de água para mantê-los saudáveis.
A faixa de temperatura ideal para esta espécie fica em torno de 22° – 28°C e o pH deve variar entre 6.5 e 7.5. As decorações devem ser esparsas ou grandes o suficiente para que eles não consigam movê-las, já que eles possuem a fama de reorganizar o aquário.
Veja também:
Equipamentos e Iluminação
Embora muitas espécies de ciclídeos possam ser consideradas “bagunceiras”, o Oscar é particularmente conhecido por essa característica. Devido ao seu tamanho, eles produzem uma quantidade enorme de resíduos que podem contribuir para altos níveis de amônia e nitrito. Por esta razão, é essencial equipar o aquário com um sistema de filtragem de alta qualidade e realizar trocas parciais de água com frequência para mantê-la com boa qualidade.
Embora a filtragem mecânica seja importante para remover resíduos sólidos no aquário, a filtragem química é essencial para remover toxinas como amônia e nitrito. A maioria dos aquaristas, inclusive eu, recomendam filtros do tipo Canister ou SUMP para aquários com esses peixes, já que são fáceis de usar e fornecem filtragem eficiente. Além disso, você também consegue personalizá-los escolhendo o tipo de mídia do filtro dependendo das necessidades do seu aquário.
Além da filtragem, o aquecimento também é muito importante em um aquário com o peixe Oscar. Como eles vêm de ambientes tropicais, exigem que a água seja morna e que fique na faixa de 22° – 28°C. Para conseguir manter essa temperatura sempre constante, você precisará de um termostato potente para manter essa água aquecida. Portanto, providencie um termostato com 300W de potência para essa litragem de aquário. A principal ideia aqui é colocar o termostato próximo a válvula de retorno do filtro ou usá-lo de forma que possa estar conectado ao seu filtro Canister ou SUMP.
Veja também:
Em relação a iluminação, o Oscar não possui requisitos específicos, mas, se você planeja manter plantas vivas no aquário, precisará de algum tipo de iluminação. O ambiente natural do peixe Oscar, no entanto, tende a ser escuro e sombrio, então, seu peixe também pode desfrutar desse tipo de ambiente.
Por fim, você pode adicionar um substrato de areia fina, clara e inerte, com granulometria 0,5 mm e raízes e troncos naturais para criar o ambiente ideal para esses peixes.
Conclusão
Se você está procurando um peixe divertido e interessante para cuidar, o Oscar é uma excelente escolha. Apenas certifique-se de fornecer ao animal um aquário saudável e você será recompensado com um peixe feliz, bastante ativo e que viverá por muitos e muitos anos.
1 comentário
Gostaria de aaber se colocar pedras pretas e troncos na água eliminar o cloro?