Está precisando de algumas dicas para montar seu primeiro aquário? Dê uma lida nesse artigo e aprenda tudo sobre esse assunto.
Então chegou o dia que você escolheu montar seu primeiro aquário, mas ainda está em dúvidas sobre como fazê-lo. Ficou perdido com tanta informação disponível na internet, que agora não sabe por onde começar!
Confira nossas dicas sobre como montar seu primeiro aquário, aposto que depois de dar uma lida nesse artigo, tudo ficará mais claro pra você!
Como escolher um aquário?
Escolher um aquário pode até ser algo difícil, mas de fato, não é!
A primeira coisa que você precisa ter em mente é o tipo de peixe que quer criar no aquário, pois isso vai determinar a quantidade de litros que ele vai precisar.
Vamos dar um exemplo:
Você resolveu criar um peixe betta? Tenha em mente que aquelas betteiras vendidas na maioria dos pet shops não são a casa ideal para eles. Portanto, se estiver pensando em comprar um aquário para criar essa espécie, procure um com no mínimo 20 litros.
Qual a capacidade ideal?
O aquário ideal é aquele que cabe no seu orçamento!
Mas lembre-se de que quanto menor o aquário maior a dificuldade de manutenção! Então se estiver pensando em comprar, adquira um aquário com no mínimo 60 litros.
Nós temos um artigo que mostra a diferença entre aquários pequenos e grandes, caso queira se aprofundar no assunto, clique aqui para ler o artigo.
A capacidade ideal de um aquário vai depender das espécies que você deseja criar. A capacidade dele varia de acordo com a necessidade de cada aquarista, de quais espécies e consequentemente dos equipamentos que serão utilizados.
Há uma regra geral que muitos aquaristas utilizam que diz que você deve adicionar 1 centímetro de peixe por litro de água, ou seja, a litragem do aquário precisa estar de acordo com o tamanho do peixe que você vai colocar dentro.
Mas aí você pode se perguntar…
Estou pensando em criar kinguios, ou peixinhos dourados, e eles podem chegar aos 25 centímetros de tamanho. Isso quer dizer que preciso de um aquário com 25 litros, certo?
Errado!
Por mais que seja uma regra geral, ela não deve ser aplicada ao pé da letra em todos os casos. Os kinguios, por exemplo, precisam de aquários com no mínimo 120 litros para um único exemplar.
Então, a dica que vamos dar para você saber qual a capacidade ideal do aquário que precisa para determinado peixe é pesquisar na internet, blogs e livros sobre a espécie e ver qual é o tamanho de aquário que ela necessita.
Em nosso blog, é possível consultar o tamanho do aquário para diversas espécies de peixes de água salgada e doce, confira nesse link.
Devo escolher um aquário de acrílico ou vidro?
Ao chegar em uma loja de aquarismo, nos deparamos com diversas formas e tamanhos de aquário, mas há dois tipos deles disponíveis: acrílico ou vidro. Qualquer um deles servirá com o propósito de reter a água e manter o ecossistema funcionamento corretamente.
Mas qual escolher?
Aquário de Acrílico
Aquários de acrílico possuem formatos diferentes, enquanto os de vidro são essencialmente retangulares.
O aquário de acrílico costuma ser mais leve e, portanto, mais fácil de transportar. Além disso, você precisa se atentar ao móvel em que o aquário vai ficar, pois dependendo do peso, pode não aguentar.
O acrílico é um material bastante resistente, por conta disso, tem menos probabilidade de quebrar ou danificar, isso quer dizer que são mais recomendados para crianças.
Entretanto, eles podem arranhar com bastante facilidade, então você precisará ter muito cuidado na limpeza e colocação de enfeites, por exemplo.
Aquário de vidro
Ao contrário do aquário de acrílico, o de vidro é bem difícil de arranhar. Eles são geralmente mais rígidos e pesados.
Além disso, eles são mais baratos do que os de acrílico, exceto quando feitos com vidros de altíssima qualidade. Isso lógico, dependerá do que o aquarista está procurando.
Como já mencionado, o aquário de vidro é bem mais pesado, podendo ser de 4 a 10 vezes mais pesado do que um aquário de acrílico, mas mesmo assim, costuma ser a opção mais utilizada pelos aquaristas devido ao seu preço ser relativamente mais baixo.
Se ainda assim tiver dúvidas sobre a escolha de um aquário de acrílico ou vidro, dê uma lida em nosso artigo que fala sobre o assunto, clicando aqui.
Fora o aquário, o que mais eu preciso comprar?
Os peixes precisam de condições ideais para que possam viver saudáveis e por muitos anos. Um aquário precisa ter alguns itens para que possa prover essas condições para eles. Então, vamos listar alguns desses itens abaixo:
1. Filtro
Todo aquário precisa de um filtro, sem ele, o sistema não irá funcionar corretamente. Então, quando for comprar um filtro para o seu aquário, procure um que possua no mínimo 5 vezes a capacidade em litros do seu aquário.
Como assim?
Calma! É fácil! Você pesquisou e viu que seus peixes precisam de um aquário com no mínimo 100 litros. Então, isso quer dizer que seu filtro precisa ter uma vazão de no mínimo 500 litros / hora.
Portanto, quando visitar uma loja, já saberá qual a litragem do filtro necessária para o seu aquário.
2. Termostato
A compra de um termostato é essencial para o aquário, pois ele ajudará a manter a temperatura ideal na água para os seus peixes.
Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento deles? Confira nesse artigo que criamos especialmente sobre os termostatos.
3. Substratos/Cascalhos e enfeites
Um aquário não deve ser só uma caixa de vidro com água, certo? Ele deve possuir enfeites ou até mesmo reproduzir o habitat natural dos peixes na natureza, por exemplo.
Há muitos substratos e cascalhos disponíveis nas lojas, além de enfeites feitos de resina e plantas naturais.
A escolha do substrato vai depender do tipo de peixe que você quer e também se vai ter plantas naturais ou artificiais.
Caso queira saber qual o cascalho/substrato ideal para o seu aquário, clique nesse link aqui.
Quer saber a diferença entre as plantas naturais e artificiais dentro de um aquário? Clique aqui.
4. Luminária
A luz é extremamente importante para os peixes, pois eles também precisam do dia e da noite para realizar suas atividades e descansar.
Caso você esteja pensando em montar um aquário com plantas vivas, precisará de um equipamento mais robusto e que forneça luz ideal para as plantas. No entanto, se estiver pensando apenas em manter as luzes acesas no aquário para pode ver os peixes nadando, uma luminária simples já será o suficiente.
Dependendo da espécie, a luz intensa pode prejudicá-la e, com isso, pode acabar gerando algum tipo de estresse por conta da luminosidade.
Além disso, procure manter um fuso horário padrão. O que? Não entendi!
Ligue as luzes em determinado horário do dia e desligue durante a noite! Simples!
Caso você não consiga fazer isso manualmente, compre um temporizador de energia e configure para que as luzes fiquem ligadas entre 8 – 12 horas por dia.
Deixando as luzes ligadas durante esse período de tempo, ajudará a manter os peixes saudáveis e evitar que seu aquário fique infestado de algas.
Veja também:
5. Kit de Testes e Condicionador de água para aquários
Você precisará de alguns kits de testes para realizar a ciclagem do aquário e também de um bom condicionador para tratar a água. Iremos tratar sobre a Ciclagem mais na frente!
Para começar, você terá que comprar um kit de testes para pH, Nitrito e Amônia. Eles são facilmente encontrados em lojas de aquarismo e te ajudarão e muito, acredite!
Além disso, você deve comprar um bom condicionador de água para tratá-la e remover cloro, cloramina e metais pesados.
Se ainda assim você tiver dúvidas sobre quais os itens que precisa comprar para o seu aquário, clique aqui e veja nosso artigo especial que fala sobre 7 itens essenciais para um aquário de água doce.
6. Kit de limpeza
Todo aquário vai sujar, não adianta! Por mais cuidadoso que você seja, ele vai ficar sujo em algum momento!
Por conta disso, ele vai precisar de alguns itens para que você cuidar bem dele e deixá-lo bem bonito!
Tá vendo essa mangueirinha na foto acima? Então ela é muito utilizada durante o processo de troca parcial de água (TPA). Você vai fazer muito disso quando tiver o aquário.
Essa mangueira possui um sifão na ponta que ajuda a remover sujeiras do substrato sem sugá-lo para dentro. Item essencial!
Para limpar o vidro do aquário, você pode usar uma dessas esponjas que usamos na cozinha, mas lógico, precisam ser novas! Nada de usar aquela que sua mãe usa para lavar as louças!
Esse item acima, é muito utilizado na limpeza do vidro do aquário! Qualquer semelhança com a esponja que você tem em casa, não é mera coincidência!
Posso comprar o aquário junto com os peixes?
A resposta para essa pergunta é bem simples: NÃO! Nunca faça isso!
Há um processo conhecido como Ciclagem. A Ciclagem é o período pelo qual seu aquário precisa ficar “funcionando” sem peixes até que tenha todas as condições ideais para eles.
Quer entender mais como ela funciona? Clique nesse link aqui.
Como montar o meu primeiro aquário depois de comprar todos os itens?
Primeiro de tudo, reúna todos eles (substrato, enfeites, termostato e filtro).
1. Lave todos eles com água por aproximadamente 30 segundos, para retirar impurezas. Ao lavar o cascalho, verifique se ele está soltando muita sujeira, talvez seja necessário lavá-lo um pouco mais em um balde até que a água fique cristalina.
2. Evite usar sabão ou detergente para limpar qualquer equipamento do aquário. Eles são altamente tóxicos para os peixes.
3. Ao lavar o substrato e ter a certeza de que ele não está mais sujo, adicione-o no aquário e comece a colocar os enfeites que você comprou.
4. Adicione o filtro e a luminária ao aquário e posicione o termostato no canto, de preferência próximo ao local onde fica a saída de água do filtro. Ficou com dúvidas? Dá uma lida nesse artigo e veja como colocá-lo.
Posso adicionar a água agora?
Sim, mas antes de tudo você precisa usar o condicionador na água que você já comprou.
Os condicionadores ajudam a remover o cloro e a cloramina da água, que são compostos químicos prejudiciais para os peixes. Quer saber quais condicionadores são bons? Dê uma lida nesse artigo.
Após condicioná-la de acordo com as instruções do fabricante que constam no rótulo do produto, adicione a água ao aquário. Caso não queira fazer bagunça quando for adicioná-la, coloque um prato em cima do substrato e despeje a água em cima dele, assim você não mexe no substrato e mantém tudo no lugar.
Após encher o aquário completamente, ligue o filtro, termostato e demais itens.
Agora, resta apenas esperar o período de Ciclagem do aquário, que pode levar cerca de 30 dias mais ou menos, para adicionar seus primeiros peixinhos!
Se você seguir todos os passos desse artigo, com toda a certeza terá peixes saudáveis e que viverão por muitos e muitos anos!
Esperamos que você tenha muito sucesso na montagem do seu primeiro aquário e na criação dos peixes!
Seja bem-vindo ao fantástico mundo do aquarismo!