Quais peixes são compatíveis com o Plati? Confira essa lista com os 5 melhores peixes para fazer companhia para eles!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O Plati (Xiphophorus maculatus) é considerado um peixe ideal para aquários comunitários. Pacíficos, ativos e coloridos, eles se dão bem com quase todos os outros peixes que não os intimidam ou tentam comê-los.
Então, criamos essa lista com 5 lindos peixes compatíveis com o Plati. Aproveite!
Mas antes de se aventurar em nossa lista, que tal adquirir algumas excelentes rações para os seus platis? Tomei a liberdade e selecionei as melhores rações do mercado para essa espécie! Portanto, caso queira para comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-12-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Quais peixes eu posso colocar com o Plati em um aquário?
1. Peixe Espada
- Nome científico: Xiphophorus hellerii
- Origem: América do Norte e Central
- Tamanho: Até 14 cm
- Temperamento: Pacífico
O Peixe Espada está intimamente ligado aos Platis, pois são vivíparos e muito populares no aquarismo. Além disso, ambos vêm da mesma parte do mundo e compartilham os mesmos requisitos de água.
Acima de tudo, devido ao fato de serem muito parecidos, o Peixe Espada e os Platis irão se reproduzir entre si, gerando descendentes com características de ambas as espécies. O Peixe Espada costuma ser um pouco mais fino e mais longo do que os Platis, mas são igualmente pacíficos.
2. Ramirezi
- Nome científico: Mikrogeophagus ramirezi
- Origem: América do Sul, Bacia do Rio Orinoco.
- Tamanho: Até 3,4 cm
- Temperamento: Pacífico; Semi-agressivo
O Ramirezi é uma espécie muito conhecida de ciclídeos-anão, já que podem atingir cerca de 3,4 cm de comprimento. Embora possua algumas características agressivas e territoriais, eles são muito pequenos para tomar conta de um aquário grande, por exemplo.
De um modo geral, não é um peixe muito fácil de manter em aquários, já que eles costumam morrer logo após a compra. No entanto, isso ocorre, pois os ramirezis são peixes que precisam de aquários bem estabilizados para que possam se sentir seguros e confortáveis.
3. Limpa Vidro
- Nome científico: Otocinclus Affinis
- Origem: América do Sul
- Tamanho: Até 5 cm
- Temperamento: pacífico; Vive em grupos
Os comedores de algas são obrigatórios na maioria dos aquários de água doce, mas enquanto os cascudos costumam ser peixes bem grandes, o Limpa Vidro se torna uma excelente alternativa, já que ficam bem pequenos.
Para adicioná-los em um mesmo aquário com o Plati, eu recomendo que você adicione muitas plantas para que possam pastar e se alimentar de algas no aquário, além de fornecer uma ração de excelente qualidade para a espécie.
4. Barbo Cereja
- Nome científico: Puntius titteya
- Origem: Sri Lanka
- Tamanho: Até 5 cm
- Temperamento: pacífico; Vive em grupos
O Barbo Cereja é um bom companheiro para o Plati em um aquário, pois eles são onívoros, resistentes, baratos e fáceis de encontrar e reproduzir. No entanto, o Barbo Cereja se assemelha mais aos peixes Tetra em muitos aspectos.
Esses animais costumam ser bastante tímidos, mas precisam viver em grupos com no mínimo 5 indivíduos para que possam demonstrar um comportamento mais natural.
Veja também:
Além disso, o aquário deve ser bem plantado para dar um certo contraste em suas cores, uma vez que seus corpos vermelhos se destacam em meio a vegetação verde, conforme entram e saem dela.
5. Camarão Fantasma
- Nome científico: Macrobrachium jelskii
- Origem: América do Sul
- Tamanho: Até 5 cm
- Temperamento: Pacífico
Caso você esteja procurando um excelente invertebrado para manter em um mesmo aquário com o Plati, o camarão fantasma deve estar no topo da sua lista.
Eles recebem esse nome por causa de seus corpos translúcidos e manchados que ajudam a se misturarem entre a vegetação. O camarão fantasma come praticamente qualquer coisa, desde algas, folhas e animais em decomposição, até rações e vermes.
Além disso, eles costumam ser muito resistentes e se desenvolvem em uma ampla gama de parâmetros de água. Infelizmente, não é uma espécie que vive muito tempo, apenas cerca de 1 ano e meio e são difíceis de reproduzir, já que seus filhotes passam por uma fase planctônica.
No entanto, eles são vendidos aos milhares, tornando mais fácil trazer alguns deles para o seu aquário.
Então, o que você achou da nossa lista com os peixes compatíveis com o plati? Recomendaria alguma outra espécie? Conte aqui nos comentários!
3 Comentários
Serio mesmo que você indica Ramirezi para conviver com Platy? tu pelo menos tu sabe o que é PH? e ainda se diz aquarista… faz um favor ao Hobby e fecha essa pagina.
Pingback: Confira 7 peixes compatíveis com o Paulistinha - MyAquarium
Pingback: Confira 10 peixes compatíveis com o Acará Bandeira - MyAquarium