Nesse artigo, te daremos algumas dicas sobre como cuidar do famoso Peixe Papagaio, um híbrido muito comum em aquários!
O Peixe Papagaio é um tipo de ciclídeo muito popular em aquários tropicais de água doce. Eles não devem ser confundidos com o Peixe Papagaio de água salgada, que adora mastigar e triturar recifes de corais, ou o verdadeiro Ciclídeo Papagaio, Hoplarchus psittacus.
O Peixe Papagaio em questão é um peixe híbrido, de origem ainda desconhecida. Mas de um modo geral, são muito populares por terem seus corpos robustos, um rosto agradável e a coloração alaranjada ou vermelha brilhante.
Essa espécie é provavelmente o cruzamento de ciclídeos da América do Sul ou da América Central, sendo que não existem na natureza e foram introduzidos no Hobby há cerca de 30 anos.
Veja também:
O Peixe Papagaio é muito popular em locais como a Tailândia, Cingapura e China. Além disso, nesses lugares, eles acabaram substituíram parte dos kinguios (peixinhos dourados) como peixes de aquário preferidos com cores vermelhas, já que o vermelho é a cor favorita na cultura chinesa. Por conta disso, eles se tornaram bastante famosos no aquarismo em todo o mundo!
Essa linda espécie pode crescer bastante, podendo atingir cerca de 25 cm quando adulto. Então, eles precisam de aquários com no mínimo 240 litros ou mais para que possam se sentir confortáveis. Além de serem bagunceiros, criam bastante resíduos, por isso necessitam de filtros potentes, além de aeração adicional através de bombas de ar com pedras porosas.
Decoração do aquário
O aquário para o Peixe Papagaio deve ser decorado com um cascalho fino, já que grãos maiores podem ficar presos em suas bocas. Além disso, o aquário deve ter alguns troncos, rochas ou decorações para criar paisagens e esconderijos.
Esses peixes comem plantas vivas, então opte pelas mais resistentes, por exemplo, anúbias, ou coloque plantas artificiais, para evitar quaisquer problemas. Caso queira usar um fundo no aquário, coloque um fundo escuro, pois isso ajuda a realçar suas cores.
Veja também:
Compatibilidade com outros peixes
O Peixe Papagaio pode se alimentar de pequenos peixes tropicais, como tetras neon, então, escolha apenas peixes grandes para viver com eles, por exemplo, Acarás-Bandeira, Gouramis e Pacús Prata.
Esses peixes podem conviver com muitos outros ciclídeos da América do Sul, e até mesmo com os Africanos. No entanto, o ideal é que vivam apenas com outros de sua própria espécie ou com peixes muito pacíficos.
Alimentação
Em relação a alimentação, o Peixe Papagaio não é muito exigente, uma vez que irá aceitar rações próprias que possuam tamanho médio. Entretanto, para mantê-los saudáveis e realçar sua coloração, forneça alimentos congelados ou vivos, como bloodworms, artêmias, krill e mysis.
Reprodução
O Peixe Papagaio costuma agraciar seus donos deixando pequenos ovos nas decorações do aquário, embora quase sempre fiquem transparentes, uma vez que a espécie é estéril. Além disso, eles podem até mesmo formar pares com outros ciclídeos e botar ovos com eles, mas os alevinos não se desenvolvam.
Então, como eles são criados para comércio ainda é um mistério, com rumores de que os criadores esterilizam os peixes para que os hobbistas não consigam reproduzi-los. No entanto, ninguém sabe ao certo, ainda mais se levarmos em consideração, o fato de que outros peixes híbridos populares, como muitos do Malawi, podem se reproduzir.
Então, se você procura peixes com cores vermelhas ou alaranjadas para chamar a atenção em um aquário com outros peixes, o Peixe Papagaio é uma excelente escolha. Mas, caso você seja um purista, que não gosta de espécies híbridas, esse não é o animal ideal para você!
O que você achou das nossas dicas sobre como cuidar do Peixe Papagaio? Você já criou essa espécie em um aquário e possui alguma experiência com ela? Conte aqui nos comentários!