Nesse artigo, confira os tipos de carpas ornamentais mais comuns disponíveis para lagos e aquários tanto no Brasil quanto no mundo!
As carpas são peixes muito comuns vistos na maioria dos lagos artificiais por aí, mas também fazem parte de muitos aquários, embora não seja o ambiente ideal.
Elas são resistentes, grandes e possuem uma variedade enorme de cores disponíveis. Os tipos de carpas são diferenciadas com base em suas colorações, escalas e padrões. A grande maioria delas são encontradas nas cores, branco, vermelho, preto, azul, amarelo, bem como creme.
Acredita-se que elas se originaram na China e, posteriormente, foram utilizadas pelos japonesas como fonte de alimento. No entanto, em meados de 1800, os japoneses começaram a utilizá-las como peixes ornamentais.
Veja também:
As carpas são peixes extremamente inteligentes e podem ser até treinadas para comer na mão. Além disso, são animais onívoros que se alimentam de plantas e quaisquer outros materiais vegetais disponíveis.
Nesse artigo, listarei os 10 tipos de carpas mais comuns utilizadas em lagos e aquários em todo o mundo, embora haja mais de 100 disponíveis por aí.
10 tipos de carpas mais comuns
1. Kohaku
A carpa kohaku é considerada a rainha de todas as carpas. Esses peixes são a primeira variedade que se desenvolveu com duas cores. A beleza simples e a aparência majestosa, fazem dessa variedade a favorita entre a maioria dos amantes de lagos e grandes aquários.
A carpa Kohaku possui um corpo todo branco com manchas vermelhas que adicionam um pouco de cor à sua aparência uniforme.
2. Taisho Sanke ou Taisho Sanshoku
Essa variedade de carpa apresenta três cores – branco, vermelho e preto. Na verdade, ela é bastante semelhante ao Kohaku, mas possui pequenas marcações pretas em seus corpos. Essa espécie está na lista das três maiores do mundo das carpas.
3. Showa ou Showa Sanshoku ou Showa Sanke
O nome “Sanshoku” significa três cores. Showa recebe esse nome devido à presença das cores branco, vermelho e preto em seu corpo.
A diferença para as duas outras listadas acima, é que a variedade Showa possui cores brancas e vermelhas sobre um corpo ou base toda preta.
4. Tancho
A variedade Tancho deve seu nome ao pássaro nacional do Japão de mesmo nome, que possui uma mancha vermelha proeminente na cabeça. O Tancho é simples e elegante e é conhecido pela pigmentação característica (uma mancha vermelha) em sua cabeça.
5. Utsuri
O Utsuri não é apenas um único tipo de carpa, mas sim uma categoria que inclui outros três tipos: Shiro Utsuri, Ki Utsuri e Hi Utsuri. As espécies que se enquadram nessa categoria possuem os corpos todos pretos com manchas vermelhas, brancas ou amarelas.
Essa categoria foi nomeada Utsurimono (reflexão) para indicar os padrões de sobreposição de vermelho, branco ou amarelo que sugerem um reflexo da cor no corpo dos peixes.
6. Bekko
O significado literal de Bekko é “concha de tartaruga”. Bekko e Utsuri costumam se confundir, mas a principal característica que ajuda a distinguir esses dois tipos é que a carpa Utsuri possui uma base preta com marcações de cor branca, vermelha ou amarela, enquanto o Bekko têm uma base de cor branca, vermelha ou amarela com marcações Sumi (de cor preta).
7. Asagi
A variedade Asagi é incrivelmente bonita! Ela possui um padrão de cores azuis em forma de rede no topo de seus corpos com coloração laranja-avermelhada na barriga, nadadeiras e guelras. Conforme o tipo Asagi envelhece, a coloração vermelha se espalha de baixo para cima.
Veja também:
8. Shusui
O Shusui é uma versão da Asagi, mas a diferença é que não possui o desenho das escamas na parte superior do corpo, ou seja, não existe um padrão em forma de rede na cor azulada. As escamas presentes formam uma única fileira ao longo da linha dorsal do corpo do animal.
9. Kawarimono
Kawarimono ou Kawarigoi é uma família de carpas composta por animais de grande porte e crescimento bem rápido. Os tipos mais comuns nesta categoria são:
- Hajiro: possui corpo preto com pontas brancas nas nadadeiras e na cauda;
- Hageshiro: bastante semelhante ao Hajiro, mas possui o rosto e a cabeça com cores brancas ao invés das nadadeiras e caudas;
- Kumonryu: também conhecido como peixe dragão. Esse tipo possui manchas brancas em espiral em todo o corpo e na cabeça. O padrão não é fixo.
- Ochiba Shigure: o nome significa folhas caídas. Essa variedade é chamada dessa forma porque suas cores se assemelham às folhas de outono caídas sobre a água.
10. Goshiki
O nome Goshiki significa cinco cores. Este tipo de carpa possui o corpo branco com um padrão preto-azulado semelhante ao Asagi. Contudo, essa espécie é o resultado da reprodução de peixes Asagi e Kohaku.
Há uma placa vermelha (hi) que vêm do kohaku sobre o padrão em forma de rede que vêm do Asagi. O seu nome é por causa da presença de várias cores que são: branco (da base), vermelho-laranja (da placa hi) e azul preto do padrão em forma de rede.
Conforme o Goshiki envelhece, a placa vermelha hi torna-se tão espessa e densa que fica parecida com um adesivo externo sobre o corpo do animal. Além disso, o padrão em forma de rede também desaparece, e apenas a placa grossa de cor vermelha permanece em todo o corpo.
Caso você consiga criar esse tipo de carpa nas melhores condições possíveis, elas ficarão com cores deslumbrantes!