Nesse artigo, iremos listar quais são os 6 peixes de aquário mais inteligentes que você pode criar pra mudar seus conceitos sobre aquarismo!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Para a maioria das pessoas, o aquarismo se resume a apenas peixes em uma pequena caixa de vidro nadando pra lá e pra cá o tempo todo. O que muitos não sabem é que os peixes são animais extremamente inteligentes, assim como seus amigos de sangue quente, como os cachorros e gatos.
Nesse artigo, iremos listar algumas das espécies de peixes de aquário mais inteligentes que existem! Acredite, você vai reavaliar seus conceitos sobre esses incríveis animais!
Os peixes são mais inteligentes do que você imagina
Você já deve ter ouvido falar da famosa “memória de três segundos” que os peixes possuem, certo? Fique sabendo que a maioria dos peixes têm uma excelente memória! Mesmo aqueles peixinhos mais comuns de aquário aprendem rapidamente quando e onde devem ficar para comer – a maioria aprende isso em poucos dias.
Veja também:
Em um estudo realizados para reconhecer a inteligência dos peixes, testes demonstraram que esses animais podiam encontrar guloseimas ou escapar de um local passando por uma série de anéis em menos de um minuto. Quando eles foram testados novamente após um ano, os peixes ainda lembravam qual era o caminho correto para sair do local ou chegar até o alimento.
Os peixes, ou mesmo a inteligência animal, são limitados apenas pelo que percebemos como “inteligência”. Na maioria das vezes, a gente determina por nossa habilidade (ou incapacidade) de interagir fisicamente com eles. Por exemplo, nós podemos ensinar truques aos nossos cães, como buscar algo e trazer pra gente, algo que determina seu grau de inteligência. No entanto, uma interação como essa não é possível com peixes.
Mas, mesmo assim, os peixes ainda são tão espertos quanto outros animais de estimação e também pode aprender alguns truques. Tudo o que você precisa fazer é adaptar os truques ao ambiente aquático.
Quais são os peixes de aquário mais inteligentes?
Agora que você aprendeu que os peixes não são assim tão “burrinhos” quanto você imaginava, vamos conferir alguns dos peixes de aquário mais inteligentes que existem. Confira nossa lista abaixo!
1. Betta
Não há como negar que os bettas são uns dos peixes mais inteligentes que existem, uma vez que possuem uma personalidade bastante única!
Os bettas não precisam de grandes aquários para viverem felizes. Normalmente, um aquário para essa espécie precisa ter no mínimo 20 litros. No entanto, você precisa estar ciente de que eles são muito curiosos e adoram explorar todos os cantinhos de suas casas. Por conta disso, o ambiente ideal deve incluir plantas, decorações, cavernas para que eles possam brincar e se esconder.
A curiosidade é o que alimenta a inteligência dos bettas! Por isso, não se deixe levar por aquela visão dos peixes parados no fundo em pequenas beteiras nas lojas! Acredite em mim, quando estão em ambientes propícios ao seu desenvolvimento, os bettas são capazes de realizar grandes truques!
Abaixo, deixarei um vídeo (em inglês) com algumas dicas e truques que você pode aprender e tentar ensinar seu betta a fazer:
2. Kinguio
Você já deve ter ouvido falar que os kinguios possuem uma memória de até 3 segundos! Se você realmente acredita nisso, está na hora de rever seus conceitos! Isso está longe de ser verdade!
Veja também:
Os kinguios são desajeitados, engraçados, amigáveis e estão entre os peixes de água doce mais espertos que existem. Por exemplo, eles podem ver o mesmo espectro de cores que os humanos, além da luz ultravioleta e infravermelha. E embora não tenham ouvidos, ainda assim podem perceber os sons através da vibração na água.
Além do mais, esses animais podem se lembrar por até três meses e mostraram uma capacidade enorme de distinguir intervalos de tempo.
Os kinguios também possuem personalidades distintas. Alguns podem ser tímidos, enquanto outros mais ousados e extrovertidos.
Em aquários, eles são muito amigáveis e sociáveis, mas podem se sentir solitários, então mantenha-os sempre em casais ou grupos.
3. Oscar
Há um grupo bastante grande de aquaristas que consideram o Oscar o peixe de aquário mais inteligente que existe. De fato, esses animais exibem um comportamento inteligente bastante avançado, incluindo:
- Nadar para perto do vidro quando você se aproxima para alimentá-lo;
- Reconhecimento de rostos humanos, distinguindo seus donos de outras pessoas;
- Redecorar o aquário a seu gosto e até mesmo empurrar itens que não gosta para outro canto;
Além disso, o Oscar é um dos poucos peixes de aquário que você pode treinar. Por exemplo, você pode ensiná-lo a pular da água para alcançar algum alimento ou até mesmo comer entre seus dedos.
Por outro lado, o Oscar não é um peixe comunitário. Eles são predadores e devem ser mantidos em aquários exclusivos, no entanto, há algumas poucas espécies compatíveis. Caso queira conhecê-las, basta clicar no link abaixo:
Veja também:
Por fim, lembre-se que o Oscar é um peixe carnívoro e que come bastante. Como resultado, precisam de aquários grandes e bastante manutenção.
4. Tetra Neon
Com seu azul iridescente e cauda vermelha brilhante, o Tetra Neon é um dos peixes mais deslumbrantes do aquarismo. Tanto é verdade que na maioria das vezes são chamados de “joias do aquarismo”.
Mas o Tetra Neon não é famoso apenas por sua aparência, mas também porque é muito esperto!
Assim como os humanos, esses peixes desenvolveram uma necessidade de criar territórios para viverem e protegerem. Na natureza, eles costumam prosperar bastante por conta do espaço que possuem, no entanto, dentro de um aquário, essa necessidade costuma ficar ainda mais evidente.
Nesses casos, cardumes de Tetras Neon criam sua próprias áreas protegidas e perseguem quaisquer peixes que vagueiam em seus espaços. Mas isso não significa que eles sejam agressivos. Em aquários grandes, o Tetra Neon costuma viver bem e sem problemas com seus companheiros!
Veja também:
5. Guppy
O Guppy é o gênio da matemática aquática! Eles são pequenos, fáceis de cuidar e reproduzir, e possuem uma variedade de cores enormes que irão trazer beleza para qualquer tipo de aquário.
Além disso, esses pequenos peixinhos são recomendados para iniciantes no hobby, pois são muito animados e adaptáveis. Por isso, o guppy pode viver em uma ampla variedade de condições de água, desde que a temperatura permaneça sempre constante.
Cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, investigaram se o tamanho do cérebro de um guppy afetava sua inteligência. A princípio, com o experimento, eles descobriram que as fêmeas que possuíam cérebros maiores superavam em inteligência machos e fêmeas com cérebros menores.
Veja também:
“Como as habilidades cognitivas são importantes para facilitar alguns tipos de comportamentos, como encontrar comida, evitar predação e obter um parceiro, os indivíduos com essas habilidades aumentadas provavelmente terão maior sucesso na reprodução”.
Além de seu intelecto notável, os guppies também são animais muito sociáveis. Eles preferem viver em grandes grupos de machos e fêmeas (com a proporção de 1 macho para cada 3 fêmeas). Contudo, eles também viverão muito bem em aquários comunitários com outras espécies de tamanho semelhante.
6. Flowerhorn
O Flowerhorn é um ciclídeo bastante grande. Eles crescem até um tamanho máximo de 50 cm e podem viver por até 12 anos. Esses animais possuem esse nome por conta de seus “chifres ou protuberâncias” que possuem em suas cabeças. De um modo geral, essa espécie é um cavador bastante ativo, ou seja, adora destruir e revirar o substrato do aquário.
Apesar disso, eles são considerados animais muito inteligentes e costumam interagir bastante com seus donos. Assim como o Oscar, o Flowerhorn também é capaz de reconhecer as pessoas ao seu redor e responder a elas. Alguns até tiram suas “corcundas” da água para serem acariciadas, como cachorrinhos.
No entanto, eles podem ser agressivos com outros peixes. Além disso, gostam de se alimentar de invertebrados e peixes pequenos e, portanto, não são adequados para a vida em aquários comunitários.
Então, o que você achou da nossa lista com os peixes de aquário mais inteligentes ? Adicionaria alguma outra espécie? Conte aqui nos comentários!