Nesse artigo, listaremos os 5 mitos mais comuns sobre o peixe Betta. Tire suas dúvidas sobre esses animais de uma vez por todas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Com a sua variedade de cores e nadadeiras chamativas, o peixe Betta é um dos mais populares no aquarismo. Infelizmente, existem alguns mitos sobre esses pequenos seres. Um dos mais comuns, por exemplo, é que o peixe betta vive bem em pequenas tigelas, contando que você os alimente bem todos os dias. Mas a verdade é que eles não são tão resistentes e fáceis de cuidar como muitos acreditam.
Os peixes Betta (Betta splendens) – também conhecidos como peixes de briga siamês – são peixes tropicais nativos do sudeste da Ásia. Muito comuns na Tailândia, esses animais costumam viver em arrozais e outros corpos d’água estagnados e rasos.
Como boa parte desses corpos d’água costumam encolher durante a estação seca, os bettas pulam de poça em poça, tentando encontrar um poço razoavelmente profundo para que possam ficar até que as chuvas voltem. Devido a essas condições, os bettas desenvolveram um órgão chamado labirinto, que lhes dá a capacidade de obter algum oxigênio do ar e da água.
Com os devidos cuidados, um peixe betta pode viver de dois a quatro anos. Mas antes de sair para comprá-lo, leia os 5 mitos mais comuns sobre o peixe betta.
1. O peixe Betta não precisa de muito espaço
Talvez o mito mais popular seja de que os bettas podem viver em pequenas tigelas, copos e etc. O oposto é verdadeiro: esses animais precisam de um aquário com no mínimo 20 litros, sendo 38 litros o recomendado. A origem por trás desse mito é incerta, mas pode vir do fato de que a maioria deles são vendidos assim em pequenos potes, já que possuem a capacidade de respirar fora da água.
Veja também:
No entanto, os bettas se estressam ao serem colocados em locais pequenos, especialmente se estiverem dividindo espaço com outros peixes. Em aquários pequenos, não há como se esconderem. Mesmo quando colocados em aquários com peixes com os quais se dão bem, eles ainda precisam de espaço para se esconder.
Mas embora o aquário deva ser espaçoso, não deve ser muito alto, pois eles costumam buscar oxigênio na superfície e, portanto, quanto mais baixo, mais fácil de chegar até lá.
Aquários com no máximo 30 centímetros de altura são ideais para os peixes betta.
2. Aquários de Bettas não precisam de aquecedor ou filtro
A temperatura ideal para os peixes betta deve variar de 24 a 27 graus Celsius. Então, mesmo que você ainda more em uma região quente, sua casa pode esfriar em alguma época do ano – por isso precisará de um aquecedor/termostato.
Veja também:
Um filtro também é importante, embora os bettas selvagens vivam em regiões com água praticamente parada. Sem um filtro, resíduos (urina e fezes) e alimentos não comidos podem tornar a água tóxica. Certifique-se de comprar um filtro com o fluxo suave, pois as barbatanas delicadas dos bettas se dão melhor em águas calmas. Além disso, filtros com alto fluxo de água, podem sugar suas barbatanas e danificá-las.
Agora que você aprendeu que um betta precisa de um aquecedor, que tal adquirir um para o seu peixinho? Clique aqui para comprar agora mesmo!
3. Bettas gostam de viver sozinhos
É verdade que o peixe betta não se importa de ficar sozinho. Mas também é verdade que eles tendem a ter problemas com outros peixes. Se bettas machos estiverem juntos, ou colocados com outros peixes com cores vibrantes e grandes nadadeiras, seu territorialismo natural frequentemente os levará a lutar. No entanto, eles podem definitivamente viver bem com outras criaturas aquáticas, como camarões-fantasma e caramujos. Eles também podem viver com outras espécies de peixes, como aquelas que vivem no fundo do aquário, como as cobrinhas kuhli, por exemplo.
Veja também:
Bettas fêmeas muitas vezes podem viver juntas harmoniosamente em um aquário com espaço adequado, o que significada que deve ter no mínimo 38 litros. Mas o ideal é sempre estar monitorando. As bettas fêmeas às vezes podem se tornar agressivas entre si. Portanto, se você tiver uma ou duas fêmeas e quiser introduzir novos peixes, faça-o um de cada vez.
Qualquer sinal de agressividade, retire o peixe brigão e coloque-o em um outro aquário.
4. O ideal é alimentá-los com apenas uma fonte de alimento
Embora você adquira uma ração de qualidade para o peixe betta, o ideal é variar bastante. Eles são animais carnívoros, não herbívoros. Na natureza, eles costumam comer insetos e larvas.
Veja também:
Portanto, fora a ração principal, você pode suplementar com guloseimas ricas em proteínas, como larvas de besouros-do-amendoim e artêmias. Mas lembre-se que eles podem ficar acima do peso como qualquer outro animal de estimação. Portanto, alimente-os com moderação.
A alimentação de boa qualidade é fundamental para manter os bettas saudáveis!
Por isso, selecionei as três principais rações para os bettas pra você adquirir agora mesmo! Basta clicar nos links abaixo para comprá-las:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetra Bettamin Pellets | Combinação de farinha de peixe, camarões, artêmias, ou seja, com alto teor proteico. Potencializa a cor dos bettas e promove o crescimento das barbatanas Embalagem: 29g |
Comprar na Amazon | |
Supervit Granulat Tropical | Alimento que contém beta-glucano e vitamina C que fortalece o sistema imunológico do animal. Embalagem: 10g |
Comprar na Amazon | |
Betta Granulat Tropical | Alimento básico para alimentação diária de peixes betta. A utilização regular realça a coloração dos peixes. Embalagem: 5g |
Comprar na Amazon |
5. Os peixes Betta são preguiçosos
Diversos especialistas concordam que o mito da preguiça se origina de dois fatores principais. Em primeiro lugar, muitas pessoas observam os bettas em petshops, onde costumam ficar em pequenos recipientes que atrapalham sua atividade. E, segundo muitos donos de peixes betta costumam mantê-los em águas pouco aquecidas, o que os torna letárgicos. Os peixes betta podem ser brincalhões e ativos em um ambiente adequado. Portanto, providencie espaço para que ele possa se mostrar.
Agora que você já está munido com as principais informações/mitos mais comuns sobre o peixe betta, é hora de fazer compras para o seu animalzinho, não é mesmo?