Será que eu devo comprar um aquário pequeno para começar no aquarismo? Essa é uma dúvida muito comum, confira o que achamos sobre esse tema!
Nos últimos anos, as lojas de aquarismo foram inundadas por pequenos aquários com cerca de 10, 20 e até 30 litros. Com muitos peixes pequenos se tornando cada vez mais disponíveis no hobby e a popularidade crescente dos camarões e outros invertebrados, além de novas descobertas, o apelo nunca foi tão grande.
Para muitas pessoas, a conveniência de ter um aquário pequeno em casa é muito convidativa; no entanto, existem alguns problemas que você precisa saber.
Veja também:
A definição de aquário pequeno ou “aquário nano”
A definição do que é um aquário pequeno ou “aquário nano” difere de pessoa pra pessoa. Neste artigo, estaremos nos referindo a aquários com até 30 litros de água. Ambientes menores do esse são pequenos demais para manter qualquer peixe a longo prazo, portanto, devem ser evitados, se possível.
É muito difícil manter um aquário pequeno?
Vamos entender quais são as principais dificuldades de manter um aquário pequeno em casa. Se você está no hobby há algum tempo, provavelmente já ouviu alguém falando que “quanto maior, melhor” em referência ao tamanho do aquário.
Assim como acontece com inúmeros outros ditados, há definitivamente alguma verdade por trás disso. Quanto mais água você tiver em um ecossistema fechado, mais espaço para erros você terá. Além disso, você terá que realizar trocas parciais de água com mais frequência para manter a qualidade dela no aquário. Fora isso, as chances da temperatura oscilar em aquários pequenos é bastante grande.
Ao levar em consideração as espécies que você quer criar, deve considerar o tamanho do peixe adulto e ainda o nível de agressividade dele. Isso quer dizer que peixes que vivem em espaços pequenos podem se tornar mais agressivos e territoriais, causando ainda mais problemas para o aquarista iniciante, sem contar que você ainda pode deixar o aquário superlotado.
Veja também:
Mas há alguma vantagem em manter um aquário pequeno?
Existem algumas vantagens reais em montar e manter um aquário pequeno. A principal razão pela qual as pessoas preferem esse tipo de aquário é o baixo custo dele. Existem muitas opções baratas para quase todos os componentes que necessitam, por exemplo, termostatos e filtros.
Além disso, você pode usar quantidades bem menores de substratos ou produtos químicos para ajudar a manter os custos iniciais acessíveis. Devido ao seu pequeno tamanho, esses aquários cabem em praticamente qualquer lugar dentro da casa. No entanto, você deve certificar-se de colocá-lo em um local adequado.
Veja também:
Devo comprar um aquário pequeno para começar no aquarismo?
Independentemente se você é novo ou não no aquarismo, um aquário pequeno pode ser muito recompensador. Certamente, há muitas vantagens, bem como inúmeras outras desvantagens. Entretanto, se você possui um limite de espaço ou procura algo barato para começar, um aquário pequeno pode ser um grande investimento. Mas lembre-se do que falamos antes, quanto maior for o aquário, melhor para o aquarista e para os peixes!
1 comentário
Pingback: Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris) - Guia de Cuidados | MyAquarium