Nesse artigo, listaremos algumas dicas importantes sobre como manter uma água de boa qualidade no aquário.
A coisa mais importante que você pode fazer para manter seus peixes felizes e saudáveis é manter uma água de boa qualidade no aquário. A qualidade da água não se refere apenas a limpeza do aquário, mas também a temperatura, pH, dureza e oxigenação. Simplificando, a qualidade da água pode ser medida em quão bem ela atende às necessidades dos seus peixes.
Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas interessantes sobre como manter uma água de boa qualidade no seu aquário.
A importância dos testes
Como saber se a água do aquário é ideal para os meus peixes? Simples, fazendo testes! Quando você olha para um aquário com água cristalina, pode achar que ele é o ambiente perfeito para aqueles peixes. Entretanto, o que você não consegue ver, por exemplo, são os níveis de amônia, pH ou temperatura. Monitorar esses parâmetros é a única forma de avaliar a qualidade da água.
Veja também:
Então, a melhor maneira de ficar de olho nas condições do aquário é realizar testes semanais. Esses testes podem ser usados para obter leituras dos níveis de pH, dureza da água, salinidade e até mesmo os níveis de amônia e nitrato. Infelizmente, os testes não conseguem medir a temperatura da água, mas para ter esses valores, basta comprar um termostato de boa qualidade.
Lembre-se que você não deve apenas testar a água do aquário semanalmente, mas também registrar esses valores em algum lugar. Como você sabe o que é “normal” para o aquário, se não faz registros desses valores? Depois de testar a água por algumas semanas consecutivas, estabeleça uma linha de base para a qualidade dela. Então, no futuro, se achar que uma leitura está fora da faixa normal, saberá que algo está errado e poderá tomar medidas para corrigi-la.
Quanto mais cedo você notar problemas com a qualidade da água, mais fácil será tomar medidas para consertá-los, antes que eles se tornem um problema para os peixes.
Veja também:
Mantenha sempre a água limpa
Além de monitorar a qualidade da água com testes semanais, você também precisará realizar trocas parciais de água. A troca parcial de água envolve simplesmente remover uma quantidade de água do aquário e substituí-la por água condicionada. Como seus peixes se alimentam de rações e geram resíduos, as bactérias benéficas do aquário irão ajudar a decompor esses resíduos em um processo que produz amônia.
Então, outras bactérias irão converter essa amônia em nitrito e depois nitrato. Esse processo é conhecido como Ciclo do Nitrogênio. A única forma de remover esse nitrato do aquário é realizando trocas parciais de água. Essas trocas devem ser feitas semanalmente e devem consistir em cerca de 15% a 20% do volume total do aquário. Certifique-se de usar um bom sifão para realizar as trocas parciais de água, uma vez que eles são perfeitos para remover detritos que ficam acumulados no substrato.
Mantenha um filtro de alta qualidade
As trocas parciais de água são importantes para manter a qualidade dela, mas você também precisará ter um sistema de filtragem adequado. Ter um filtro instalado no aquário é a melhor maneira de remover partículas sólidas e também ajudar na remoção de resíduos dissolvidos e toxinas prejudiciais aos peixes.
Veja também:
Existem muitos tipos de filtros diferentes para escolher, mas você deve selecionar um que ofereça filtragem mecânica, química e biológica para obter os melhores resultados. Uma outra coisa que ajuda a manter a qualidade da água por mais tempo é adicionar plantas vivas – elas ajudarão a converter o dióxido de carbono que seus peixes produzem como subproduto da respiração, no oxigênio de que precisam para se desenvolver.
Por fim, diferentes espécies de peixes de aquário possuem necessidades específicas para a química da água, mas todas elas requerem água de boa qualidade para que possam prosperar. Felizmente, manter a água com boa qualidade é bastante fácil, desde que você esteja em dia com as tarefas de manutenção.