Será que é tão difícil ter um aquário em casa? Nesse artigo te daremos a resposta para essa questão.
Se você está pensando em começar um aquário marinho ou de água doce, já deve ter ouvido muitas histórias tenebrosas sobre como mantê-los.
Antigamente, principalmente nos primeiros dias, era muito difícil manter os parâmetros do aquário e acertar inúmeras outras coisas.
Com o avanço tecnológico, podemos obter ferramentas e produtos de altíssima qualidade, que ajudarão nesse processo e dificilmente fará com que alguma coisa de errado.
Veja também:
Caso seja o seu sonho ter um aquário, então planeje isso. Existem alguns passos importantes que você precisa seguir antes de dar o grande salto.
Evite um dos maiores erros de quem inicia no hobby: configurá-lo no local errado.
Escolher o local certo, o aquário certo e garantir que você possa tê-lo em casa, serão realmente seus primeiros obstáculos.
Encontre o melhor local
Acima de tudo, você precisa descobrir onde irá colocar seu novo aquário. E tenha muita certeza.
Embora não seja impossível, é uma dor de cabeça gigantesca ter que movimentar várias centenas de quilos de corais/substratos/plantas, peixes e água, mesmo que por poucos centímetros.
Veja também:
Precisa ter certeza que o aquário não receberá luz direta do sol, especialmente nos meses mais quentes do ano, como o verão.
Coloque-o em um local onde o aquário possa ser facilmente visto e apreciado, como em um canto na sala de estar.
Um bom local, fará dele um ponto focal, fazendo com que funcione como uma televisão secundária.
Um outro fator que você deve levar em conta é o peso que aquele aquário irá fazer sobre a estrutura do piso naquele local.
O tamanho mais comum para um aquário gira em torno de 75 litros. Em seguida, meça a quantidade de área que você tem para o aquário.
Veja também:
Lembre-se de ter em mente que precisará de espaço suficiente para realizar limpeza e manutenção, e principalmente terá que levar em consideração o local onde ficarão as tomadas.
O aquário ideal para você
Em um segundo momento, você irá querer comprar o aquário, a iluminação e o tipo de móvel para exibi-lo.
Leve todas as medidas que tirou antes de sair de casa, e procure por algo que se encaixe no local em que você optou.
Não tome sua decisão na primeira loja que entrar. Pesquise várias lojas para ver o que cada uma tem a oferecer, tanto na qualidade do aquário quanto no preço, antes de tomar uma decisão final.
Veja também:
De um modo geral, os peixes vivem melhor em aquários maiores, porém isso vai depender da espécie que você está pensando em criar.
Se preferir comprar online, provavelmente encontrará informações sobre os principais aquários e melhores kits para começar.
Há uma série enorme de projetos inovadores de aquários no mercado. Hoje são construídos em sua maioria com um dos dois materiais básicos: vidro ou acrílico.
Acrílico é mais forte, mas a superfície tem uma tendência a arranhar, se não for cuidadoso. O vidro é menos caro, mas é mais propenso a quebrar e rachar, além de ser muito mais pesado.
Você pode ter um aquário?
Essa é uma das regras que as pessoas geralmente esquecem de verificar. Caso esteja alugando sua casa, verifique com o proprietário antes de gastar dinheiro em um aquário e seus componentes.
Possa ser que tenha alguma cláusula “Sem animais de estimação na casa” em seu contrato.
Veja também:
Alguns proprietários, infelizmente, não querem aquários em casa, pois podem quebrar, vazar e causar infiltrações pelo piso.
Como podemos ver, possuir um aquário em casa requer alguns cuidados básicos.
As preocupações iniciais nesse caso são, o tamanho ideal do aquário e o preço que irá pagar nos componentes, já que no mercado podemos encontrar preços muito diferentes e produtos de qualidade superior aos outros.
Certifique-se se é mesmo o seu sonho, caso seja, boa sorte na sua nova empreitada, pois um mundo inteiro de possibilidades irá se abrir pra você quando iniciar no mundo do Aquarismo.