Caso você seja um iniciante no aquarismo, fique longe desses 6 peixes populares que iremos listar nesse artigo!
Entre em qualquer loja de aquarismo e você encontrará uma infinidade de peixes. Caso seja um iniciante e esteja despreparado, é fácil se deixar levar pela beleza de algumas espécies e começar a comprá-los a torto e a direito. Mas quando você chegar em casa e adicionar esses peixes ao aquário, descobrirá que cometeu um grande erro!
Muitos dos peixes vendidos em lojas de aquarismo não são ideais para aquaristas iniciantes. Eles crescem bastante e podem não ter espaço suficiente no seu aquário. A triste realidade é que, na maioria dos casos, esses peixes morrerão muito antes deles terem um aquário adequado.
Confira 6 peixes populares que devem ser evitados por iniciante
Cascudo Comum
Por mais comum que seja, o Cascudo não é um peixe ideal para todos os tipos de aquários. Esses lindos animais, quando comprados, possuem alguns centímetros de comprimento, mas irão crescer e ficar muito grandes. Para se ter uma ideia, um cascudo pode atingir 50 cm de comprimento e viver por até 30 anos.
Veja também:
Muitos aquaristas inexperientes pensam que precisam ter um “comedor de algas” em seus aquários; no entanto, a verdade é que é mais fácil cuidar das algas você mesmo do que comprar um peixe para isso. A menos que você tenha um aquário bem grande, com uma filtragem eficiente que possa acompanhar a quantidade de carga biológica gerada por esses animais, pule o cascudo comum e escolha peixes menores, como o limpa vidro.
Aruanã
Esses peixes são criaturas impressionantes que oferecem um vislumbre dos tempos pré-históricos. Dito isto, crescem bastante rápido, são agressivos e preferem ficar sozinhos no aquário. Embora existam várias espécies de aruanãs, nenhuma delas serve para um aquarista iniciante.
O aruanã precisa de um aquário bem grande, além de uma dieta de qualidade e de um aquarista bastante experiente. O aruanã prateado, por exemplo, pode chegar aos 102 cm de comprimento. Além disso, você nunca deve colocá-los em aquários comunitários, pois isso resultará em desastre na certa.
Pacu
Aquaristas que procuram um peixe grande e “viril” costumam recorrer ao Pacu. O Pacu é um parente da piranha, mas ao invés de dentes afiados, eles possuem dentes semelhantes aos dos humanos. Esses animais costumam ser um pouco mais gentis do que as piranhas quando pequenos, mas não se engane – eles podem atingir cerca de 1 metro de comprimento.
Veja também:
Fora o seu tamanho, eles podem facilmente quebrar o vidro do aquário com um golpe, e como são onívoros, irão comer quaisquer companheiros que couberem em suas bocas. Então, se você procura um peixe viril, pule o Pacu e opte por algumas variedades de ciclídeos menores, por exemplo.
Pirarara
Muitas pessoas adoram bagres, e com razão. Os bagres possuem um jeito único, são fortes e ágeis. Um tipo de bagre muito comum comprado por aquaristas iniciantes é a famosa Pirarara. Esses animais, no entanto, podem atingir até 1,5 metros e pesar mais de 50 quilos. Eles também comem a maioria dos companheiros de aquário, o que os tornam perigosos para aquários comunitários. Fique longe!
Tubarão Bala
A palavra “tubarão” pode atrair aqueles que ainda não conhecem muito bem o hobby. A verdade é que esses “tubarões” são peixes comuns. No entanto, o primeiro grande problema é que eles crescem bastante para aquários domésticos, podendo atingir cerca de 35 centímetros. Além disso, eles preferem viver em cardumes, portanto, o aquário deve ter um grupo com no mínimo 3 ou mais indivíduos. Por fim, o tubarão bala precisa de aquários grandes para que seus grupos possam viver confortáveis.
Tubarão Iridescente (Panga)
Mais uma vez, outro “tubarão” que não é tubarão. Estes bagres podem crescer bastante e atingir cerca de 1,30 metros e pesar até 45 quilos. Por isso, é bastante óbvio que um peixe deste tamanho não deve ser mantido por um aquarista com pouca experiência no hobby, certo?
Veja também:
Esta lista está longe de estar completa, mas deve servir como uma diretriz para aqueles que estão aprendendo sobre os peixes e procuram espécies para seus aquários. No entanto, se você quiser ver grandes criaturas aquáticas, visite um aquário local, onde são mantidas em grandes tanques e podem atingir seu potencial máximo, ao invés de morrerem prematuramente devido ao nanismo em aquários minúsculos.
O que você achou da nossa lista com os 6 peixes populares que devem ser evitados por um iniciante no aquarismo? Listaria alguma outra espécie?