Conheça a Marimo Moss Ball, a “planta” mais fácil de cultivar em aquários. Aprenda sobre seus cuidados essenciais e como propagá-la no aquário.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Você não é muito bom em manter plantas vivas em seu aquário? Mas quer dar um toque natural nele e não sabe por onde começar? Então, conheça a Marimo Moss Ball. Essa bolinha aveludada de cor verde não é um musgo nem mesmo uma planta, mas uma espécie de alga verde conhecida como Aegagropila linnaei, que chega nesse formato único ao cair no fundo de lagos de água doce.
Quais são os cuidados essenciais com a Marimo Moss Ball?
Quando você comprá-la, lave-a com a água do aquário, depois só jogue lá dentro e deixe! Elas podem flutuar no início, mas devem afundar quando ficar encharcadas. Esse tipo de alga aprecia ambientes com pouca luz, portanto, mantenha longe da luz solar direta.
A maioria dos artigos recomenda o cultivo de marimo moss ball em temperaturas mais frias por causa de seu habitat nativo, mas muitos tiveram sucesso em mantê-las em aquários com temperaturas por volta de 27°C.
Veja também:
Referente a manutenção, procure apenas rolar a bolinha de algas na mão todas as vezes que realizar uma troca parcial de água, para que ela não perca seu formato. Além disso, virar a bolinha de vez em quando fará com que todas os lados dela receba luz e não comece a dourar e estragar.
Adicionar uma boa equipe de limpeza, por exemplo, camarões, caramujos e invertebrados ajudará a limpar quaisquer sobras de comida que ficarem presas na marimo moss ball. No entanto, caso comece a juntar muita sujeira, retire-a do aquário, remova as algas e agite suavemente em um balde com água do aquário.
Como reproduzir / propagar a Marimo Moss Ball em aquários?
A boa notícia é que a Marimo Moss Ball é muito fácil de reproduzir. Simplesmente esprema a bolinha em sua mão e corte-a ao meio com uma faca ou tesoura. Enrole os novos tufos com as mãos para formar pequenas bolinhas e amarre um pouco de linha de costura em torno delas para manter a forma. Com isso, você terá dobrado o número de marimo balls em seu aquário com muita facilidade.
Veja também:
A má notícia é que elas crescem bem devagar, cerca de 5 milímetros por ano. No Japão, as Marimo Balls selvagens podem atingir cerca de 30 centímetros de diâmetro, mas a maioria das que são vendidas, costumam ter apenas 5 centímetros mais ou menos.
Então, caso você tenha visto um aquário com uma Marimo Moss Ball grande, já vai saber que ela demorou bastante tempo para crescer. O ideal é utilizar fertilizantes e injeção de CO2 para aumentar sua taxa de crescimento, mas acredito que a melhor opção, é comprar uma outra mesmo.
Para agilizar o crescimento da Marimo Moss Ball, recomendo utilizar uma boa fonte de carbono líquido! Compre agora mesmo o Seachem Flourish Excel clicando no link abaixo:
- Fonte de carbono orgânico para aquários plantados
- Essencial para as plantas aquáticas do aquário
- Cor do produto: Branco
- Nome do modelo: Flourish Excel
- Tamanho do produto: 250ml
Última atualização em 2025-01-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Posso utilizá-la em algum outro lugar?
A Marimo Moss Ball não precisa viver apenas como uma pequena bolinha verde. Na natureza, elas crescem rasteiras em superfícies rochosas ou folhas no fundo dos lagos. Portanto, você pode desenrolá-las, e colocá-las como um belo carpete dentro do aquário, assim como também amarrá-las em troncos, formando estruturas como bonsais.
Algumas pessoas nem colocam a Marimo Moss Ball em aquários com peixes, mas em lindos potes para servir de decoração para a casa. Então, caso você queira uma “planta” fácil de cultivar em aquários, com toda certeza não encontrará problemas em ter uma Marimo Moss Ball em casa.
1 comentário
Pingback: Quais plantas eu posso colocar em um aquário de peixe Betta? - MyAquarium