Meus peixes vivem ou sobrevivem no aquário? Muitos acreditam que apenas colocá-los em uma caixa de vidro já estarão providenciando um ambiente saudável. Será mesmo?
Durante muito tempo, presenciei inúmeros casos de pessoas que não tinham conhecimento sobre como cuidar dos peixes da forma correta. Em muitos desses casos, por exemplo, recebia a informação de que seus peixinhos haviam vivido durante muito tempo, cerca de 6 meses.
Se for pra parar pra pensar, de fato os peixes viveram por muito tempo mesmo, pois naquelas condições, dificilmente eles viveriam adequadamente.
Veja também:
Mas qual a diferença entre sobreviver e viver?
A diferença é enorme. Imagina um peixe que vive em um aquário onde todos os parâmetros estão zerados, por exemplo, amônia, nitrito e a temperatura estão de acordo com a necessidade da espécie. Além disso, o aquário possui um excelente sistema de filtragem com mídias biológicas, químicas e mecânica para retirar as impurezas e fornecer oxigenação adequada para eles.
Agora você imagina um peixe que acabou de sair de uma loja e foi colocado em um aquário que nem mesmo foi feito a Ciclagem. Isso significa que o aquário pode estar com a temperatura incorreta, picos de amônia, nitrito e ainda sem uma filtragem adequada.
Você acha que esse peixe vive ou sobrevive?
Infelizmente, grande parte dos peixes nos aquários apenas sobrevivem dentro dele, e não vivem em condições que poderiam fornecer uma saúde plena. Isso pode acontecer simplesmente por descuidos do próprio dono, ou às vezes por motivos de falta de conhecimento e pesquisa sobre a espécie que está cuidando.
É muito comum a gente ver pessoas lavando o aquário, retirando todos os enfeites, e em alguns casos mais extremos, passando sabão ou detergente em todos os equipamentos. Além de desnecessário, isso nunca pode ocorrer!
Veja também:
Montar um aquário e manter peixes não é barato, portanto, invista na compra de bons equipamentos para o aquário e sempre realize manutenções periódicas.
Os peixes precisam de alguns cuidados, no entanto, tomarão muito menos tempo do que outros tipos de animais domésticos, como cachorros e gatos. Contudo, caso o aquário tenha um certo equilíbrio, a manutenção se torna algo prazeroso, pois haverá apenas limpeza de filtros, vidro e trocas parciais de água.
Veja também:
O fato dos peixes estarem vivos, não significa que seu aquário esteja saudável. Um aquário saudável, por exemplo, é quando apresenta água extremamente cristalina e sem nenhum cheiro, peixes com crescimento rápido, com boas cores e com a aparência sempre “gordinha”.
Veja também:
Em alguma regiões, é muito difícil encontrar produtos para saber se nosso aquário está com todos os parâmetros corretos, já que as próprias lojas, em alguns casos, apresentam aquários sujos e cheios de algas. Por conta disso, fica difícil até mesmo se basear nas informações passadas pelo próprio lojista.
Por fim, o ideal é pesquisar muito antes de adquirir qualquer espécie de peixe ou planta. Estude muito sobre ela, veja quais são os requisitos básicos para criá-la. Hoje nós temos a internet que nos ajuda e muito com essa questão, então aproveite o pouco tempo livre que você tem e pesquise um pouco.
Acredito que o maior beneficiado, fora os seus peixes, será você, pois terá em sua casa um aquário onde todos poderão ver e apreciar a beleza da vida que eles proporcionam. E quem sabe você não consiga reproduzir seus peixinhos e iniciar uma nova geração deles?!
E aí, seus peixes vivem ou sobrevivem no seu aquário?Qual sua opinião e experiência sobre esse assunto?
1 comentário
Pingback: Como saber se meu caramujo está morto ou apenas dormindo? - MyAquarium