A ração do meu peixe acabou, o que eu posso dar para ele comer? Confira nesse artigo e veja tudo o que você pode dar para o peixinho sem causar problemas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Então, você abriu o pote de ração para o seu peixe hoje e viu que ela está no finalzinho, só que mesmo assim você não vai conseguir comprar uma nova ração a tempo! O que fazer?
Em tempos de pandemia, você pode se deparar com o pet shop local da sua cidade fechado por tempo indeterminado e ficar sem uma ração para os seus peixes. Mas aí tem a internet, você compra uma nova ração e se depara com o prazo de entrega e leva um susto: 10 dias úteis para entregar! Então, o que fazer nesse caso?
O que eu posso dar para o meu peixe comer?
Caso seus peixes aceitem matéria vegetal (a maioria dos peixes tropicais aceitam), a melhor opção é alimentá-los com abobrinhas cozidas, alface, espinafre, pepino e couve.
Veja também:
A ervilha é uma outra ótima alternativa, mas certifique-se de fervê-la e tirar sua casca antes de dar para os peixes. No entanto, alimente uma única vez, com duas pequenas ervilhas durante a semana, porque muitas delas podem causar problemas digestivos em peixes tropicais.
Algumas outras espécies, como os kinguios, aceitam fatias de laranja, mas as frutas cítricas são muito açucaradas e ácidas, podendo facilmente prejudicar a qualidade da água.
Caso seus peixes só aceitem alimentos carnudos, ofereça-lhes pequenos pedaços de peixes e camarões. Filezinhos de peixe, principalmente de tilápia e bacalhau são ideais, mas evite peixes oleosos, pois podem causar acúmulo de resíduos na água.
Uma outra alternativa é deixar os peixes sem comer por alguns dias, uma vez que isso ajuda a limpar seus tratos digestivos, sem contar que a maioria deles podem passar uma semana sem comida.
Se você chegou aqui, quer dizer que suas rações acabaram, certo? Aproveite para adquirir rações de alta qualidade e com preço acessível para os seus peixes. Abaixo, separamos as melhores do mercado:
Última atualização em 2024-12-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Veja também:
O peixe pode comer alimento humano?
A maioria das opções acima são em grande parte alimentos para seres humanos. Então, os peixes podem comer alimentos humanos, embora dependendo do que você considere como comida, essa resposta pode variar bastante!
Tecnicamente, o único alimento humano que seus peixes aceitarão são vegetais como abobrinha, pepino, alface e frutos do mar, mas não o que você comeria em seu prato.
Você pode alimentá-los com comidas liofilizadas ou congeladas, mas evite qualquer tipo de alimento enlatado, incluindo os vegetais, pois eles contêm conservantes, sal e outros produtos químicos que podem prejudicar a saúde dos peixes.
Evite ao máximo qualquer outro alimento à base de carne que não seja frutos do mar, pois eles contêm gorduras que podem causar problemas para a maioria dos animais.
Posso dar ovo cozido para os meus peixes?
Sim! Você pode dar ovos cozidos para os seus peixes! A gema do ovo cozida evita que eles morram de fome enquanto você espera a sua ração chegar. É uma opção bastante barata para filhotes, peixes juvenis e outros pequenos animais do aquário.
Veja também:
No entanto, tenha em mente que a gema de ovo pode sujar muito a água! Portanto, você precisará realizar trocas parciais com muita frequência para manter a boa qualidade dela.
O que eu posso dar para os meus kinguios comerem? Como preparar a refeição?
Os kinguios (Carassius auratus) são uma das espécies mais comuns criadas em aquários em todo mundo, portanto, alimentá-los é uma enorme preocupação para muitos criadores de peixes ornamentais. Por conta disso, é muito comum encontrar todo tipo de alimento para essa espécie em lojas de aquarismo.
Mas o que você pode oferecer para eles caso não consiga encontrar uma ração rapidamente?
O Kinguio comerá praticamente tudo o que você colocar no aquário, mas a dieta deve se composta de vegetais, como abobrinha, pepino cozido, espinafre e ervilhas cozidas (sem casca).
Lembre-se sempre de remover as cascas dos alimentos antes de fornecer para os peixes!
Para ferver esses alimentos, coloque-os dentro de uma panela com água e deixe no fogão por cerca de dois minutos. Após isso, jogue água fria em cima para esfriá-lo e verifique se estão bem cozidos.
Na maioria das vezes, os kinguios também aceitam frutas em pequenas quantidades. Eles apreciam laranjas e morangos. Um pedaço de fruta uma ou duas vezes por semana é suficiente para garantir que você não esteja superalimentando eles, o que pode resultar em problemas intestinais.
Saiba também que as frutas podem prejudicar a qualidade da água, incluindo os níveis de pH, caso sejam alimentados com grandes quantidades.
2 Comentários
Eu tenho um lago no meu jardim com peixes ,barbos,e carpas e pequenos peixes ha duas semanas deitei-lhe milho cosido em lata ao fim de 4 dias os barbos e as carpas apareceram mortos seria do milho?
Olá José, tudo bem?
O milho é um alimento bastante seguro para os peixes, desde que tenha sido bem cozido. Existe um grande equívoco de que o milho é prejudicial para peixes como trutas e carpas, por exemplo, mas não é verdade.
Há muitos estudos que provam que os peixes podem comer e processar milho facilmente. No entanto, pode ser difícil para alguns deles digerirem o grão inteiro, mas ainda assim conseguem fazer com que os grãos passem pelos seus tratos digestivos.
O problema que pode ter acontecido é que você deu milho cozido enlatado. Esses produtos possuem muitos conservantes que podem ter causado problemas para seus peixes.
Mas em relação ao milho puro, aquele que você colhe na natureza ou compra em feiras, esse sim não há nenhum algum!
Grande abraço!