O nitrito no aquário! Nesse artigo, mostraremos como surge o nitrito e quais são os efeitos desse composto para os peixes!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Introdução ao Nitrito
O Nitrito é indiscutivelmente mais tóxico do que a Amônia para os peixes. Ele chega ao aquário como resultado da oxidação da Amônia ao Nitrito e depois ao Nitrato menos tóxico.
Em um aquário bem cuidado, não há ameaças de nitrito à fauna, já que há níveis baixos graças a uma população saudável de bactérias nitrificantes. Quando algo dá errado na filtragem, ou uso de dosagens exageradas de medicação, as bactérias responsáveis por manter os nitritos baixos acabam morrendo.
Um outro exemplo bastante comum desse problema é adicionar peixes ao aquário antes de realizar a Ciclagem completa dele, pois isso irá causar um aumento considerável do nitrito, o que pode acarretar na perda dos peixes devido ao acúmulo desse composto.
Veja também:
Quais são os efeitos do Nitrito (NO2)
O Nitrito é produzido dia e noite no aquário pela degradação bacteriana da amônia, que é produzida pelo peixe e da decomposição de resíduos orgânicos. Quando mantido em níveis baixos, os kits de teste de aquário não conseguem detectá-lo. O nível ideal de Nitrito em um aquário de água doce é de 0,0005mg / l, ou seja, esse nível não é prejudicial aos peixes.
Caso os níveis de nitrito aumentem, os peixes ficarão em perigo imediato. O nitrito transportado através das brânquias dos peixes, irá entrar em contato com a hemoglobina e irá formar ligações com a metemoglobina do animal.
Isso causa grandes problemas para eles, porque é a Hemoglobina que realiza o transporte de oxigênio ao redor do corpo; a metemoglobina, por outro lado, não.
Alguns animais são bastante tolerantes ao Nitrito. Outros, no entanto, podem morrer com exposições de apenas 0,29 mg/L durante um período de 96 horas.
Os níveis de nitrito atingem dez vezes a quantidade encontrada no ambiente natural e os peixes absorvem ativamente este composto no aquário. Uma vez que o animal fica exposto ao Nitrito e o sangue dele contém uma alta concentração de hemoglobina, que foi substituída por metemoglobina, o peixe se tornará hipóxico, ou seja, terá ausência de oxigênio nos tecidos para manter as funções corporais. Isso nos leva ao primeiro sintoma: Letargia.
Os músculos dos peixes não podem funcionar de maneira correta por longos períodos sem oxigênio. Ao mesmo tempo, o crescimento deles reduz em até 44%. A exposição contínua durante um período maior, afetará os tecidos e algumas contusões e ferimentos aparecerão no peixe.
Veja também:
Eventualmente, alguns tecidos ficarão necrosados e se desprenderão deixando grandes úlceras no animal. Isso, por sua vez, causa problemas extras como osmose e infecções secundárias.
Um peixe exposto ao nitrito, quando está com medo ou se esforça muito, pode morrer rapidamente de Anoxia (ausência de oxigênio).
Você deve sempre monitorar os níveis de nitrito no seu aquário! Deixarei aqui um excelente teste para você adquirir agora mesmo e monitorar esse composto toda vez que notar seus peixes apáticos ou com outros problemas de saúde!
Para comprá-lo, basta clicar no link abaixo:
Última atualização em 2024-11-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Qual o Tratamento Recomendado?
Primeiramente, remova o peixe do aquário com nitrito elevado.
Realize uma TPA (Troca Parcial de Água) urgente. Lembre-se de utilizar água livre de nitrito. Independente da quantidade de água trocada, o nitrito é tão tóxico que é mais prejudicial deixar os peixes expostos a ele do que mudar a química da água.
Veja também:
Além disso, adicione uma pequena quantidade de sal na água, isso trará um benefício, porque o cloreto presente no sal reduz a quantidade de nitrito. Assim, a porcentagem de metemoglobina reduzirá. Muitos animais não toleram sal, portanto, verifique se seus peixes são compatíveis. Uma pequena quantidade de 20mg/L é suficiente para reduzir esse efeito. Apenas 1/2 colher de chá de sal irá tratar 125 litros de água.
Os peixes marinhos, por exemplo, toleram muito mais o nitrito do que os peixes de água doce. Ainda assim, leve em consideração que os animais que preferem águas mais moles correm o maior risco com a exposição desse composto.
Você já teve problemas com nitrito no seu aquário? Conte pra gente!
9 Comentários
Pingback: Top 5 melhores ciclídeos Mbuna para iniciantes - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe está nadando de forma estranha (em círculos)? - MyAquarium
Pingback: Como baixar o nível de amônia em um aquário naturalmente? - MyAquarium
Pingback: Kinguio / Peixinho Dourado (Carassius auratus) | MyAquarium
Pingback: Peixe Betta estressado? Veja como identificar e o que fazer! - MyAquarium
Pingback: Como melhorar a qualidade de vida do peixe kinguio? - MyAquarium
Pingback: Como criar dáfnias para os peixes do meu aquário? - MyAquarium
Pingback: Quais são os melhores peixes comedores de algas marrons para aquário? - MyAquarium
Pingback: Qual o perigo do excesso de Nitrito para os peixes de aquário? | MyAquarium