Será que dá pra manter o peixe betta e o Limpa Vidro juntos em um mesmo aquário? Confira o que descobrimos nesse artigo!
Para iniciar esse artigo, preciso que você já compreenda uma coisa: deixar um peixe Betta e um Limpa vidro em um aquário sem plantas ou decorações, pode ter certeza que terá problema para mantê-los juntos. Isso é um fato!
Mas, se você preparar o terreno para recebê-los, é bem provável que eles possam conviver pacificamente em um mesmo aquário! Continue lendo esse artigo para entender um pouco mais as características de cada um deles.
O peixe Betta e o Limpa Vidro gostam das mesmas condições de água
Um grande obstáculo para criar o Betta e o Limpa vidro juntos em um aquário seriam os diferentes requisitos em relação aos parâmetros de água. Felizmente, a boa notícia é que esses peixes preferem praticamente as mesmas condições!
Para se ter uma ideia, o Betta e o Limpa Vidro preferem as mesmas temperaturas e pH. Os bettas, por exemplo, gostam de temperaturas que variem entre 24° – 30°C, enquanto o Limpa Vidro gosta de águas que fiquem na faixa dos 20° – 26°C. Então, há uma grande possibilidade deles viverem juntos em uma mesma faixa de temperatura!
Além disso, em relação ao pH, o Betta e o Limpa Vidro preferem valores que variem entre 6.0 – 8.0.
Por fim, assim como qualquer outro peixe que você possa manter em um aquário, eles precisam de níveis zerados de Nitrito e Amônia.
Veja também:
O peixe Betta gosta de águas mais calmas, enquanto o Limpa Vidro de ambientes mais agitados
Como todo mundo já sabe, os bettas possuem lindas nadadeiras, mas não são os nadadores mais rápidos do aquário. Suas barbatanas são tão longas que eles não conseguem nadar tão bem em águas agitadas. Por isso, os bettas preferem águas mais calmas.
Se o seu aquário não tiver nenhum outro tipo de peixe, pode deixar um fluxo de água bem suave para dar a eles a água calma que necessitam para viver.
No entanto, o Limpa Vidro já prefere águas mais agitadas. Eles gostam de pastar algas que se agarram às plantas, rochas e troncos em locais onde há um fluxo alto de água.
Em seu habitat natural na América do Sul, o Limpa Vidro vive em cardumes no fundo de riachos com fluxo de água bastante alto. Além disso, eles se sentem bem mais seguros quando estão com outros companheiros de sua espécie e quando há lugares suficientes para que possam se esconder.
Afinal, como montar um aquário para equilibrar a água parada e em movimento?
Equilibrar esse tipo de movimento na água é talvez a parte mais difícil de montar um aquário para abrigar essas duas espécies.
A melhor maneira de fazer isso é garantir que você tenha no mínimo um aquário com 80 litros, com um filtro e decorações que criem barreiras para a água, onde haja locais abertos com alto fluxo e outros mais parados.
Para fazer isso, você pode adicionar plantas e decorações na frente do filtro do seu aquário. Coloque-as em uma região onde haja o fluxo de água mais forte, pois assim você cria um ambiente onde o Limpa Vidro vai gostar mais de ficar.
Então, vá adicionando outras decorações e plantas nas extremidades opostas do filtro para diminuir esse fluxo de água e deixar um ambiente mais adequado para o Betta.
Veja também:
Como alimentar o peixe Betta e o Limpa Vidro ao mesmo tempo?
Que fique bem claro que o Betta e o Limpa vidro não comem a mesma comida!
O peixe Betta é um animal carnívoro, enquanto o Limpa Vidro prefere se alimentar de algas. Além disso, o peixe Betta é um comedor oportunista, ou seja, irá se alimentar de qualquer coisa que você estiver dando para o Limpa vidro.
Felizmente, o Limpa Vidro só precisa ser alimentado uma vez por dia, enquanto os Bettas precisam comer cerca de duas vezes ao dia. Então, se você manter uma programação regular de alimentação para os dois peixes, seus bettas não irão se interessar pela comida que você estiver dando para o Limpa Vidro.
Os bettas preferem rações de alta qualidade e também alimentos vivos, por exemplo, dáfnias, bloodworms e artêmias. O Limpa Vidro, por sua vez, gosta de rações que afundam e que sejam enriquecidas com algas, e até mesmo alguns vegetais são adorados por esses peixes, incluindo abobrinha e pepino.
Além disso, o Limpa Vidro vai se alimentar de qualquer alga que cresce nos troncos e decorações do aquário.
Veja também:
Por fim, lembre-se que você não deve deixar nenhum vegetal não consumido no aquário por mais de 24 horas, pois ele irá apodrecer e prejudicar a qualidade da água.
Como lidar com a agressividade do peixe Betta?
Os bettas são peixes naturalmente agressivos, enquanto o Limpa Vidro é um animal bastante pacífico. Como lidar com isso?
Nem todos os Bettas serão bons companheiros para o Limpa Vidro. Mas existe uma regra simples que o ajudará a evitar problemas:
Sempre adicione o Limpa Vidro em um aquário de betta, e não o contrário!
Se você possui um peixe Betta pacífico, bem alimentado e um aquário montado com um substrato de cascalho, um filtro de espuma que fique no fundo (para encorajar o betta a permanecer no topo), e várias decorações a uma distância considerável da saída do filtro, então não há problemas em tentar adicionar o Limpa Vidro.
Veja também:
Lembre-se que você vai querer um Limpa Vidro saudável e ativo no seu aquário! É extremamente importante alimentar os bettas nos horários previstos para evitar que eles lutem com seus companheiros de aquário.
O Limpa Vidro evitará que o peixe Betta fique entediado. Mas, esteja preparado para algumas perdas se você não tomar medidas cuidadosas em relação aos cuidados com o ambiente, já que apenas isso será capaz de deixá-los felizes e saudáveis!
1 comentário
Muito bom seu conteúdo, Adriano! Já perdi 3 limpa vidros no meu aquario com Betta e parâmetros bem regulados. Vou pesquisar mais pra entender o que pode ter acontecido.