O Cloro e a Cloramina são prejudiciais para os peixes, mas qual é a diferença entre eles? Leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas!
As empresas que fornecem suprimentos de água na sua região, muito provavelmente utilizam cloro ou cloramina para tratar a água e limitar o crescimento de bactérias e outros contaminantes perigosos.
Para a maioria das pessoas isso não faz diferença alguma, mas para um dono de aquário, isso pode ser a fina linha entre a vida e a morte de seus peixes!
Como nós sabemos que o cloro e a cloramina são prejudiciais para os peixes, qual é a diferença entre eles?
Veja também:
Cloro
O cloro é um gás dissolvido na água da torneira que ajuda a matar micro-organismos que podem entrar inadvertidamente na tubulação de abastecimento de água da cidade. No entanto, a concentração de cloro necessária para tratar com sucesso as fontes de águas públicas é alta o suficiente para ser letal para os peixes.
Felizmente, o cloro é facilmente neutralizado por dois métodos simples:
Tratamento com condicionares de água
A primeira opção é tratar o cloro utilizando condicionadores de água para aquários. Praticamente, todos os condicionadores disponíveis em pet shops contém neutralizantes desse gás. Em outras palavras, se a água da sua torneira contém cloro ou cloramina, tudo o que você precisa fazer é comprar um bom condicionador de água e tratá-la antes de adicionar ao aquário.
Conheça nossa lista com os 5 melhores condicionadores de água para aquários, clicando aqui.
Deixe a água descansando
O segundo método de remoção do cloro baseia-se no fato de que ele se dissipa na atmosfera quando a água é exposta ao ar. Quer ver? Então exponha a água ao ar livre por 24 horas e ela ficará livre de cloro.
Você pode fazer isso deixando-a descansando em baldes ou colocando-a em um aquário sem peixes apenas com uma bombinha de ar ligada durante esse período. Muitos aquaristas experientes utilizavam esse método para eliminar o cloro da água.
No entanto, esse procedimento funcionou muito bem porque na época as cloraminas não eram usadas no tratamento de água pública. Hoje, muitas estações de tratamento de água passaram a usar a cloramina, portanto, esse método pode não funcionar, dependendo do local onde você vive.
Veja também:
Cloramina
A cloramina é uma combinação de cloro com amônia. A amônia se junta ao gás para mantê-lo em solução por mais tempo, mas ao contrário do cloro puro, que se dissipa rapidamente quando exposto ao ar, a cloramina permanece na água por bastante tempo.
Isso é muito bom para as empresas encarregadas de fornecer água potável protegida contra contaminantes, como bactérias. Entretanto, não é muito boa para quem gosta de criar peixes em casa e quer usar a água da torneira para encher o aquário.
Em primeiro lugar, isso significa que o velho truque de deixar a água descansando em baldes abertos ou em aquários com bombinhas de ar ligadas não funciona mais como antes. Você pode deixar a água descansando por alguns dias e mesmo assim a cloramina estará lá.
Em segundo lugar, você deve garantir que a água esteja livre do cloro e da amônia. Nem todos os condicionadores de água neutralizam a cloramina. Mesmo aqueles que afirmam que sim, podem ser ineficazes na realização do trabalho, então escolha os melhores produtos do mercado.
Mas como saber se eu tenho cloramina na água da minha torneira?
A maneira mais fácil de saber o que há na água da torneira é ligar para a companhia responsável pelo fornecimento de água da sua cidade e perguntar o que utilizam para tratá-la.
Além disso, você sempre pode testar a sua água. Compre um kit de testes para amônia e utilize na água da torneira. Se no teste houver algum resquício de amônia, é quase certo que a cloramina está presente.
De qualquer forma, para eliminar tanto o cloro quanto a cloramina da água da sua torneira, utilize um bom condicionador de água. É o jeito mais seguro, acredite!
2 Comentários
Pingback: Aquário ideal para kinguios. Como montar? | MyAquarium
Pingback: Qual o perigo do excesso de Nitrito para os peixes de aquário? | MyAquarium