Será que o hang-on é um bom filtro para você colocar no aquário? Nesse artigo, aprenda tudo sobre ele e veja quais são suas vantagens e desvantagens.
Você já deve ter ouvido falar dos filtros Hang-on alguma vez quando foi comprar um aquário. Eles são relativamente baratos, potentes e ocupam pouco espaço no aquário.
O Hang-on é bastante comum nos dias de hoje, a maioria das lojas vendem kits de aquários com esse tipo de filtro.
O seu funcionamento é bastante simples, pois ficam pendurados do lado de fora, com um motor puxando a água através dele e jogando-a de volta filtrada para o aquário. Além disso, esse tipo de equipamento fornece todos os 3 tipos de filtragem que um aquário precisa – mecânica, química e biológica.
Filtros Hang-on são ideais para todos os tipos de aquários?
Quase todos os tipos de aquários podem usar um filtro hang-on. Eles fornecem tensão superficial adequada e filtram muito bem a água. No entanto, existem alguns casos em que você pode evitar o uso desse tipo de filtro.
Veja também:
Aquários com camarões não são uma boa opção para esse tipo de filtro, pois eles podem ser sugados facilmente pelo sifão de entrada. Mas esse problema pode ser contornado, apenas adicionando uma pequena espuma na entrada do filtro. Além disso, peixes que não gostam de muita agitação na superfície da água, como bettas, podem não gostar da tensão superficial que eles produzem. O Hang-on pode acabar dificultando o nado do peixe betta no aquário.
Que tipo de manutenção um filtro Hang-on exige?
Dependendo da marca, do modelo do filtro e do tipo de mídia usada, por exemplo, os requisitos de manutenção podem variar. Muitos filtros Hang-on já possuem mídias específicas que se encaixam ao modelo dele, ou seja, isso quer dizer que essas mídias podem ser lavadas com a água do próprio aquário para remover os detritos acumulados.
Nota: Jamais utilize a água da torneira para lavar as mídias do seu filtro. Utilize sempre a água do aquário que você tirou durante uma troca parcial de água (TPA).
Caso você use a água da torneira para limpar as mídias do filtro, todas as bactérias benéficas que foram criadas para manter a biologia do aquário serão perdidas. Além disso, se estiver usando uma filtragem química (carvão ativado), certifique-se de substituí-lo com frequência para evitar a liberação de toxinas na água. Por último, você também deve limpar periodicamente os tubos de elevação e a bomba do filtro.
Veja também:
O Hang-on é um bom filtro para um aquário?
O Hang-on é um dos filtros mais populares entre os aquaristas, graças aos seus pontos positivos. Para começar, eles ficam do lado de fora, ou seja, você consegue ter mais espaço para os peixes nadarem ou para adicionar mais enfeites.
Como existem diversos tamanhos disponíveis, é possível escolher um bom filtro que se adeque para o seu aquário. Além disso, o hang-on já conta com os três sistemas de filtragem de um aquário, facilitando o processo. A única desvantagem no caso, é que como são pequenos, você não terá tanto espaço para adicionar suas mídias dentro dele, por isso, terá que diminuir a quantidade delas e apertá-las bem para caber tudo.
Portanto, como proporcionam uma excelente filtragem e possuem um preço atrativo, o Hang-on é considerado um filtro de bom custo-benefício, e uma ótima opção para aquários pequenos e médios.
1 comentário
Pingback: Como diminuir o fluxo de água do filtro no meu aquário? - MyAquarium