Será que o kinguio (Peixinho Dourado) realmente possui uma memória de 3 segundos? Confira o que diz um novo estudo sobre esse assunto!
Os kinguios são conhecidos pelas suas cores vibrantes e também por suas memórias terríveis. Um ditado muito popular afirma que esses peixes possuem uma memória de até 3 segundos. No entanto, este é um grande mito que, apesar de sua falta de respaldo científico, ainda assim se espalhou amplamente e permaneceu indiscutível pelo público por décadas.
“O que é desconcertante é que é praticamente igual aonde quer que você vá no mundo”, disse Culum Brown, especialista em cognição dos peixes na Universidade Macquarie, na Austrália, ao LiveScience. “Em alguns lugares, é 2 segundos e, em outros, é 10 – mas é sempre bastante curto.”
Veja também:
Na realidade, os peixinhos dourados possuem uma memória muito mais longa – abrangendo, semanas, meses e até anos, segundo Brown. E a ciência para apoiar essa ideia já existe há mais de 60 anos.
“Nós sabemos das memórias razoavelmente boas dos kinguios desde os anos 50 e 60”, disse Brown. “Ao contrário do que a maioria pensa, eles são realmente muito inteligentes.”
Brown estudou a inteligência dos peixes, incluindo os kinguios, por mais de 25 anos, e acha que o equívoco vêm de uma combinação de ignorância sobre a inteligência desses animais em geral e culpa, porque os donos desses animais costumam mantê-los em aquários pequenos e mal cuidados.
A inteligência dos kinguios
Na realidade, os kinguios possuem uma memória tão impressionante que costumam ser usados como um modelo comum para estudar a memória e aprender sobre os peixes, disse Brown. Como resultado, “há milhares de estudos [sobre peixinhos dourados] que mostram que eles possuem memórias excelentes, e os estudos vêm crescendo exponencialmente.”, completa.
A maioria desses estudos envolve alimentos. Por exemplo, se os peixes forem alimentados em apenas um lado do aquário, eles aprenderão rapidamente e se lembrarão de permanecer naquele canto na hora de comer, independentemente se estiver na hora de comer ou não.
Além disso, os peixinhos dourados também são bons solucionadores de problemas e foram ensinados a escapar de redes e até mesmo passar por labirintos, disse Brown. Eles podem se lembrar de como repetir essas tarefas durante semanas, e até meses. Aliás, outras evidências sugerem que os kinguios podem reconhecer e lembrar de outros indivíduos, mesmo após longos períodos de separação.
Veja também:
Além dessas descobertas, há um número grande de evidências anedóticas de donos de kinguios que observam comportamentos complexos ao interagir com seus peixinhos. Alguns afirmam, por exemplo, que os peixes podem reconhecer seus donos de outras pessoas.
É difícil apontar um intervalo de tempo exato para a memória de um peixinho dourado, visto que os tipos de memórias podem variar. É mais provável que você se lembre de um evento assustador, por exemplo, do que de um mais tranquilo, relata Brown. Mas se as memórias dos peixes dourados duram dias, semanas, meses ou anos, é seguro dizer que elas definitivamente duram bem mais do que 3 segundos.
E vocês, acham que o Kinguio possui memória de apenas 3 segundos ou podem se lembrar das coisas por muito mais tempo? Conte aqui nos comentários!
Fonte: Livescience