O pH da água do meu aquário está alto, o que pode ser e como baixar? Nesse artigo, tentaremos explicar o porquê disso estar acontecendo no seu aquário!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O pH alto pode ser excelente para peixes que costumam viver naturalmente em águas duras e alcalinas, como ciclídeos do Lago Tanganica e Malawi. Para eles, um pH entre 8 e 8.5 pode ser excelente, então a primeira coisa a se fazer é testar água com um kit de teste de pH.
Primeiramente, teste o valor do pH da água da torneira e, em seguida, teste o da água do aquário para ver se os valores são iguais. Caso a água da torneira possua um pH alto, digamos 8, e você mantenha peixes que preferem pH neutro (7) ou baixo (6), você precisará parar de usar essa água ou utilizar produtos que baixem e tamponem o pH para um valor ideal para os peixes. Uma outra solução é usar um filtro de osmose reversa ou RO. Esse tipo de filtro retira os minerais da água da torneira, tornando-a mais mole e com um pH mais baixo.
Veja também:
Entretanto, se a água da sua torneira possui um pH baixo ou neutro, mas o seu aquário possui um pH alto, então algo dentro dele está causando esse aumento. Isso é muito mais comum do que imaginamos! Geralmente, a causa pode ser um substrato alcalino que contém conchas ou calcário, ou de rochas calcárias ou oceânicas.
Para baixar o pH do aquário você pode utilizar o Acid Buffer da Seachem. Além de baixar o pH da água, o Acid Buffer ainda irá tamponá-la, ou seja, fará com que esses valores fiquem estáveis, evitando que pH volte a subir novamente.
Para adquiri-lo, basta clicar no link abaixo:
- Tampão não fosfato para baixar o ph
- Projetados para o aquário plantado ou para água muito dura onde os tampões de fosfato
- Reduz o ph, converte a alcalinidade do carbonato
- Produto de origem: US
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Na hora de adquirir um cascalho ou substrato, verifique se ele é inerte. Substratos inertes não irão alterar o pH. Além disso, evite rochas destinadas a aquários marinhos, pois elas vão aumentar e muito pH da água.
Se você tiver quaisquer ornamentos que pareçam feitos de concreto ou qualquer rocha que não seja inerte como ardósia, remova-os, faça várias trocas grandes de água. Isso já deve fazer a diferença! Só fique atento para não causar choque térmico nos peixes.
Veja também:
O pH pode realmente mudar ao longo do dia, então teste em vários momentos do dia. O ideal é testar manhã e à noite, para ver se há alguma mudança. Plantas vivas produzem CO2 à noite, o que reduz o pH, portanto, o pH estará no nível mais baixo pouco antes das luzes se acenderem pela manhã. À medida que elas realizam fotossíntese, produzem oxigênio, que aumenta o pH ao longo do dia, ou seja, o pH normalmente será mais alto logo antes das luzes se apagarem à noite. Com o uso de cilindros de CO2, a água tende a ficar com um pH mais neutro.
É sempre muito importante ter o controle dos valores de pH do aquário. Para isso, selecionamos um kit completo da Alcon, que vai te ajudar a verificar quais são os valores de pH assim como também ajustá-los da maneira como você quiser!
Para comprá-lo, basta clicar no link abaixo:
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Como podemos ver, é fácil descobrir o porquê da água do aquário estar com o pH alto. Pode ser uma rocha calcária, um substrato alcalino e enfeites, e principalmente, a água da torneira que já está vindo com pH alto. Procure fazer testes na água pra determinar de onde esse valor elevado está vindo e utilize produtos para baixar o pH se necessário. Quando identificar, tome medidas para solucioná-lo, pois seus peixinhos precisam viver em condições ideais para eles!