O que causa alteração de pH na água do aquário e como eu corrigir esse problema? Aprenda tudo sobre o assunto nesse artigo!
Para manter seus peixes felizes e saudáveis no aquário, você precisará se preocupar principalmente com a qualidade da água. Ter um sistema de filtragem instalado e realizar trocas parciais de água semanais ou quinzenais, ajuda a preservar a qualidade dela, mas não é só isso! É necessário analisar vários outros aspectos da química da água.
Os valores de pH em um aquário são de extrema importância para a saúde geral dos peixes, e quando eles mudam, você precisará saber o que fazer para voltar ao normal. Pensando nisso, nós criamos esse artigo para te ajudar a entender o que causa alteração no pH da água do aquário e como corrigir esse problema tão comum!
Veja também:
O que causa alteração no pH da água de um aquário?
O pH da água é a medida de alcalinidade e acidez e é medido através de uma escala que varia entre 0 e 14. Um pH neutro é medido em 7.0. Qualquer medição abaixo de 7.0 é considerada ácida, enquanto valores de pH acima de 7.0 são alcalinos. Existem vários fatores que contribuem para o nível de pH em seu aquário, por exemplo, substrato e decorações, além do pH que já vem da água da torneira.
Então, qualquer alteração dentro do aquário, pode acabar causando mudanças nesses valores. Uma outra coisa que causa alteração no pH da água é o uso de medicamentos, ou falhas no sistema de filtragem. A chave para lidar com as alterações de pH é identificar a causa.
Dicas para restaurar o pH
O pH do aquário pode variar de duas maneiras – para cima ou para baixo. Se os valores caírem, há várias coisas que você pode fazer para aumentá-lo:
Realize uma troca parcial de água
Se você não realizar manutenções e trocas de água no seu aquário com frequência, a tendência é que o equilíbrio químico altere e, com toda a certeza, afetará o pH. Então, realizar trocas parciais de água ajudará a restaurar esses níveis e manter os peixes saudáveis.
Aumente a aeração do aquário
Quando você aumenta a oxigenação no aquário, automaticamente diminuirá os níveis de dióxido de carbono, e isso vai aumentar o pH. Adicionar uma bombinha de ar ou instalar um filtro mais poderoso pode aumentar esses níveis.
Veja também:
Use bicarbonato de sódio
Se você precisa alterar o pH da água, adicionar bicarbonato de sódio pode ajudar. É importante que você não adicione muito de uma só vez, já que mudanças repentinas no pH podem ser fatais para os seus peixes. Então, não adicione mais do que 1 colher de chá para cada 18 litros de água, e certifique-se de que ele tenha se dissolvido na água antes de adicionar ao aquário.
Altere as decorações ou substrato
Certos tipos de substrato ou decorações podem aumentar naturalmente o pH do aquário. Substratos como coral esmagado ou calcário possuem esse efeito, assim como também algumas rochas. Se estiver procurando algo para estabilizar o pH e deixá-lo sempre alcalino, pesquise um pouco mais sobre essas decorações.
Estas são apenas algumas formas de aumentar o pH do aquário. Agora, se você precisa baixar o pH, tente um destes métodos:
Adicione turfa
Utilizar musgo de turfa como substrato no aquário ou simplesmente adicionar um pouco no filtro pode ajudar a diminuir o pH – mas certifique-se de não baixar muito de uma só vez.
Aumente a injeção de CO2
Como você já aprendeu, níveis baixos de dióxido de carbono estão relacionados com níveis altos de pH. Então, o oposto também é verdadeiro. Para ajudar a diminuir os valores de pH no aquário, aumente os níveis de CO2 reduzindo a aeração ou adicionando CO2 através de um cilindro.
Veja também:
Adicione troncos
Troncos contém taninos que não apenas deixam a água com um aspecto de cor de chá, como também ajudam a reduzir os níveis de pH da água. Apenas tome cuidado ao utilizá-los, pois dependendo do tipo de tronco e a forma como ele foi tratado, a água pode adquirir uma cor de chá bastante característica e, dependendo do ambiente que você está querendo criar, pode não causar o efeito desejado.
Manter a química adequada em seu aquário não é algo assim tão difícil. Ao testar a água semanalmente, utilizando um kit de testes, você pode estabelecer uma “base” e adequar a química dela de acordo com a sua necessidade. Apenas certifique-se de não fazer alterações bruscas na química da água, pois boa parte dos peixes não suportam tais mudanças e podem acabar morrendo.