Aprenda tudo sobre a Hidra e como tirá-la de uma vez por todas do aquário. Elas podem causar muitos problemas para os seus peixes!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Caso você seja um amante da mitologia grega, ou apenas gostou do desenho do Hércules da Disney, deve estar familiarizado com a hidra. Cada vez que a cabeça dela era cortada, mais duas cresciam em seu lugar.
Mas o que isso tem a ver com o seu aquário?
Bom, existe uma praga de aquário que compartilha o mesmo nome. E, como você aprenderá, é igualmente feroz. Na verdade, essa será uma das criaturas mais estranhas que você verá. Então, aprenda tudo sobre a hidra e como tirá-la de uma vez por todas do seu aquário.
O que é a Hidra? Como identificá-la?
A Hidra é uma pequena criatura parecida com uma água-viva. E, à primeira vista, parece bem simples. Elas medem apenas alguns milímetros, e possuem corpo tubular, com meia dúzia de tentáculos no topo, além de um pé pegajoso para mantê-la fixa em um lugar.
Na maioria das vezes, as hidras são marrons, verdes ou esbranquiçadas – embora você precise usar uma lupa para distinguir suas cores, já que são bem pequenas.
Veja também:
A maneira mais fácil de identificar uma hidra é tocando nela. Não se preocupe, elas não vão te machucar. Quando você tocá-la, ela irá se encolher e se enrolar como uma bola. Embora as hidras sejam normalmente encontradas em aquários de água doce, ainda assim, existem algumas espécies marinhas que são igualmente mortais.
Independente se o aquário for de água salgada ou doce…. nenhum deles estará a salvo das temidas hidras!
Essas criaturas são como ninjas, pois se instalam em plantas e podem passar despercebidas por qualquer um que esteja procurando algo do tipo.
Você só conseguirá notar uma hidra quando ela se agarrar a um vidro do aquário ou uma superfície escura, onde sua cor e forma estranha acabam se destacando. Infelizmente, elas adoram se agarrar a qualquer superfície do aquário – plantas, rochas, troncos ou até mesmo no filtro.
Embora elas sejam difíceis de notar, você saberá se possui problemas com elas, pois essas coisas costumam se multiplicar com extrema rapidez. Na verdade, caso você encontre uma hidra em seu aquário, pode apostar que logo verá mais.
Veja também:
As hidras se reproduzem por brotamento, isso quer dizer que elas terão vários “galhos” que ao se quebrarem, darão vida a outras hidras capazes de brotar também. Não é a toa que elas se espalham com rapidez – o que começa como um única hidra pode logo se tornar centenas.
Ah… e elas podem se mover!
Por mais que elas passem a maior parte do tempo num mesmo lugar, não se surpreenda caso você as veja vagando pelo aquário para encontrar um local melhor.
Elas farão isso de duas maneiras:
1. Usarão seus tentáculos parecidos com ventosas para percorrer superfícies. Elas podem andar cerca de 25 centímetros por dia.
2. Para percorrer distâncias mais longas, as hidras se soltam dos vidros ou decorações e se deixam levar pela correnteza da água para encontrar um novo local no aquário.
Apesar de ser capaz de se mover, a hidra não irá “caçar” seus peixes. Ao invés disso, elas esperam a presa se aventurar bem próximo delas antes de atacar com seus tentáculos.
Tentáculos venenosos
Os tentáculos são o que tornam as hidras tão perigosas, especialmente para peixes pequenos. Esses tentáculos que dançam para frente e para trás na água causam um golpe mortal – permitindo que uma hidra mate peixes que possuem seu próprio tamanho.
Veja também:
Abaixo, você vê uma hidra comendo um pequeno alevino…
Como você já percebeu, essas coisas são os terrores de aquários com alevinos. Camarões, alevinos ou peixes pequenos são a refeição perfeita e não possuem a menor chance se chegarem perto dos tentáculos tóxicos desse animal.
Caso você alimente seus peixes com alimentos vivos, a hidra também pode ser um problema, pois ao alimentá-los, também estará servindo refeição as hidras – estimulando seu crescimento. Alimentos vivos, como dáfnias, são uma refeição saborosa para elas.
Se você possui peixes grandes, não precisa se preocupar com as hidras, pois para eles, esses tentáculos nem fazem cócegas.
Cientistas descobriram que as hidras não envelhecem – levando alguns a acreditar que ela poderia desvendar o segredo para os humanos viverem para sempre.
Embora elas possam ser muito interessantes, ainda assim você vai querer exterminá-las do seu aquário!
Veja também:
Como a Hidra aparece no aquário?
Parece que a hidra apareceu do nada, certo? Não se preocupe, posso garantir pra você que não é o caso.
Mas então, de onde ela vem?
Bom, acontece que elas tiveram uma ajudinha sua. Assim como os caramujos, as hidras entram sorrateiramente em seu aquário de carona, isso quer dizer que elas podem entrar nele através das plantas.
Elas também entram furtivamente junto da água que você trouxe o peixinho da loja. Quando a hidra se fecha, parece um pedaço de areia flutuante.
Tratar as plantas antes de colocá-las no aquário evita que a hidra apareça nele, mas mesmo que você tome cuidado, não se surpreenda caso uma infestação delas surja, pois são muito resistentes.
Então, caso seja tarde demais para prevenir a Hidra, então resta apenas uma coisa a fazer. Tirá-la do aquário!
Como tirar as Hidras do aquário?
Abaixo, listaremos alguns métodos para te ajudar a tirar as hidras do aquário!
1. Remoção Manual
Caso você note algumas hidras no vidro do aquário, procure removê-las manualmente. Limpar cuidadosamente com uma esponja remove facilmente um pequeno pedaço de hidra de uma superfície lisa.
Mas tome um cuidado especial para não deixar outros pedaços para trás. Porque caso você corte ela ao meio, a metade que ficar irá se transformar em uma nova hidra. Isso mesmo, qualquer pequeno pedaço que sobrar, poderá se transformar novamente.
Veja também:
A remoção manual pode ser difícil caso a infestação de hidras esteja cobrindo superfícies irregulares, como plantas ou rochas. Se você tem grandes conglomerados de hidras, então é hora de partir para outros métodos.
2. Utilize Flourish Excel
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Seachem Flourish Excel | Fonte de carbono orgânico para aquários plantados. Tamanho: 50ml |
Comprar na Amazon |
O Flourish Excel é uma fonte de carbono orgânico para aquários plantados, essencial para as plantas aquáticas. Entretanto, ele pode ser utilizado para remover algas peteca, mas acredite, também pode acabar com infestações de hidras.
A aplicação deve ser feita utilizando uma pequena seringa, ou seja, aplique o produto diretamente em cima das hidras, mas em pequenas quantidades. Lembre-se apenas de não aplicar muito do produto, pois pode acabar desequilibrando a biologia do aquário e trazer problemas com algas.
Utilize o produto vez ou outra até notar que as hidras estão recuando e morrendo no aquário!
3. Predadores de Hidras
Uma outra opção para remover as hidras do aquário é adicionar peixes famintos. Sem nenhum esforço de sua parte, esses peixes irão caçá-las alegremente.
Mas qual peixe utilizar?
Esses são apenas alguns peixes famintos que irão exterminar as hidras do seu aquário.
Lembre-se de que, quando a população de hidra acabar, esses peixes serão mais uma boca para alimentar. Portanto, forneça o tipo certo de ração para a espécie, para que ela possa se manter feliz e saudável.