Nesse artigo, nós iremos mostrar o que é e para que serve o tão falado Carbono Líquido em um aquário de água doce!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O dióxigo de carbono (CO2) é um recurso vital de que as plantas vivas precisam para fotossintetizar e produzir energia. Os aquaristas costumam usar o gás carbônico pressurizado em aquários plantados para aumentar a velocidade de crescimento das plantas.
Mas agora vem uma questão… e se eu não quiser usar o cilindro de CO2? Muitas empresas afirmam que o Carbono líquido é um bom substituto do gás, enquanto outras afirmam que na verdade é um tratamento químico para eliminação de algas. Então, nesse artigo, nós iremos mostrar pra você o que é e para que serve o tão famoso carbono líquido em um aquário. Aproveite a leitura!
Veja também:
O que é e para que serve o Carbono Líquido (CO2 Líquido)?
O Carbono líquido, também conhecido como Dióxido de Carbono Líquido ou CO2 líquido, é vendido por muitas empresas como um complemento no processo de fertilização das plantas para aquários. Além disso, você consegue encontrar as mais variadas marcas disponíveis em lojas de aquarismo. Quase todos esses produtos contêm glutaraldeído ou produtos químicos semelhantes, conhecidos por reduzir o crescimento de algas em um aquário plantado.
Quando há menos algas competindo por nutrientes, luz e dióxido de carbono, as plantas aquáticas crescem muito mais rápido e com mais saúde.
O Carbono líquido substitui o Cilindro de CO2?
Embora o carbono líquido seja comercializado como fonte de carbono, muitos especialistas em aquários plantados concordam de que ele não é uma fonte de substituição do CO2 pressurizado. Na realidade, muitas plantas preferem crescer com as folhas para fora da água porque é mais fácil ter acesso direto ao CO2 no ar. Além disso, alguns estudos analisaram a quantidade de CO2 liberado nas doses recomendadas de carbono líquido, e o CO2 pressurizado obteve números muito maiores do que o co2 líquido.
Na verdade, um aquário com oxigenação e troca gasosa na superfície usando uma pequena pedra porosa, por exemplo, já resulta em aproximadamente 3-5 ppm de CO2 na água. Isso é mais alto do que o carbono líquido pode oferecer.
O Carbono Líquido é perigoso para os humanos?
Trate o glutaraldeído com o mesmo cuidado com que trataria um alvejante comum em sua casa. Então, não engula, inale ou fique tocando no líquido. Em contato com a pele, procure enxaguá-la. Se entrar em contato com os olhos ou a boca, enxágue bastante por cerca de 15 minutos.
Veja também:
O Carbono Líquido é prejudicial para os peixes?
Embora difícil mencionar a composição de todos os produtos vendidos como carbono líquido no mercado, não há relatos de problemas com peixes ao utilizar o carbono líquido no aquário.
Posso usar o Carbono Líquido para tratar algas no aquário?
Sim! Há muitos relatos de aquaristas que utilizaram o carbono líquido com sucesso na eliminação das famosas algas peteca.
Então, se quiser efetuar um tratamento com ele para esse tipo de alga, aqui vai um pequeno passo a passo:
- Desligue os filtros e bombinhas de ar do aquário;
- Procure aplicar com uma pequena seringa um pouco de CO2 líquido nos focos de alga peteca;
- Deixe que o produto haja por alguns minutos;
- Então, religue o filtro e monitore durante 4-7 dias;
- Durante os próximos dias, algas tratadas corretamente ficarão esbranquiçadas;
- Com uma pequena esponja ou escova de dentes (nova), retire as algas do enfeite ou planta afetada apenas passando com bastante cuidado;
Tome cuidado para não usar uma dose muito acima do recomendado para a litragem do seu aquário, tudo bem?
Se está procurando uma excelente fonte de carbono líquido para nutrir as plantas ou tratar as famosas algas peteca do seu aquário, te indico o Flourish Excel da Seachem. Para comprá-lo, basta clicar no link abaixo:
- Amplo suplemento para aquários plantados
- Contém uma rica variedade de oligoelementos, vitaminas e aminoácidos importantes
- Contém ferro, magnésio, cálcio, potássio, inositol, colina, B12, biotina e outros elementos...
- Não contém nitratos e fosfatos que podem contribuir para a proliferação de algas
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Há plantas sensíveis ao Carbono Líquido?
Sim! Algumas plantas, como elódeas e vallisnerias são notórias por derreter na presença de carbono líquido. Se você possui plantas sensíveis como essas, considere usar uma dosagem menor do que a recomendada para o seu aquário.