O que é, para que serve e como usar a Zeolita em um aquário? Você já ouviu falar sobre esse material? Leia esse artigo e tire suas dúvidas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
A Zeolita é uma excelente mídia usada para livrar seu aquário da amônia e outros produtos químicos. Muitas pessoas até mesmo se perguntam se podem usar esse tipo de material o tempo todo dentro do aquário.
As opiniões sobre esse assunto podem divergir um pouco, mas há um consenso de que você só deve usar a zeolita caso esteja enfrentando problemas com picos de amônia. Isso quer dizer que você pode utilizá-la quando há peixes em um aquário que está em processo de Ciclagem ou quando as bactérias benéficas morreram, como um pequeno desastre com um filtro estragado, por exemplo.
No entanto, a Zeolita não deve ser usada por longos períodos. Esse material pode tirar a amônia por um mês ou mais antes que se esgote!
Para saber um pouco mais sobre a Zeolita, continue lendo esse artigo!
Veja também:
O que é a Zeolita?
A Zeolita é um mineral extremamente absorvente e poroso. É composto de sílica e alumínio. Esse tipo de mineral captura resíduos e produtos, como uma esponja ou carvão ativado!
Há no mercado muitos tipos de zeolitas que foram criadas especialmente para uso em aquários de água doce. Além disso, há também um tipo que é adequado para todos os tipos de aquários (água doce e salgada).
Para que serve a Zeolita no aquário?
A Zeolita é perfeita para remover toxinas da água, mas seu foco principal é a absorção da amônia. Isso significa que esse material é uma opção perfeita para aquários que estejam passando por picos de amônia ou quaisquer outros picos potenciais.
É muito importante entender que a Zeolita não elimina todas as toxinas indesejáveis do aquário. Além disso, é bom saber que ela também não funciona para sempre, não se ficar dentro do aquário o tempo todo. Na verdade, ela satura de forma bastante rápida, tornando-a um agente redundante para o seu aquário.
A Zeolita pode ficar saturada e não surtir efeito em um mês ou até menos. Portanto, surge a necessidade de substitui-la ou reutilizá-la. Se o seu aquário estiver com picos muito altos de amônia, a zeolita pode se esgotar em duas semanas ou menos.
Com níveis elevados de amônia, você terá que testar a água com frequência e continuar substituindo a zeolita conforme necessário para obter os resultados desejados. Depois que você conseguir se livrar da amônia, pode removê-la do aquário!
Por que não posso usá-la desde o início da montagem?
Muitos aquaristas não são a favor do uso de zeolita em aquários recém-montados. Eles sugerem que as bactérias nitrificantes devem ter tempo suficiente para se desenvolverem para eliminar a amônia de forma natural. Por isso, como já mencionamos antes, você deve utilizar esse tipo de produto apenas quando seu aquário estiver com um pico muito alto de amônia.
Veja também:
Adicionar Zeolita no inicio da montagem pode acabar interrompendo o processo de Ciclagem do aquário. Além disso, é altamente recomendável que você retire a Zeolita quando os níveis de amônia tiverem caído. Se estiver com outros tipos de problemas, por exemplo, mau cheiro, uso de medicamentos e outros odores, pode preferir usar carvão ativado ao invés da Zeolita.
Como usar a Zeolita no aquário?
A Zeolita é semelhante ao carvão ativado. Ela pode ser colocada dentro de um saquinho e adicionada no filtro do aquário. Sobretudo, este tipo de mineral pode ser encontrado tanto a granel quanto em sacos fechados.
Se estiver interessado em adquirir a Zeolita, deixarei um link para compra logo abaixo:
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Se você tiver um filtro canister, a Zeolita deve ser colocada entre o perlon e o meio de filtragem biológica.
Uma grama de Zeolita pode ajudar a eliminar 1,5 mg de amônia.
Além disso, você pode colocá-la dentro de pequenos saquinhos e deixá-la dependurada no aquário diretamente no fluxo de água. Esse processo também irá ajudar a removê-la e substitui-la, especialmente se você a utiliza com muita frequência.
Posso reutilizar ou devo substituir a Zeolita?
A Zeolita pode ser reutilizada ou substituída. Se você quer economizar um pouco de dinheiro, pode recarregá-la. Existem várias maneiras de recarregar esse material.
Mergulhe em solução com sal
Você pode mergulhá-la em uma solução de água com sal. Isso fará com que ela libere toda a amônia que absorveu. Por fim, deixe-a embebida nessa solução por pelo menos 24 horas. Após isso, você pode retirar, lavar e deixar secando ao sol por pelo menos um ou dois dias.
Asse a Zeolita
Você também pode assar a Zeolita para reutilizá-la. Este método fornece resultados mais rápidos do que o método anterior. Você deve colocá-la em uma assadeira por cerca de trinta minutos a uma hora a uma temperatura de 180 graus Celsius para secar, mas tome muito cuidado!
Nota: Realize esse procedimento se você souber muito bem o que está fazendo, caso contrário, peça ajuda para alguém te orientar sobre o uso do forno!
Entretanto, o benefício de deixar a Zeolita secando ao sol é que você pode deixá-la em sua embalagem original. Nunca coloque a embalagem que vêm com ela dentro do forno!
Veja também:
Quando a Zeolita se esgota, você deve removê-la ao invés de recarregá-la. Caso a amônia tenha desaparecido do aquário, não é necessário substitui-la mais. Então, se você recarregou utilizando alguns dos métodos acima, você deve descartá-la dentro de dois a três meses de uso.
Conclusão
Você deve utilizar a Zeolita por um curto período de tempo. Isso quer dizer que você deve usá-la em casos onde haja picos de amônia. Uma vez que a amônia tenha reduzido e retornado aos níveis normais, você deve removê-la.
Agora, se estiver com outros problemas no aquário, por exemplo, mau cheiro, prefira usar o bom e velho carvão ativado!
2 Comentários
A Zeólita aumenta o ph da água?
Pode aumentar sim, depende da quantidade usada e o tamanho do aquário