Afinal, o que eu preciso fazer para as plantas do meu aquário crescerem saudáveis? Existem alguns princípios básicos que o aquarista precisa conhecer para que isso possa acontecer!
Assim como todos os outros seres vivos, as plantas de aquário precisam de certos nutrientes e condições para prosperarem. Se você espera cuidar de um aquário plantado do jeito certo, precisará aprender alguns princípios básicos antes de se aventurar por esse mundo.
Então, o que eu devo fazer para as plantas do meu aquário crescerem? Confira 4 itens essenciais e dicas sobre como manter um aquário plantado saudável!
Veja também:
4 itens essenciais que todo aquário plantado precisa
Existem quatro itens essenciais que as plantas precisam para viver – água, luz, nutrientes e dióxido de carbono (CO2). Abaixo, você terá uma visão geral sobre esses quatro itens e algumas dicas sobre como cultivar as plantas do seu aquário:
Água
Óbvio, né? Todas as plantas precisam de água para viver, mas as aquáticas precisam de muito mais. Algumas plantas aquáticas também podem crescer acima da superfície da água, desde que suas raízes estejam submersas, mas a maioria delas devem ficar completamente submersas.
Luz
As plantas crescem e obtêm nutrientes por meio do processo de fotossíntese, que utiliza a luz como principal fonte de energia. Para que elas possam crescer saudáveis, você precisará de uma luminária de espectro total, que imita a luz natural do dia. Algumas plantas requerem mais ou menos luz do que outras, mas a maioria delas precisam de cerca de 8 a 12 horas de luz por dia.
Nutrientes
Além da luz, as plantas aquáticas precisam de nutrientes para crescerem. Os nutrientes mais importantes são nitrogênio, fósforo e potássio, mas certos oligoelementos também são necessários. As plantas obtêm os três principais (conhecidos como macronutrientes) dos resíduos dos peixes, à medida que se decompõem na água do aquário. Os oligoelementos de que as plantas precisam (chamados micronutrientes) podem ser encontrados na água da torneira – por isso a importância de realizar trocas parciais de água para garantir que elas estejam recebendo os micronutrientes necessários.
Veja também:
Dióxido de Carbono (CO2)
Por meio do processo de fotossíntese, as plantas convertem dióxido de carbono em oxigênio. O dióxido de carbono já existe em seu aquário porque é um subproduto da respiração dos peixes e das trocas gasosas na superfície da água. Mas, dependendo das espécies de plantas que você possui dentro dele, precisará suplementar com injeção de CO2, utilizando um cilindro, e diminuindo a aeração do filtro.
Dicas para fazer as plantas do seu aquário crescerem saudáveis
Quando há falta de alguns dos itens listados acima, pode ter certeza de que as plantas do aquário terão problemas. Por outro lado, o excesso de alguns deles também pode impactar negativamente. Para garantir que as plantas tenham luz suficiente, use uma iluminação de espectro total que forneça cerca de 5 watts pra cada 3 litros de água.
Além disso, você também pode usar um temporizador para garantir que as luzes fiquem acesas entre 8 e 12 horas por dia. Em relação aos nutrientes, certifique-se de que esteja utilizando um substrato adequado e fertilizantes líquidos. Lembre-se, há plantas que são muito exigentes e outras pouco exigentes, por isso é importante pesquisar as espécies para ver quais são suas necessidades em relação a iluminação, substrato e fertilização.
Veja também:
Não há nada mais bonito do que um aquário plantado bem cuidado. A chave para garantir que as plantas vivas cresçam e prosperem, é aprender sobre cada uma delas antes de simplesmente adicioná-las no aquário. Cada planta possui necessidades específicas, portanto, pesquise bastante para que você possa cultivá-las da forma correta e evitar inúmeros problemas, como o surgimento das temidas algas.