Você sabe o que fazer após o fim da Ciclagem do seu aquário? Confira nesse artigo quais são os próximos passos que você deve seguir!
Assim que seu aquário atingir a terceira e última fase do processo de Ciclagem e completar a tarefa de estabelecer bactérias no filtro biológico, é importante ser paciente e ir devagar nos próximos passos.
As bactérias nitrificantes recém-estabelecidas (nitrobacter) que se desenvolveram, são apenas “bebês” e precisam de tempo para que possam amadurecer e se multiplicarem. Essas bactérias requerem oxigênio para sobreviver e alimentos (amônia ou biocarga, que é gerada por resíduos de todos as coisas que vivem dentro do aquário).
Vivendo praticamente em todas as superfícies do aquário, quanto maior for o número delas, mais fácil será para absorver a biocarga que entra no aquário. No entanto, quando a biocarga excede a população de bactérias nitrificantes, a amônia começa a subir novamente. Caso não seja controlada, é bem provável que o nitrito reapareça também.
Uma vez que o seu aquário tenha completado a Ciclagem, caso você comece a adicionar muitos peixes e aumentar a quantidade de resíduos perturbando muito as bactérias do filtro biológico, você pode ter um problema conhecido como a Síndrome do Aquário Novo, então vá devagar!
Veja também:
Organize o sistema
Quando os níveis de amônia e nitrito tiverem zerados na última fase do processo da Ciclagem, é hora de arrumar o sistema e preparar para receber os novos habitantes.
Lembre-se de que as bactérias recém-nascidas que se desenvolveram na fase final do processo de Ciclagem são parte fundamental da construção da sua colônia de bactérias no filtro biológico. Essas bactérias benéficas vivem em todas as superfícies do aquário, e à medida que “amadurecem” e se multiplicam, são elas que manterão o sistema em equilíbrio. Neste estágio, você não quer enfraquecê-las ou perdê-las, então abaixo, segue uma lista do que você pode fazer:
- Limpe os vidros do aquário;
- Remova quaisquer resíduos orgânicos que estejam no fundo dele, limpando levemente com um sifão apenas a superfície do substrato / cascalho;
- Remova a matéria orgânica que se acumulou dentro ou ao redor de decorações, plantas e rochas. Isso pode ser feito usando uma escova de dente ou esguichando um pouco de água através de uma bombinha de ar. Essa é uma ótima maneira de retirar aquelas sujeiras mais difíceis e fazer com que elas fiquem suspensas na coluna d’água, ajudando no processo de retirada;
Faça uma troca parcial de água
Junto com a limpeza do aquário, uma vez que os níveis de amônia e nitrito caiam para zero, faça uma troca parcial de água. Trocar cerca de 20 a 25 por cento da água no aquário é benéfico pelas seguintes razões:
- A troca ajuda a reabastecer minerais e oligoelementos essenciais para que o sistema funcione corretamente;
- Ajuda a corrigir e restabelecer o pH do aquário;
- Além disso, melhora a qualidade geral da água, ideal para os novos habitantes;
Depois que o aquário estiver limpo e com a troca parcial de água feita, é hora de enxaguar ou substituir quaisquer materiais de filtragem mecânica, como perlons e esponjas sujas.
Veja também:
Lembrando que as esponjas podem ser limpas na própria água da troca parcial de água que foi realizada. No entanto, você pode reabastecer o perlon apenas adicionando um novo pedaço.
Agora, deixe o aquário funcionando por alguns dias para permitir que o filtro volte a funcionar adequadamente. Se neste ponto qualquer material de filtragem parecer sujo, limpe-o novamente.
Dica: Nenhuma troca parcial de água deve ser feita durante o processo de Ciclagem, uma vez que isso pode acabar retardando a conclusão do processo, que gira em torno de 30 dias.
Adicione alguns peixes
Depois de fazer tudo isso e aguardar alguns dias novamente, cerca de 2 dias, realize um teste de amônia e verifique se ela está zerada e se o pH está de acordo com o que você necessita. Se tudo estiver bem, adicione alguns pequenos peixes para começar. Evitar a superlotação é o primeiro passo para obter sucesso no aquarismo.
Mantenha o aquário estabilizado
Depois da adição dos primeiros peixes no aquário, deixe o aquário assim por várias semanas para que fique estabilizado.
Isso significa que você deve testar a água quase que diariamente em busca de traços de amônia e nitrito após a introdução dos primeiros peixes. Quanto mais tempo você deixar ele assim, melhor será, já que dará tempo das bactérias benéficas se multiplicarem. Com isso seu aquário irá se tornar um sistema completo e estável.
Veja também:
Crie uma rotina regular de manutenção
A chave para manter um aquário de sucesso é criar uma rotina de manutenção.
Não há um passo a passo que explica quando você deve realizar trocas parciais de água, pois isso vai depender muito da carga biológica do seu aquário e do tamanho dele. Lembre-se que todos os aquários são diferentes, portanto, cabe a você criar uma rotina semanal ou quinzenal de manutenção.
No entanto, essas tarefas de limpeza e trocas parciais de água devem ser feitas sempre, para que você tenha peixes saudáveis e um aquário bem estabilizado.
Assim que seu aquário começa a se estabilizar, você saberá o momento certo de limpá-lo e conseguirá criar uma rotina de limpeza que se adeque a sua rotina diária.
E você? O que faz após o fim da Ciclagem do aquário? Sai adicionando tudo o que tem direito? Conte aqui nos comentários!
1 comentário
Valeu, estava justamente procurando sabe se tinha que limpar o meu filtro, no caso um canister, durante a ciclagem ou não, depois de + de 30 anos que tive um Aquário montei um recentemente e ontem que eu coloquei água, mas antes estou me atualizando lendo e vendo vídeos, seu artigo me ajudou bastante, como moro em município pequeno a aqua é de cachoeira, mas é um pouco clorada pela cedae, marcou no enchimento 6,2 e a temperatura era de 19°, hoje cedo a temperatura ficou em 28°, parâmetro que vou manter, aquário de 200 litros, ainda não coloquei acelerador.