Close Menu
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    MyAquariumMyAquarium
    • Home
    • Notícias
    • Artigos
      • Aquários de Água Doce
      • Aquário Marinho
      • Peixes
        • Peixes de Água Doce
        • Peixes de Água Salgada
      • Plantas
        • Low-Tech
        • High-Tech
      • Doenças
        • Bactérias
        • Parasitas
        • Protozoários
      • Invertebrados
        • Invertebrados de Água Doce
        • Invertebrados de Água Salgada
      • Corais
      • Anêmonas
    • Contato
    • Sobre
    • Português
      • Inglês
    MyAquariumMyAquarium
    Home»Artigos»Aquários de Água Doce»O que meus peixes fazem durante o dia no aquário?
    Aquários de Água Doce

    O que meus peixes fazem durante o dia no aquário?

    Adriano GolobPor Adriano Golob10/01/2022Nenhum comentário6 min de leitura
    Facebook Twitter Pinterest Telegram WhatsApp
    O que meus peixes fazem durante o dia no aquário

    Você tem ideia do que os seus peixes fazem durante o dia no aquário enquanto você está fora? Confira quais são os comportamentos mais comuns.


    Então você chega da escola, do trabalho ou da faculdade, prepara algo para comer e se senta para relaxar durante a noite. Enquanto isso, seus peixes seguem todos os seus movimentos, observando-o por trás dos vidros do aquário.

    Agora, você pega a ração deles e dá um pouquinho para eles comerem. Talvez você tenha até se sentado na frente do aquário para apreciá-los enquanto devoram a ração. Mas você já se perguntou o que os peixes fazem durante o dia quando você não está por perto? E o que eles fazem a noite quando você está dormindo?

    Continue lendo para descobrir!

    Índice

    Toggle
    • Peixes diurnos x noturnos
    • Qual a importância do dia e da noite para os peixes?
    • Como funciona o ciclo dia e noite no aquário?
    • Comportamento dos peixes diurnos
    • Comportamento dos peixes noturnos

    Peixes diurnos x noturnos

    Descobrir o que os peixes fazem depende principalmente da espécie e e se eles são diurnos ou noturnos.

    A maioria das espécies vendidas em lojas de aquarismo são diurnas, o que significa que são mais ativas durante o dia. Os peixes noturnos, por outro lado, são mais ativos à noite. Existem muitas espécies de peixes crepusculares que são ativas ao entardecer e ao amanhecer.

    Curiosidade: A maioria dos peixes predadores tendem a ser noturnos, caçando sob a escuridão, enquanto os herbívoros e onívoros são mais ativos durante o dia.

    Qual a importância do dia e da noite para os peixes?

    As pessoas costumam acordar logo quando o sol nasce pela manhã, certo? À noite, quando escurece, você vai para a cama descansar e recarregar suas baterias após um dia bem agitado. Bom, fique sabendo que os peixes são iguais a você!

    Na natureza, ao amanhecer, os peixes crepusculares emergem de seus esconderijos noturnos e os peixes diurnos ficam mais ativos. O primeiro instinto de um peixe é de se alimentar. Os insetos também ficam mais ativos quando chega a luz do dia, ficando a maior parte do tempo na superfície da água e fornecendo alimento para diversas espécies de peixes.

    Em contrapartida, as espécies de peixes noturnos procuram um abrigo, onde passam a maior parte do dia escondidos da luz solar.

    Veja também:

    • Qual a quantidade de luz necessária para os peixes de água doce?

    Mais tarde, ao anoitecer, as criaturas crepusculares voltam a se alimentar antes de se retirarem para descansar. Os peixes diurnos começam a desacelerar e, quando o sol se põe e a escuridão chega, eles ficam inativos e encontram um esconderijo seguro para passar a noite.

    Então, assim que escurece, chega o turno da noite. Os peixes noturnos emergem de seus esconderijos e começam sua procura por comida.

    Como funciona o ciclo dia e noite no aquário?

    Por mais que você esteja criando peixes em um aquário, isso não significa que o ciclo de dia e noite seja menos importante para eles.

    Sem a luz e a escuridão, os peixes podem não saber quando é a hora certa de comer e descansar. Isso é muito estressante para eles, podendo deixar seus sistemas imunológicos mais frágeis, tornando-os vulneráveis ao ataque de parasitas, bactérias e outras doenças comuns.

    Hoje em dia, você pode comprar sistemas completos de iluminação, permitindo definir de forma gradual a intensidade da luz gerada. Portanto, mesmo que você não esteja por perto para ligar e desligar as luzes de forma manual, seus peixes ainda desfrutarão do ciclo natural de dia / noite.

    Veja também:

    • Por quanto tempo posso deixar a luz ligada em um aquário de kinguios?

    No entanto, se você não têm dinheiro para comprar esse tipo de luminária para o seu aquário, pode optar por adquirir um temporizador para ajudar a desligar e ligar as luzes. Os temporizadores são dispositivos simples e baratos que permitem predefinir os horários em que as luzes devem ficar ligadas ou desligadas. Conecte a sua luminária ao temporizador, e depois conecte-o à energia elétrica e tudo estará configurado.

    Imagem Produto Descrição Preço
    temporizador 2 Timer Analógico Bivolt 110-22V Liga Desliga Luz Aquário Tv Dvd 24h Temporizador Analógico Corrente: 10A Voltagem: (110v/ 220v) Relógio: 24 Horas Comprar na Amazon

    Comportamento dos peixes diurnos

    Os peixes que costumam ser mais ativos durante o dia começam a se alimentar logo cedo. Isso pode envolver buscas por restos de comida no fundo do aquário, rações que você espalhe na superfície ou até mesmo algas que possam crescer nas decorações e vidros. Dependendo da espécie, a procura por alimento pode ser a principal tarefa do peixe durante o dia.

    Algumas espécies mais territoriais, como os bettas, passarão parte do dia vasculhando seus territórios. Na natureza, o betta afugenta quaisquer outros intrusos em potencial.

    Veja também:

    • Por que meu peixe betta pula para fora do aquário?

    Os peixes de cardume ficarão nadando em grupos, explorando seu ambiente e buscando segurança em seus grupos. Algumas espécies mais sociáveis, como os kinguios e as coridoras, parecem gostar de andar juntas em busca de comida.

    Outros peixes, como os guppies e platys, passam a maior parte do tempo assediando as fêmeas do aquário para tentar se reproduzir. Quando as luzes se apagam, alguns deles podem ficar no fundo descansando sob o substrato ou até mesmo próximos à superfície.

    Comportamento dos peixes noturnos

    Agora que você aprendeu um pouco sobre o comportamento dos peixes diurnos, vamos falar um pouco sobre os peixes noturnos.

    Como os peixes noturnos conseguem viver e se alimentar na escuridão? Bem, algumas adaptações permitem que eles sobrevivam nessas condições:

    • Os peixes noturnos geralmente nadam mais devagar do que os diurnos, pois possuem visibilidade reduzida;
    • Esses animais costumam ter olhos grandes para absorver a maior quantidade de luz possível;
    • Os peixes noturnos são tipos solitários que têm menos probalidade de nadar em cardumes;
    • Durante o dia, quando as luzes estão acesas, eles gostam de ficar escondidos;
    • A maioria das espécies noturnas possuem cores únicas, geralmente marrom ou vermelho, por isso ficam camuflados em condições com pouca luz.

    Se você tem peixes noturnos, o ideal é ter um tipo de luminária que simule a luz do luar. O luar engana os peixes fazendo-os acreditar que a noite chegou, então eles se tornam mais ativos, permitindo que você possa observá-los.

    Veja também:

    • Por que você precisa ter um peixe cascudo no aquário? Veja os 3 principais motivos!

    Além disso, você também deve alimentar as espécies noturnas logo antes das luzes se apagarem, pois é a forma como eles são programados para buscar comida. Dessa forma, você consegue observá-los nadando e se alimentando.

    Quando as luzes do aquário acendem, os peixes noturnos dormem ou se deitam em suas cavernas, plantas ou debaixo de troncos, digerindo seus alimentos e recarregando suas baterias antes que seja hora de sair da escuridão.

    Post AnteriorComo um Axolote pode te ensinar sobre vulnerabilidade?
    Próximo Post Barbo Dourado (Pethia gelius)
    Adriano Golob

    Olá, espero que tenha gostado do conteúdo! Meu nome é Adriano e sou o criador do site MyAquarium. Comecei no hobby de aquarismo há cerca de 12 anos. O objetivo desse site é trazer conteúdo de qualidade e de fácil entendimento para todos os níveis de aquaristas. Aproveite para tirar suas dúvidas, será um prazer te ajudar!

    Posts Relacionados

    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo blog 3

    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo

    25/09/2023
    peixes de aquário que gostam de viver em águas movimentadas

    Top 10 peixes de aquário que gostam de águas movimentadas

    18/09/2023
    O Kinguio Peixinho Dourado pode viver sozinho no aquário

    O Kinguio (Peixinho Dourado) pode viver sozinho no aquário?

    05/09/2023
    Deixe um comentário Cancelar Resposta

    Posts Mais Lidos

    peixes compatíveis com o lebiste guppy

    Confira 12 peixes compatíveis com o Lebiste (Guppy)

    25/02/2022
    Top 50 espécies de peixes de água doce para aquário

    Espécies de peixes de água doce para aquário: Top 50!

    25/10/2022
    peixes compatíveis acará bandeira pterophyllum scalare

    Confira 10 peixes compatíveis com o Acará Bandeira

    29/03/2021
    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo blog 3

    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo

    25/09/2023
    Facebook Instagram
    © 2025 MyAquarium. Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.