Você tem ideia do que os seus peixes fazem durante o dia no aquário enquanto você está fora? Confira quais são os comportamentos mais comuns.
Então você chega da escola, do trabalho ou da faculdade, prepara algo para comer e se senta para relaxar durante a noite. Enquanto isso, seus peixes seguem todos os seus movimentos, observando-o por trás dos vidros do aquário.
Agora, você pega a ração deles e dá um pouquinho para eles comerem. Talvez você tenha até se sentado na frente do aquário para apreciá-los enquanto devoram a ração. Mas você já se perguntou o que os peixes fazem durante o dia quando você não está por perto? E o que eles fazem a noite quando você está dormindo?
Continue lendo para descobrir!
Peixes diurnos x noturnos
Descobrir o que os peixes fazem depende principalmente da espécie e e se eles são diurnos ou noturnos.
A maioria das espécies vendidas em lojas de aquarismo são diurnas, o que significa que são mais ativas durante o dia. Os peixes noturnos, por outro lado, são mais ativos à noite. Existem muitas espécies de peixes crepusculares que são ativas ao entardecer e ao amanhecer.
Curiosidade: A maioria dos peixes predadores tendem a ser noturnos, caçando sob a escuridão, enquanto os herbívoros e onívoros são mais ativos durante o dia.
Qual a importância do dia e da noite para os peixes?
As pessoas costumam acordar logo quando o sol nasce pela manhã, certo? À noite, quando escurece, você vai para a cama descansar e recarregar suas baterias após um dia bem agitado. Bom, fique sabendo que os peixes são iguais a você!
Na natureza, ao amanhecer, os peixes crepusculares emergem de seus esconderijos noturnos e os peixes diurnos ficam mais ativos. O primeiro instinto de um peixe é de se alimentar. Os insetos também ficam mais ativos quando chega a luz do dia, ficando a maior parte do tempo na superfície da água e fornecendo alimento para diversas espécies de peixes.
Em contrapartida, as espécies de peixes noturnos procuram um abrigo, onde passam a maior parte do dia escondidos da luz solar.
Veja também:
Mais tarde, ao anoitecer, as criaturas crepusculares voltam a se alimentar antes de se retirarem para descansar. Os peixes diurnos começam a desacelerar e, quando o sol se põe e a escuridão chega, eles ficam inativos e encontram um esconderijo seguro para passar a noite.
Então, assim que escurece, chega o turno da noite. Os peixes noturnos emergem de seus esconderijos e começam sua procura por comida.
Como funciona o ciclo dia e noite no aquário?
Por mais que você esteja criando peixes em um aquário, isso não significa que o ciclo de dia e noite seja menos importante para eles.
Sem a luz e a escuridão, os peixes podem não saber quando é a hora certa de comer e descansar. Isso é muito estressante para eles, podendo deixar seus sistemas imunológicos mais frágeis, tornando-os vulneráveis ao ataque de parasitas, bactérias e outras doenças comuns.
Hoje em dia, você pode comprar sistemas completos de iluminação, permitindo definir de forma gradual a intensidade da luz gerada. Portanto, mesmo que você não esteja por perto para ligar e desligar as luzes de forma manual, seus peixes ainda desfrutarão do ciclo natural de dia / noite.
Veja também:
No entanto, se você não têm dinheiro para comprar esse tipo de luminária para o seu aquário, pode optar por adquirir um temporizador para ajudar a desligar e ligar as luzes. Os temporizadores são dispositivos simples e baratos que permitem predefinir os horários em que as luzes devem ficar ligadas ou desligadas. Conecte a sua luminária ao temporizador, e depois conecte-o à energia elétrica e tudo estará configurado.
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Timer Analógico Bivolt 110-22V Liga Desliga Luz Aquário Tv Dvd 24h | Temporizador Analógico Corrente: 10A Voltagem: (110v/ 220v) Relógio: 24 Horas | Comprar na Amazon |
Comportamento dos peixes diurnos
Os peixes que costumam ser mais ativos durante o dia começam a se alimentar logo cedo. Isso pode envolver buscas por restos de comida no fundo do aquário, rações que você espalhe na superfície ou até mesmo algas que possam crescer nas decorações e vidros. Dependendo da espécie, a procura por alimento pode ser a principal tarefa do peixe durante o dia.
Algumas espécies mais territoriais, como os bettas, passarão parte do dia vasculhando seus territórios. Na natureza, o betta afugenta quaisquer outros intrusos em potencial.
Veja também:
Os peixes de cardume ficarão nadando em grupos, explorando seu ambiente e buscando segurança em seus grupos. Algumas espécies mais sociáveis, como os kinguios e as coridoras, parecem gostar de andar juntas em busca de comida.
Outros peixes, como os guppies e platys, passam a maior parte do tempo assediando as fêmeas do aquário para tentar se reproduzir. Quando as luzes se apagam, alguns deles podem ficar no fundo descansando sob o substrato ou até mesmo próximos à superfície.
Comportamento dos peixes noturnos
Agora que você aprendeu um pouco sobre o comportamento dos peixes diurnos, vamos falar um pouco sobre os peixes noturnos.
Como os peixes noturnos conseguem viver e se alimentar na escuridão? Bem, algumas adaptações permitem que eles sobrevivam nessas condições:
- Os peixes noturnos geralmente nadam mais devagar do que os diurnos, pois possuem visibilidade reduzida;
- Esses animais costumam ter olhos grandes para absorver a maior quantidade de luz possível;
- Os peixes noturnos são tipos solitários que têm menos probalidade de nadar em cardumes;
- Durante o dia, quando as luzes estão acesas, eles gostam de ficar escondidos;
- A maioria das espécies noturnas possuem cores únicas, geralmente marrom ou vermelho, por isso ficam camuflados em condições com pouca luz.
Se você tem peixes noturnos, o ideal é ter um tipo de luminária que simule a luz do luar. O luar engana os peixes fazendo-os acreditar que a noite chegou, então eles se tornam mais ativos, permitindo que você possa observá-los.
Veja também:
Além disso, você também deve alimentar as espécies noturnas logo antes das luzes se apagarem, pois é a forma como eles são programados para buscar comida. Dessa forma, você consegue observá-los nadando e se alimentando.
Quando as luzes do aquário acendem, os peixes noturnos dormem ou se deitam em suas cavernas, plantas ou debaixo de troncos, digerindo seus alimentos e recarregando suas baterias antes que seja hora de sair da escuridão.