O que será que você precisa saber antes de comprar um aquário? Confira quais são as principais dicas para os iniciantes no hobby!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Muitos aquaristas podem ter uma primeira experiência ruim no hobby e acabam desistindo quase antes mesmo de começar. Planejar a compra do aquário e demais equipamentos necessários para seu bom funcionamento, poderá ajudar a evitar cair em armadilhas comuns. Mesmo para o aquarista que já possui uma boa experiência no hobby, um planejamento é sempre essencial!
Nesse artigo, tentarei trazer todas as principais dicas sobre o que você precisa saber antes de comprar um aquário. Aproveite!
O que você precisa saber antes de comprar um aquário?
Dois fatores básicos devem ser considerados ao montar um novo projeto de aquário, o custo e o tamanho dele. Nos dois casos, os iniciantes no hobby podem ignorar ou subestimar alguns desses pontos e ter enormes problemas no futuro.
Veja também:
Vamos falar um pouco sobre os custos
Comprar um aquário pode custar caro, portanto, não se iluda pensando que vai ter um lindo aquário na sua casa gastando cerca de R$100,00. Falando a verdade, esse custo pode ser de no mínimo R$400,00 para ter um equipamento básico decente.
Nesse caso, estamos falando de aquários pequenos e os valores podem variar bastante dependendo da região em que a pessoa vive, por exemplo. No entanto, se mesmo assim esse investimento for muito alto, é aconselhável economizar até que você tenha recursos suficientes para obter tudo que necessita. Para começar, o ideal é que você faça uma pequena lista com todos os itens que vai precisar.
Faça uma lista dos itens necessários
As despesas iniciais incluem aquário e móvel, termostato, iluminação, filtro, cascalho e decorações, bem como produtos para tratamento da água, rede para pegar os peixes e material de limpeza. Isso tudo sem contar os peixes e rações. Faça uma lista completa e vá até o pet shop mais próximo de sua casa. Anote todos os preços dos itens para você ter uma ideia de quanto vai sair tudo.
Ao chegar em casa, determine se esses valores cabem em seu orçamento. Você pode se surpreender ao ver qual é o custo total real para ter um aquário básico em casa.
Veja também:
Se por algum motivo seu orçamento estiver apertado, outra opção é pedir ajuda. Aproveite o seu aniversário ou alguma outra data comemorativa e peça alguns desses itens como presente. Dessa forma, você poderá obter algo que eles sabem que você deseja. Talvez você possa ser surpreendido e ganhar os itens sem esperar uma ocasião especial!
Além disso, uma outra opção bastante comum é procurar por equipamentos usados. Eu apenas recomendo que você tome cuidado ao adquirir itens usados, pois podem estar apresentando problemas. Por exemplo, o aquário pode estar com vazamentos, o filtro ou termostato podem não estar funcionando. Testar os itens antes de comprá-los é a melhor opção.
Ao tentar adquirir itens usados, questione o vendedor sobre possíveis defeitos e não pague mais do que 50% do valor original do produto. Em relação aos vidros e decorações sujos, eles podem ser limpos com bastante facilidade. Mas fique de olho nos arranhões e nas rachaduras, pois eles não podem ser corrigidos.
Qual o tamanho do aquário ideal para começar?
Evite aquários com menos de 40 litros se for a sua primeira tentativa no hobby. Aquários pequenos são muito mais difíceis de cuidar do que os grandes, pois as principais toxinas que prejudicam os peixes (amônia, nitrito e nitrato) se acumulam com muito mais facilidade em pequenos volumes d’água. Além disso, as mudanças bruscas de temperatura e demais alterações químicas na água podem ocorrer muito mais rapidamente quando há apenas alguns litros de água.
Veja também:
Na pior das hipóteses, se não for possível comprar um aquário maior devido ao espaço ou simplesmente por questões financeiras, adquira um com 20 litros ou mais. Mesmo sendo pequeno, você ainda consegue fazer com que os peixinhos prosperem. Evite as famosas beteiras.
Eu criei um artigo com as principais espécies de peixes que podem ser criadas em aquários pequenos. Caso queira se aprofundar no assunto, basta clicar aqui!
Leve em consideração o peso do aquário
Esteja ciente de que um aquário com mais de 60 litros pode pesar cerca de 200 quilos quando cheio. Por isso, não só você deve pensar na litragem do aquário mas também no suporte ou móvel onde ele vai ficar. Eu recomendo que você evite prateleiras!
Fora ter uma ideia do móvel, você também vai precisar se preocupar com o local onde ele vai ficar. Aquários não devem ficar sob luz solar direta ou em ambientes onde haja correntes de ar muito fortes ou variações de temperatura extremas.
Veja também:
Sobretudo, escolha um local onde não haverá problemas se cair um pouco de água no chão. A manutenção, adição ou remoção de peixes e outros itens pode espirrar água ao redor do aquário. Lembre-se disso se estiver pensando em manter o aquário em um móvel de mdf ou sobre uma estante cheia de livros ou outros itens que possam molhar.
Não esqueça da quantidade de peixes
Por fim, seja realista quanto ao tamanho e a quantidade de peixes que deseja manter. Eles determinarão o tamanho do aquário necessário, o que irá afetar o espaço para acomodá-los. Mesmo que você comece com um aquário grande, adquira peixes pequenos e fáceis de cuidar. À medida que for ganhando experiência, você pode ir adicionando peixes mais exigentes.
Conclusão
De forma bastante resumida, ao iniciar no hobby de aquarismo, pense nas espécies que você quer criar, em seguida, veja quais são suas necessidades básicas, como o tamanho do aquário, fluxo de água adequado, iluminação e decorações.
A pesquisa é a chave para você evitar comprar peixes e equipamentos desnecessários. Se você chegou até aqui, é bem provável que agora já possua uma boa ideia do que fazer! Mão na massa!
*Artigo original publicado em TheSprucePets;