O uso do alho em aquários possui algum benefício? Nesse artigo, buscamos desmistificar esse assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O alho é usado no aquarismo há muito tempo, mas sua eficácia ainda é um tema muito discutido entre os aquaristas. Ele pode servir como um estimulante eficaz quando nos referimos ao apetite dos peixes. No entanto, seus reais benefícios ainda são um mistério.
Quais são os benefícios conhecidos do uso do alho em aquários?
O alho é conhecido por ser um grande potencializador do apetite, ou seja, pode ser utilizado na ração para alimentar peixes recém-adquiridos. Para este fim, qualquer forma pode ser utilizada. Além disso, alho prensado na hora e produtos líquidos à base de alho criados especialmente para uso em aquários, podem ser muito eficazes.
Veja também:
Diversos aquaristas consideram o alho um impulsionador do sistema imunológico e o comparam a vitamina C em humanos. No entanto, até o momento não há dados factuais para apoiar essa ideia.
O componente mais poderoso do alho é um produto químico que ele contém chamado Alicina. Essa substância liberada pelo alho possui o poder de matar ativamente parasitas nos peixes e, de acordo com alguns estudos científicos, a Alicina mata parasitas, incluindo o Íctio (doença dos pontos brancos).
Veja também:
Muitas pessoas utilizam o alho para matar parasitas em seus aquários, e relatam até mesmo uma diminuição na frequência de qualquer problema de saúde nos animais, quando o utilizam na dieta dos peixes durante um longo período de tempo, por exemplo.
Alguns estudos até mostraram que a Alicina pode matar, por exemplo, fungos, bactérias e até vírus. Portanto, isso mostra que ela possui potencial para matar uma ampla variedade de patógenos.
Como utilizar o alho no meu aquário?
É muito importante saber a forma de usar o alho. Muitos alimentos já contêm alho em sua composição, no entanto, podem não surtir um efeito sobre os parasitas. A forma mais eficaz é prensar o alho. Utilize o suco gerado pelo alho para banhar uma ração em formato de bolinhas, por exemplo.
Posso te dar uma dica rápida? Há duas rações excelentes que possuem alho em sua composição. Eu costumo sempre utilizá-las e nunca tive problemas com doenças. Então, caso você queira comprá-las, deixarei os links aqui embaixo:
No products found.
Veja também:
Alguns aquaristas costumam até deixar pedacinhos de alho dentro de potes de ração, a fim de que ela possa absorver suas substâncias “milagrosas”. No entanto, não recomendo fazer isso em casos de ração em flocos, já que por motivos óbvios, ela irá praticamente se dissolver.
Além disso, uma outra opção é colocar um dente de alho dentro da água no aquário (sempre coloco 1 dente pequeno para 30 litros de água). A liberação da Alicina, pode ser fundamental para ajudar peixes que estão com dificuldades para se alimentar, já que problemas alimentares, podem ocasionar o surgimento de diversas doenças nos peixes.
Referências Bibliográficas
Ankri, S., and D. Mirelman. 2001. “Antimicrobial properties of allicin from garlic.” Microbes and Infection, 1(2):125-129.