Será que os caramujos que vivem em nossos aquários são realmente animais noturnos? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre esse intrigante assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Se você está procurando adicionar algumas criaturas novas no seu aquário que possam trazer beleza e ao mesmo tempo serem úteis, os caramujos serão sempre uma boa opção. Esses animais são fascinantes e deixarão todos hipnotizados vendo seus movimentos lentos pelo vidro do aquário. Mas qual é o melhor horário para apreciá-los? Será que os caramujos de aquário são animais noturnos?
O ciclo do sono de um caramujo não se baseia em 24 horas, então eles também podem ser vistos durante o dia. No entanto, sua tendência é minimizar suas atividades durante as horas em que as luzes estão acesas. Eles preferem ficar protegidos até a noite, quando tudo fica escuro.
Veja também:
Por mais incrível que pareça, há muitas informações para aprender sobre esses pequenos animais no caso de você querer adicioná-los em seu aquário. Enquanto algumas pessoas os consideram pragas, outras adoram criá-los dentro de seus aquários para ajudar na limpeza de algas e detritos, por exemplo.
Há uma ração muito boa no mercado indicada para alimentar pequenos invertebrados do aquário. Eu sempre utilizo a Jbl Novo prawn para alimentar meus camarões e caramujos. Para adquiri-la, basta clicar no link abaixo:
Os caramujos de aquário são animais noturnos?
Um dos aspectos mais legais desses animais é sobre o seu ciclo de sono. Dá um bom debate decidir se essas criaturas são noturnas ou não, dado o fato de suas horas de atividade.
O ciclo de sono dos caramujos é muito diferente dos humanos. Consiste em cerca de 12 – 13 horas de sono intermitente, para então permanecer por até 30 horas em atividade. Como esse tempo excede um dia (24 horas), seria errado afirmar que eles são criaturas totalmente noturnas. Ainda assim, você consegue vê-los emergindo do fundo do aquário durante o dia e realizando suas atividades de maneira normal, mas também é verdade que eles costumam ser mais ativos durante a noite. Esse comportamento é ainda mais acentuado quando todas as luzes estão apagadas.
Veja também:
Um caramujo que esteja dormindo pode ser confundido com um animal doente ou morto. Isso ocorre porque seus músculos ficam relaxados durante esse período, de modo que suas conchas podem ficar um pouco de lado durante seus cochilos. Mesmo que ainda estejam parados e quietos, o muco que eles produzem ainda os mantém presos à superfície onde decidiram dormir.
No entanto, os caramujos também podem flutuar ou enterrar-se em qualquer substrato que haja no aquário. Apesar do tempo que necessitam para descansar, eles não se incomodam se forem “acordados” durante o sono. Eles irão apenas retornar qualquer atividade que estavam fazendo e continuarão com seu ciclo.
Existem inúmeras espécies de caramujos e, embora muito parecidas, cada uma delas possuem suas próprias características. Na verdade, os ciclos do sono diferem bastante de uma para a outra. Mas uma coisa é fato, a maioria delas preferem andar pelo aquário durante à noite. Então, sim, os caramujos de aquário são animais noturnos, mas podem ser vistos durante o dia, mesmo que realizem poucas atividades durante esse período!