Será que os ciclídeos podem viver sozinhos ou isso é muito cruel com eles? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Como você deve saber, a maioria dos ciclídeos são bastante territoriais. Às vezes, dependendo do tamanho do aquário ou das espécies que estão dentro dele, eles podem acabar brigando e causar muitos problemas. Nesses casos, pode ser necessário separar um ou outro peixe e colocá-lo em um outro aquário. Mas será que os ciclídeos podem viver sozinhos?
Os ciclídeos podem viver sozinhos?
Quando os ciclídeos estão um ambiente com água bem tratada e bons alimentos, em teoria, a maioria deles conseguem viver sozinhos. No entanto, é melhor manter pelo menos um casal reprodutor ou mais para permitir que eles prosperem. O único ciclídeo que costuma ser mantido sozinho é o Oscar.
Embora seja possível manter os ciclídeos sozinhos, o ideal é que estejam sempre acompanhados de outros da espécie. No restante deste artigo, iremos dar alguns conselhos sobre a forma como você deve mantê-los.
Veja também:
Ciclídeos criados sozinhos são muito mais agressivos
Sempre que você criar um ciclídeo sozinho no aquário, ele se tornará agressivo. A razão para isso é porque esses peixes são muito territoriais. Por isso, se você adicionar qualquer outro peixe ao aquário, eles irão enxergá-lo como um intruso e se tornarão bastante agressivos. Isso também ocorre quando você remove um ciclídeo de um grupo e o coloca em outro aquário, pois ele também irá ver esse novo ambiente como seu próprio território.
Esta é a razão pela qual é sempre melhor criar grupos de peixes jovens no aquário. Quando crescem juntos, eles irão aprender a dividir o mesmo espaço e passarão os dias com pequenas brigas em relação a dominação e territórios. Além disso, isso também é gratificante, porque é muito divertido observá-los em suas “brigas” diárias.
Manter ciclídeos de diferentes partes do mundo no mesmo aquário é uma boa ideia?
Em primeiro lugar, não mantenha ciclídeos de diferentes partes do mundo juntos no mesmo aquário. Isso tem a ver com seus sistemas imunológicos e, principalmente, com as condições e parâmetros de água que necessitam. De resto, em relação ao comportamento são bem parecidos, mas você precisa fazer uma boa pesquisa e ver os tipos de companheiros que seus ciclídeos gostam.
Oscars podem viver sozinhos?
O peixe Oscar parece ser a exceção à regra quando o assunto é viver sozinho. Eles são uns dos ciclídeos para iniciantes mais populares e, por conta disso, muito fáceis de cuidar. Além disso, com o tempo eles desenvolvem uma personalidade única, incluindo permitir que seus donos possam acariciá-los e até mesmo comer em suas mãos.
Veja também:
Que tipo de conclusão podemos tirar sobre esse assunto?
A melhor forma de descobrir se os ciclídeos podem viver sozinhos ou não é através das experiências de outros aquaristas. Algumas pessoas tiveram que manter seus ciclídeos sozinhos em aquários por diversos motivos diferentes. Em alguns casos, o ciclídeo acabou matando os companheiros, e em outros, ele foi intimidado por outra espécie e, portanto, teve que viver separado.
Por experiência própria, os ciclídeos tornam-se muito tímidos quando mantidos sozinhos. Eles não exploram o aquário da mesma forma que o fariam se estivessem com mais peixes da mesma espécie, por exemplo. Além disso, eles ficam mais escondidos nos primeiros dias (quando adicionados ao aquário) se não estiverem acompanhados de outros peixes.
Também há casos de pessoas que descobriram que seus ciclídeos não tinham problemas em viver sozinhos. No entanto, eles argumentaram que os peixes pareciam se sentir mais solitários e sem vida. Particularmente, eu acho que não é uma boa ideia manter ciclídeos sozinhos, então, se você quiser testar pode adicionar algumas outras espécies compatíveis e ver como elas irão se portar.
Veja também:
De um modo geral, certifique-se de que seus companheiros não sejam pequenos demais e lembre-se de que os ciclídeos são animais territoriais e que precisam de bastante espaço para nadar, além de esconderijos para se refugiarem.