Será que os peixes de aquário podem comer pão? O que acontece com eles? Leia esse artigo e tenha suas dúvidas respondidas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Eu tenho quase certeza de que você já deu algum pedacinho de pão para um kinguio ou Carpa em um lago, certo? Como os peixes parecem comê-lo com extrema voracidade, você pode estar se perguntando: será que os peixes de aquário também podem comer pão?
Os peixes de aquário podem comer pão?
A resposta mais curta e direta é que o pão é um dos piores alimentos que você pode dar para a maioria dos peixes de aquário. Existem muitas razões importantes e iremos abordá-las nesse artigo.
Se eu pudesse te dar um conselho agora seria: Procure sempre dar rações formuladas especialmente para os peixes. O pão e qualquer outro tipo de comida preparada para humanos não devem fazer parte da dieta de um peixe (você também provavelmente não deveria comer muito pão).
De qualquer forma, se estiver em busca de opções seguras para os seus peixes, clique aqui e veja algumas das principais rações disponíveis no mercado!
Veja também:
O que torna o pão tão perigoso para os peixes?
O pão é um alimento tão popular e familiar que nós estamos acostumados a comê-lo durante quase toda nossa vida. Então, como ele pode ser tão perigoso para os peixinhos?
O pão quase não possui nutrientes
Se for parar pra pensar, o pão não faz bem nem para os seres humanos. Embora os peixes não sejam intolerantes ao glúten, eles possuem pouca ou nenhuma capacidade de digerir os amidos vegetais encontrados nele (com algumas exceções, como o Pacu).
Normalmente, os peixes podem digerir açúcares como a Quitina (encontrada em crustáceos e cascas de insetos). No entanto, alguns peixes onívoros, como os kinguios, podem lidar com os açúcares das plantas. Mas a batata, o trigo, o milho e outros amidos terrestres são simplesmente descartados em seu sistema digestivo.
Esse tipo de alimento entra na boca do animal e é descartado sem ser utilizado. O alimento não digerido, então, contribui diretamente para os problemas relacionados à qualidade da água, fazendo com que a amônia, o nitrito e outros parâmetros aumentem à medida que as fezes ricas em nutrientes bacterianos se decompõem.
Veja também:
O pão suja muito a água do aquário
Alimentar peixes com pão em um lago com milhares de litros de água é uma coisa. Mas dar pão para um peixe dentro de um aquário é a mesma coisa que pedir para sujar a água. À medida que o pão absorve água, ele fica cada vez mais macio, sujando e se espalhando ainda mais!
Então, quando seus peixes mordem e mastigam o alimento, eles farão uma grande sujeirada nela. Essas pequenas partículas de pão obstruem a filtragem mecânica do filtro, impedindo-a de capturar fezes e outras partículas.
As sobras de pão também contribuem para o aumento dos subprodutos da decomposição, já que fungos e bactérias aquáticas o atacam prontamente. Aproveitando a deixa, muitos desses micro-organismos são oportunistas, dessa forma atacam e se jogam de bom grado em peixes cujo o sistema imunológico está enfraquecido por um pico de Amônia, Nitrito ou Nitrato.
O pão absorve água continuamente
Esse último problema é provavelmente o mais perigoso deles. O pão não é apenas nutricionalmente inútil, mas também é absorvente. O sistema digestivo dos peixes é significativamente mais rígido do que o nosso.
Veja também:
Quando o pão absorve água, por exemplo, ele se expande para ocupar espaço adicional. Portanto, pode interferir na digestão, causando bloqueios físicos e até mesmo levar ao apodrecimento dos intestinos (o que pode levar a doenças como a Hidropsia).
Embora os peixes consumam quantidades significativas de água ao comer, ainda é um fator de risco muito real. E com tantas rações nutricionalmente completas disponíveis para eles, não há razão para que você dê pão para o seu peixinho.
Como há muitas opções nutritivas e convenientes disponíveis para os peixes, faz pouco sentido alimentá-los com algo tão problemático quanto o pão. Ao invés disso, forneça alimentos que não apenas o entretenham, mas garanta que eles vivam por muitos anos felizes esaudáveis!