Será que os peixes ficam entediados nos aquários? Tudo o que sabemos é que a natureza de um aquário terá influência em seu cérebro e comportamento. As trutas jovens criadas em tanques rasos e sem muitas opções para explorar, desenvolvem um cerebelo menor (parte do cérebro que regula o movimento) em comparação com as criadas com pedras e plantas para explorar.
Veja também:
O bacalhau, por exemplo, quando criado em locais adequados, se tornam melhores em aprender como capturar uma presa. Além disso, se recuperam muito mais rápido do estresse após o ataque de um possível predador.
Veja também:
Mas se os peixes se sentem entediados de um jeito que não sabemos identificar é difícil descobrir. Entretanto, alguns aquaristas veem seus peixes “surfando” – nadando para cima e para baixo no vidro do aquário. Isso pode ser o equivalente ao comportamento de um tigre em uma jaula que está entediado por falta de estímulos. No entanto, o peixe pode ficar entediado ou estressado por inúmeros motivos. Parâmetros inadequados de água, aquário cheio de peixes e espécies que não são compatíveis compartilhando o mesmo espaço.
*Fonte: ScienceFocus.