Será que os peixes reconhecem seus donos? Confira esse post e tire essa dúvida muito comum entre os aquaristas!
Um das coisas mais legais de criar um animal de estimação é sentir o vínculo que vem com o fato de ser reconhecido por eles, não é mesmo? Os peixes, na maioria das vezes, não são conhecidos por sua inteligência. Um cachorro, sem dúvida, irá reconhecer e tratar outras pessoas de forma diferente, por exemplo.
Mas será que os peixes reconhecem seus donos? Acontece que a resposta é… TALVEZ!
Há inúmeros peixes que não reconhecem seus donos
Há uma infinidade de estudos e pesquisas científicas sobre o tema. Embora haja uma tonelada de evidências anedóticas por aí, separar a verdade da ficção, pode parecer difícil, a menos que você possua o peixe em questão.
Dito isto, é inegável que certos peixes são mais inteligentes do que outros. Grandes predadores, como o Siamese Tiger Fish e peixes que possuem hierarquias sociais complexas como os ciclídeos, tendem a ser os mais inteligentes que existem.
Outras espécies, como Tetras, kinguios, bettas, platys, guppies e molinésias vivem vidas sociais mais simples. Embora eles possam reconhecer quando alguém chega perto do aquário, muito provavelmente será porque sabem que vão comer, por exemplo!
Um dos jeitos mais fáceis de ver esse tipo de comportamento social nos bettas é fornecer um espelho especial para o aquário. Como os bettas não possuem algumas das habilidades mais elevadas de auto-reconhecimento encontradas em certos pássaros e mamíferos, como resultado, eles irão tratar seu reflexo como um desafiante a ser atacado.
Veja também:
Um kinguio, certa vez, demonstrou reconhecer a cor de um tubo de alimentação até um ano após seu último uso. Então, os peixes possuem uma memória forte quando ela vêm ligada a sua alimentação. Mas então será que eles podem saber a diferença entre você, o dono deles e uma outra pessoa na sala?
Alguns peixes podem reconhecer seus donos
Como já mencionamos, certos peixes, principalmente grandes predadores e peixes que possuem uma complexa hierarquia social, possuem maior probabilidade de reconhecer seus donos.
Esse tipo de peixe precisa ter um cérebro maior e uma boa visão para se esconder e ser mais esperto que suas presas. E no caso dos ciclídeos, eles passam muito tempo se lembrando de quem está no comando, quem é um companheiro em potencial e quem está abaixo em sua hierarquia.
Como resultado disso, eles tendem a adicionar “algo a mais pra pensar antes da comida” à sua lista de prioridades mentais. Alguns peixes são famosos por serem sociáveis com seus donos, como o Baiacú, FlowerHorn, Gourami Gigante e Aruanã, para citar alguns.
Um estudo recente sobre a capacidade do Peixe-Arqueiro (gênero Toxotidae) de reconhecer rostos está causando um alvoroço no mundo dos aquários.
Na natureza, eles usam sua visão altamente desenvolvida para caçar insetos rastejando nos galhos próximos à superfície. Eles cospem água com um alto grau de precisão, derrubando insetos que fornecerão comida.
Cientistas que estudam as habilidades de reconhecimento de padrões desses peixes descobriram que eles podem ser treinados para reconhecer rostos humanos específicos. Eles foram ensinados a cuspir em um alvo que os recompensaria com comida.
Veja também:
Mesmo quando apresentados a uma variedade de rostos adicionais, ainda assim eles escolheram o certo com uma taxa de sucesso de 81%. No entanto, quando os cientistas converteram as imagens para preto e branco fazendo com que os padrões ficassem mais destacados, a taxa de sucesso subiu para 86%.
Portanto, está claro que alguns peixes podem pelo menos reconhecer rostos, embora esperemos que eles não respondam cuspindo água sempre que você estiver por perto.
A inteligência dos peixes
Os peixes possuem uma má reputação quando se trata de inteligência. Durante muitos anos, as pessoas pensavam que os peixes eram pequenos robôs insensíveis e incapazes de sentir dor, prazer, emoções ou memórias.
Entretanto, nos últimos anos, descobrimos que eles têm uma experiência de vida bastante rica. Eles não apenas podem reconhecer diferentes membros de um grupo, mas podem contar, lembrar de locais que passaram pela última vez e também aprender como escapar de armadilhas como redes, por exemplo.
Veja também:
Acredite ou não, existem alguns peixes que podem usar ferramentas! Algo que geralmente assumimos ser uma qualidade exclusivamente humana.
Qual a conclusão disso tudo?
Existem alguns peixes que podem reconhecer seus donos. Mas a maioria deles provavelmente não consegue. Eles sabem que a chegada de um ser em forma de pessoa significa que a comida está prestes a chegar. Mas não há garantia alguma de que eles vão perceber a diferença entre você e seus familiares ou amigos.
A maioria das evidências de que os peixes reconhecem seus donos são anedóticas, ou seja, vagas. Analisando friamente, eles nos veem com mais frequência do que qualquer outra pessoa, então parece natural que eles nos reconheçam! Não é mesmo?
Se quiser ter a certeza disso, faça um teste, apresente um ou dois novos rostos e veja como eles respondem. Ainda assim, se ficarem animados com uma nova pessoa, não fique desapontado. Nem todos os peixes podem ser tão espertos quanto um ciclídeo ou um Peixe-Arqueiro.
7 Comentários
Meu (já falecido), oscar me reconhecia sim. Era somente eu quem cuidava dele. Meu mais certa vez pôs o dedo no aquário e foi mordido por ele.. kkkkkkkkkkkkk Ele não fazia isso comigo. Mas era folgado demais. Tinha outros aquários em casa e eu sempre seguia a ordem de dar comida, ele ficava por último e muita das vezes fazia malcriação por causa disso. Já chegou a bater com uma pedra (que era enfeite) no vidro, por causa disso tive que tirar todas as pedras e só deixar uma bem grande no meio, já pulou por pura malcriação se jogando contra a tampa do vidro e quebrando ela também. O rapaz que levava água para a casa uma vez pediu para vê-lo e ele deu uma cabeçada no vidro. O bichinho era puro ódio quando se tratava de estranhos. Saudades dele… T-T
** pai, ao invés de mais
Eu tenho mollys e elas reconhecem me sim. Se alguém se aproxima do aquário ou não ligam ou as 2 maiores (machos) adotam uma posição de lado se barbatana esticada estilo os gatos para parecer maior. comigo vem imediatamente ter comigo,seguem me e posso até bater no vidro que nunca me mostraram tamanho ou qualquer agressividade.
É isso mesmo, Diogo! Muita gente acha que os peixes não reconhecem seus donos, mas é completamente o contrário! Obrigado pelo seu depoimento! Grande abraço!
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!
Obrigado pelo elogio, Souza!
Espero ter sempre você por aqui!
Grande abraço!
Eu tenho mollys e elas reconhecem me sim. Se alguém se aproxima do aquário ou não ligam ou as 2 maiores (machos) adotam uma posição de lado se barbatana esticada estilo os gatos para parecer maior. comigo vem imediatamente ter comigo,seguem me e posso até bater no vidro que nunca me mostraram tamanho ou qualquer agressividade.