Você sabia que os peixes são muito talentosos? Você não vai acreditar no show espetacular que eles podem proporcionar!
Sim, eu sei! Você não pode treinar seus peixes para realizar truques incríveis ou cantar uma linda canção. Na verdade, quase nenhum animal pode! Mas isso não significa que eles não sejam talentosos.
Os peixes são capazes de fazer muito mais do que você imagina! Você pode estar se perguntando: “O que eles podem fazer além de comer, fazer cocô e permanecerem lindos?” Que bom que perguntou – deixe-me lhe dar alguns exemplos!
Os peixes adoram se exibir
Os peixes podem dançar, não da forma como você imagina, mas ainda assim o fazem! Observe seus peixes e veja o quão incríveis são seus movimentos. Geralmente, quando estão tentando impressionar uma possível parceira, os peixes nadam de forma divertida, tentando acasalar a todo custo. Um bom exemplo são os guppies – eles passam boa parte do tempo na frente das fêmeas balançando suas nadadeiras tentando impressioná-las. Os bettas também passarão horas cortejando as fêmeas e dançando na frente delas.
Veja também:
Eles alteram suas cores
Talvez você tenha alguém em casa que quando se prepara pra sair, costuma vestir milhares de roupas até achar aquela que melhor combina com a ocasião. Bom, os peixes não trocam de roupa, mas alteram sua coloração para se adequar ao seu humor, podendo ficar bem coloridos ou até mesmo pálidos, dependendo do que está acontecendo dentro do aquário.
Os peixes podem passar de cores sólidas a listradas e vice-versa diante de seus olhos, se você prestar atenção. Em algumas espécies, suas brânquias ou até mesmo a barriga podem sair de cores neutras para um vermelho brilhante ou laranja quando estão com raiva, por exemplo. Observe e veja como eles se transformam!
Os peixes fazem bastante barulho
Não, seus peixes não vão sair por aí cantando e ganhando dinheiro em concursos, mas pode ter certeza que eles adoram se comunicar. Na verdade, os cientistas estão descobrindo a capacidade com a qual os peixes podem se comunicar, e isso é impressionante. Por meio de microfones especiais que podem ser colocados na água, eles são capazes de identificar todos os tipos de sons e ruídos que os peixes fazem lá dentro. Para se ter uma ideia, os peixes emitem ruídos com a bexiga natatória ao contrair e liberar os músculos internos, e podem até mesmo contrair e esfregar partes do corpo para emitir sons, como um grilo ou gafanhoto.
Veja também:
Algumas espécies possuem truques interessantes
Truques para desaparecer são sempre populares em shows de mágica e, acredite, também no mundo aquático. Alguns peixes são tão incríveis que conseguem se esconder e desaparecer da vista de predadores ou presas até que estejam prontos para atacar, por exemplo.
Talvez a criatura mais talentosa, quando o assunto é se esconder, seja o polvo mímico. Esses animais se escondem à vista de todos, transformando-se em praticamente outras criaturas. Ele pode se parecer com um peixe-leão ou uma enguia marinha venenosa em um piscar de olhos. Os chocos, por exemplo, possuem a capacidade de mudar sua aparência, mas fazem isso mais para se misturar com o ambiente, se confundindo com o substrato ou corais.
Os peixes são viajantes incríveis
Sim, os peixinhos são viajantes incríveis e, como muitos outros animais, alguns realizam migrações com bastante frequência. Para se ter uma ideia, alguns deles viajam milhares de quilômetros, como o salmão, que nada rio acima para desovar e, subsequentemente, morre. Contudo, outras espécies migram por motivos climáticos ou para encontrar comida. Seja qual for o motivo, ainda assim as distâncias insanas que grupos de peixes podem cobrir é espantosa. Há muitos exemplos de peixes que podem viajar até mesmo para fora d’água e atravessar pedaços de terra para chegar onde precisam. Incrível, né?