Veja como identificar se o peixe betta está estressado e saiba o que fazer para deixar o seu peixinho mais calmo e com a saúde em dia!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Ter um peixe Betta estressado nunca é bom. E se você sente que ele está estressado, então veio ao lugar certo. Em breve, você descobrirá os perigos que o estresse pode causar nesses animais. Confira quais são os principais sintomas, causas e tratamento para esse problema!
O que é o estresse em peixes ornamentais?
O estresse em peixes é semelhante ao estresse em humanos. É onde uma determinada circunstância faz com que o animal libere cortisol (hormônio do estresse) e adrenalina em seu sistema.
Como você já deve saber, esses dois hormônios são prejudiciais e, com o tempo, eles podem prejudicar o peixe Betta de várias maneiras diferentes. Além disso, você também deve estar ciente de que existem diferentes níveis de estresse.
Veja também:
O que estressa um peixe Betta?
Há uma série de diferentes causas de estresse em um peixe Betta. Ser capaz de identificá-las e tratá-las corretamente é uma das maneiras de manter seu peixe feliz e saudável!
Estresse de baixo / longo prazo
O estresse de baixo ou longo prazo é um tipo de estresse mínimo, mas que ocorre de forma constante. Em um ambiente onde há esse tipo de estresse, o Betta passará a maior parte do tempo tentando se adaptar. Isso enfraquecerá seu sistema imunológico e sua saúde em geral, que lentamente começará a se deteriorar.
Se um Betta ficar estressado por muito tempo, ele se esgotará até a morte.
Causas comuns de estresse de baixo / longo prazo
Aqui estão as principais causas de estresse de baixo / longo prazo que provavelmente podem afetar seu peixe Betta. Felizmente, elas também são fáceis de controlar.
Aquário muito pequeno
Escolher a casa ideal para o peixe Betta pode parecer uma tarefa bastante simples, mas não é! Evite qualquer aquário menor do que 20 litros, pois ele ficará sujo muito rápido e deixará o peixe estressado.
Além disso, o Betta ficará entediado em um ambiente muito pequeno, o que resultará em frustração ou até depressão. Acredite ou não, os bettas também podem sofrer com isso!
Veja também:
Portanto, se o seu aquário tiver menos do que 20 litros, procure comprar um outro maior o mais rápido possível.
Superlotação
Ter um aquário superlotado também pode piorar bastante as condições de vida do seu peixe Betta. Se você não têm muita certeza sobre quantos peixes deve adicionar ao aquário, siga a regra de 1 centímetro de peixe por litro d’água.
Essa é uma regra aceita no mundo do aquarismo, mas não deixe de pesquisar as necessidades dos peixes que você está criando para ter certeza da litragem correta do aquário que necessitam.
Além disso, você deve checar quais são os principais companheiros de aquário para o peixe Betta.
Parâmetros incorretos
Mesmo que o aquário não seja pequeno ou que não esteja superlotado, ainda assim as condições e os parâmetros de água podem estar incorretos. Você deve certificar-se de que o pH da água está de acordo com a necessidade do peixe Betta, além da temperatura dela, claro.
A Amônia e o Nitrito são compostos prejudiciais para qualquer peixe de aquário. Então, você precisará realizar testes na água para verificar se esses parâmetros estão sempre zerados. Quaisquer valores acima de zero, você deverá realizar trocas parciais de água, a fim de corrigir o problema.
Veja também:
Todos os peixes também possuem requisitos em relação ao pH da água. Quando estão fora dos parâmetros ideais, diversas doenças podem surgir e acabar matando o animal.
Pensando em tudo isso, deixarei abaixo os principais produtos do mercado para testar o pH, Amônia e o Nitrito no seu aquário. Para adquiri-los, basta clicar nos links:
Última atualização em 2025-01-06 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Falta de esconderijos
O peixe Betta é um animal bastante solitário e, portanto, precisa ter um algum esconderijo para que possa relaxar. Se ele está sempre à vista e não possui um local para se esconder e ficar mais tranquilo, pode ter certeza de que ficará estressado. É por isso que você precisa decorar o aquário com alguns esconderijos para que ele se sinta mais seguro.
Sem um esconderijo, o peixe Betta pode pensar que está sempre correndo algum tipo de risco, então, dar-lhes lugares para se esconder, é a melhor forma de aliviar um pouco essa tensão.
Veja também:
Estresse de alto / curto prazo
Um outro tipo de estresse é o estresse alto e de curto prazo. Esse tipo vai ocorrer de forma muito rápida, porém, não é constante. Os efeitos do estresse alto e de curto prazo devem durar alguns dias.
No entanto, a exposição repetida a esse tipo de estresse ainda é ruim para o peixe Betta.
Causas comuns de estresse de alto / curto prazo
Não é apenas o estresse de longo prazo que pode causar problemas para o seu peixinho de estimação. Abaixo, confira quais são as principais causas de estresse de alto e de curto prazo.
Companheiros de aquário agressivos
Se o seu peixe Betta estiver na companhia de outros peixes que possam intimidá-lo, pode ter certeza de que ele ficará estressado. É difícil pensar que outros peixes possam ser capazes de fazer isso com o Betta, né? Mas acredite, é mais comum do que você imagina!
Infelizmente, os bettas não são nadadores muito rápidos e, por isso, espécies de peixes que adoram mordiscar barbatanas podem dar pequenas mordidas no seu peixe Betta e estressá-lo. Além disso, fora estressar o peixe, vai aumentar as chances dele ter uma doença bastante conhecida chamada de Fin Rot (Podridão das barbatanas).
O problema com companheiros de aquário agressivos é que não há como escapar deles. Na natureza, se um peixe estiver agindo de forma agressiva, seu betta pode optar por lutar ou nadar para longe dele. Em um aquário, ele não terá essa opção.
Veja também:
Alterações repentinas nos parâmetros de água
Lembre-se que mudanças repentinas nos parâmetros de água são quase fatais para o peixe Betta. Existem várias causas diferentes que podem alterar esses parâmetros, mas na maioria das vezes estão relacionadas à decorações e produtos químicos adicionados de forma incorreta que alteram seus valores.
Algumas vezes, essas mudanças também pode estar completamente fora do seu controle. Por exemplo, um aquecedor ou termostato quebrado pode alterar a temperatura da água e você pode nem perceber.
Por isso, é muito importante comprar produtos de qualidade para evitar esse tipo de problema. Confira essa lista com os melhores termostatos do mercado para você adquirir agora mesmo. Ficou na dúvida sobre qual modelo escolher? Veja esse artigo para saber qual é o melhor termostato para o seu aquário.
Doenças
Uma outra causa de estresse alto / curto prazo são as doenças que podem ser de natureza parasitária, bacteriana ou fúngica. As doenças são problemas muito graves e, se não forem tratadas adequadamente, muitas vezes serão fatais para o peixe Betta.
Há toda uma gama de doenças e enfermidades que podem afetar o seu peixe betta, então vale a pena dar uma lida sobre elas.
Veja também:
Como identificar um peixe betta estressado?
Identificar um betta estressado pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, tendo em vista que alguns desses comportamentos são naturais da espécie. É por isso que você deve conhecer bem o seu peixe e saber como ele age, para que você possa perceber quaisquer alterações em seu comportamento. Abaixo, confira alguns dos principais sintomas de estresse em peixes betta.
O Peixe Betta parece desligado
Um dos principais sinais de que um peixe betta está estressado é que ele parece desligado. Talvez ele não esteja nadando tanto quanto antes. Ou talvez sua personalidade seja essa mesmo.
Detectar esse tipo de estresse é uma das melhores maneiras de remover a causa e ajudá-lo a se recuperar o mais cedo possível.
Falta de apetite
Um outro sinal de estresse é a falta de apetite. Quando o peixe betta para de comer, você sabe que há algo errado. No entanto, não tome a falta de apetite apenas como um sinal de que ele está estressado. Muitas vezes, isso também pode significar outras coisas, inclusive doenças.
Se você está tentando diagnosticar o estresse em seu peixe betta, a falta de apetite deve ser um dos sintomas mais comuns.
Betta doente
Se o seu peixe betta ficou doente, provavelmente é porque ele está estressado. Muitas pessoas pensam que a doença causa o estresse, quando na verdade o estresse causa a doença. Quando um peixe está estressado, seu sistema imunológico enfraquece, tornando-o mais propenso às infecções.
Então, se você perceber que seu betta ficou doente, além de tratar a doença, você também deve procurar saber o que está causando o estresse. Aqui podemos citar as más condições de água, companheiros de aquário inadequados e etc.
Peixe nadando de forma agressiva
É normal que o peixe betta nade de forma agressiva de vez em quando. No entanto, se você notar que ele está nadando com muita frequência contra o vidro, por exemplo, pode ter certeza de que ele está estressado.
Provavelmente pode ser que ele esteja com medo de seus companheiros de aquário, mas também pode ser que haja algo na água que está fazendo com que ele se comporte dessa maneira.
Além da natação irregular e agressiva, você também pode notar que seu peixe betta está se esfregando nas decorações ou substrato, pressionando suas barbatanas ou guelras e correndo para o fundo do aquário. Todos esses sinais indicam que ele está passando por problemas. Na maioria das vezes, indica que seu peixe está doente.
Veja também:
Peixe Betta se escondendo
Um outro sinal de estresse é o peixe ficar o tempo todo escondido. De vez em quando o peixe betta vai se esconder mesmo. No entanto, se você notar que ele passa a maior parte do tempo em um canto ou escondido da sua vista, há algo de errado com ele.
Você precisará descobrir o que está causando esse problema. O fato dele estar escondido pode indicar que esteja sofrendo ameaças de companheiros de aquário ou de alguma outra coisa que você ainda não percebeu. Cheque tudo!
Alterações de cor
Um betta estressado também pode começar a perder suas cores. Ao invés das habituais cores vibrantes, ele pode ficar cada dia mais pálido.
Além de ficar pálido, ele não chamará tanto mais a sua atenção quando estiver nadando. Então, fique atento aos sinas de perda de cores, pois pode significar um peixe estressado ou até mesmo doente.
Veja também:
O que fazer para ajudar um peixe betta estressado?
Agora que você conhece todas as principais causas de estresse em um peixe betta, tá na hora de saber como solucionar esse problema!
Lembre-se, é importante que você descubra a causa do estresse o mais rápido possível e resolva imediatamente. Aqui estão algumas das principais dicas para manter seu peixe betta saudável e feliz.
Realize trocas parciais de água com frequência
As trocas parciais de água podem estressar seu peixe betta, mas não realizá-las vai estressá-lo ainda mais.
Você deve realizar trocas parciais de 15 a 20% todas as semanas, dependendo do tamanho do aquário. Isso reduzirá a quantidade de Amônia e Nitratos, ou seja, tornará o ambiente mais adequado para o betta.
Um ambiente limpo impedirá que ele sofra de estresse a longo prazo.
Utilize um sistema de filtragem
Ter um sistema de filtragem é essencial para um aquário de peixe betta. Os filtros agem para manter a água limpa quando você não está por perto para fazer as trocas parciais.
Eles são muito menos invasivos e, em conjunto com as mídias biológicas, por exemplo, criarão um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias benéficas que irão ajudar o peixe betta a se manter saudável e menos estressado.
Certifique-se apenas de manter uma correnteza fraca no aquário, já que o betta não gosta de ambientes com águas agitadas.
Veja também:
Fique de olho na temperatura
Além de garantir que a água esteja limpa, é importante que você fique de olho na temperatura dela. Dependendo do tamanho do aquário e do local onde ele fica, a temperatura pode variar bastante durante o dia.
Essa variação é um dos principais fatores que podem realmente estressar o peixe betta. Na verdade, quando a temperatura cai muito rápido, por exemplo, pode causar choques térmicos no animal e levá-lo à óbito.
Adquira um termostato para garantir que o peixe betta fique em um ambiente onde a temperatura da água esteja estável. Separei alguns modelos pra você dar uma olhada:
# | Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|---|
1 | ROXIN - Termostato com Aquecedor - Q3-25W - 110V | R$ 69,09 R$ 55,90 | Comprar na Amazon | |
2 | ROXIN - Termostato com Aquecedor - Q3-100W - 110V | R$ 83,18 | Comprar na Amazon | |
3 | ROXIN - Termostato com Aquecedor Q3 25W 220V | R$ 73,90 | Comprar na Amazon | |
4 | Aquecedor 5,0W, 110V Tudo Pet Para Peixes | R$ 26,00 | Comprar na Amazon | |
5 | ROXIN - Termostato com Aquecedor - Q3-50W - 110V | R$ 79,54 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-06 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Remova qualquer companheiro de aquário agressivo
O peixe betta já é um animalzinho agressivo por natureza, então a última coisa que você vai querer é adicioná-lo com outros peixes agressivos. Se você notar que um peixe está constantemente assediando o betta, precisará removê-lo do aquário.
Mesmo que seu peixe betta ainda esteja lutando, ele ficará estressado!
Da mesma forma, se você perceber que o betta está constantemente afugentando outros peixes para impedir que eles cheguem próximos de seu território, você deverá removê-los do aquário.
Veja também:
Adicione muitos esconderijos
Uma das melhores coisas que você pode fazer para evitar que seu peixe betta fique estressado é adicionar vários esconderijos no aquário. Esconderijos são vitais para ajudá-lo a manter-se relaxado.
Além disso, nesse tipo de ambiente ele pode descansar sem medo de ser atacado e também fará com que se sinta mais seguro se começar a se sentir estressado.
Alguns bons esconderijos são as plantas vivas ou artificiais e até mesmo as cavernas.
Abaixo, confira algumas excelentes decorações que você pode utilizar no seu aquário:
Última atualização em 2024-12-10 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Forneça rações de alta qualidade
Se você estiver dando rações de baixa qualidade para o seu peixe betta, pode ter certeza de que seu sistema imunológico ficará enfraquecido. E um sistema enfraquecido obviamente vai estressá-lo.
Ao escolher alimentos de alta qualidade, você deve misturar com alimentos vivos ou congelados como, por exemplo, dáfnias, bloodworms e artêmias.
Abaixo, listarei as melhores rações disponíveis para o peixe Betta. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 31,35 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-06 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Coloque seu betta em um aquário adequado
Seu betta precisa viver em um aquário com no mínimo 20 litros. No entanto, você já deve ter ouvido falar que eles sobrevivem em pequenas beteiras também. E isso é até verdade, mas sobreviver é bem diferente do que viver, certo?
Se você quer que seu peixe betta viva por muitos anos e que tenha uma vida livre de estresse, então capriche no aquário!
Conclusão
Se você estiver cuidando bem do seu peixe betta e fornecendo os cuidados necessários, as chances dele ficar doente serão mínimas.
Agora, se você notar que ele está parecendo estressado, você deve agir imediatamente para corrigir qualquer que seja o problema. Se você ficar sempre de olho nele, pode ter certeza que seu peixinho irá viver por muitos anos.