Geralmente aquários de água doce possuem plantas. Sejam plantas naturais ou artificiais, elas oferecem um local para os peixes se esconderem e se sentirem seguros. Mas qual é a melhor escolha?
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
De forma bastante resumida, as plantas naturais farão com que seu aquário pareça muito mais agradável e, portanto, mais próximo da realidade dos seus peixinhos na natureza.
Mas qual é a melhor opção: plantas vivas ou artificiais? A grande verdade é que ambas possuem seus pontos positivos e negativos. Sua escolha vai se resumir em pesar os prós e contras e decidir o que é mais importante para você.
Este artigo pode te ajudar a escolher o enfeite ideal para o seu aquário. Aqui você aprenderá sobre os benefícios das plantas de aquário naturais e artificiais, bem como algumas das características que você precisa observar em cada uma delas.
Veja também:
Não há uma resposta certa, mas quanto mais você aprender, mais bem preparado estará quando for fazer sua escolha. Você pode certamente mudar de ideia mais tarde, mas precisará estar ciente do impacto que a alteração de layout do seu aquário pode impactar nos seus peixes. Lembre-se: seu aquário é um minúsculo ecossistema e tudo nele, real ou artificial, desempenha um papel.
Plantas Naturais
Quais são os benefícios das plantas naturais?
Há poucas coisas mais satisfatórias no cuidado com o aquário do que desfrutar dele quando está bem plantado. Quando feito corretamente, as plantas são belas adições ao ambiente aquático. Assim como os peixes, elas crescem mais, às vezes se expandem para ocupar um novo território, realizam fotossíntese, consomem alimentos, criam resíduos e podem até procriar.
O ponto é que as plantas naturais são exatamente isso: coisas vivas em seu aquário. Como tal, elas terão uma relação especial com os peixes que não é possível obter com plantas artificiais.
Enquanto os peixes no aquário retiram oxigênio da água e expelem dióxido de carbono, as plantas naturais fazem o oposto, pegando o dióxido de carbono e trocando-o por oxigênio.
A maioria dos aquários, quando possuem um sistema de filtragem eficiente, não tem problemas em manter os níveis de oxigênio na água aceitáveis, mas é aconselhável ter o dióxido de carbono reduzido, especialmente em aquários altamente povoados por peixes.
Suas plantas terão uma relação simbiótica semelhante quando se tratar de resíduos. Há muitas coisas que podem causar perigo para os peixes nos aquários, como significantes fontes de nitrogênio (amônia, nitratos e nitritos). As plantas consumirão esses nutrientes no aquário e funcionarão como uma filtragem extra.
Veja também:
As plantas naturais servem também para reduzir as algas no aquário. Elas competem com as algas pelas mesmas fontes de alimento e, na maioria das vezes, vencem a batalha. De qualquer forma, ainda pode ser necessário fazer algum tipo de raspagem nos vidros, retirada de algas das folhas, mas de um modo geral, um aquário plantado pode realmente manter as algas sob controle.
Existe algum ponto negativo em possuir plantas naturais?
Como podemos ver, existem ótimas razões para utilizar plantas naturais em um aquário. Na verdade, é realmente a melhor maneira de criar um ambiente mais parecido com o que seu peixe experimentaria no ambiente selvagem.
Mas há alguns pontos negativos também. Por um lado, se você planeja ter um aquário plantado, terá que gastar um tempo aprendendo sobre plantas, bem como as espécies de peixes. Algumas dúvidas podem surgir, como: Quão grande elas vão ficar? Elas irão se espalhar? Em que tipo ambiente elas prosperam?
Você precisará gastar um tempo podando suas plantas de vez em quando. Caso contrário, elas poderão crescer fora do seu controle. Limpar o aquário não é tão fácil. No lado positivo, não é tão necessário, mas você ainda precisará realizar trocas parciais de água e aspirar resíduos do substrato.
O que você não pode fazer é aspirar completamente o cascalho, pois cavar o substrato não só perturba suas plantas, mas também remove alguns de seus alimentos.
Até mesmo reorganizar e redecorar o aquário não será uma tarefa fácil, já que você terá que lidar com as raízes das plantas. Por isso, após plantar qualquer tipo de planta no substrato, o ideal é não removê-la.
Plantas Artificiais
Quais são os benefícios de possuir plantas artificiais?
Caso você ache que alguns pontos negativos das plantas naturais sejam um pouco demais pra você, não há nada errado em escolher uma decoração artificial para o seu aquário.
As plantas artificiais são na maioria das vezes feitas de plástico, e algumas podem parecer quase reais. Em alguns casos, um aquário plantado com plantas artificiais pode parecer tão bonito quanto um aquário com plantas naturais.
Esse tipo de planta é fácil de remover e limpar, e sua substituição é simples. Você pode reorganizar seu aquário quando quiser. De fato, reorganizar a decoração em um aquário é uma forma de manter espécies semi-agressivas sob controle. Comportamentos territoriais podem ser minimizados quando o layout do aquário está em constante mudança.
Alguns peixes que vivem em águas salobras, como o baiacu-verde, requerem plantas artificiais, pois as plantas naturais rapidamente perecem em seus aquários.
Você também pode achar a durabilidade de decorações artificiais preferível em aquários de ciclídeos africanos, já que esses peixes possuem uma tendência a revirar muito o cascalho, e podem facilmente desenterrar plantas naturais ou artificiais.
Veja também:
Sifonar o aquário é uma tarefa bem mais fácil quando se possui plantas artificiais. Você não precisa se preocupar com o sistema de raízes e pode até mesmo tirar as decorações enquanto limpa o aquário. E também não há necessidade de se preocupar com a acumulação de material vegetal no substrato.
Se estiver procurando por um excelente sifão para limpar o substrato do seu aquário, recomendo comprar esse do link abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Sifão Boyu SC-002 | Remove sujeiras acumuladas no fundo do aquário, bem como auxilia a manter o ambiente ideal para os peixes. Quantidade: 1 |
Comprar na Amazon |
E os malefícios das plantas artificiais?
Possuir aquários com plantas artificiais é bastante fácil. Mas, como você provavelmente já percebeu, existem algumas desvantagens. O primeiro tem a ver com a aparência. Muitas plantas de plástico parecem terríveis e algumas até vêm em cores que realmente não existem na natureza.
Os fundos são de plástico, projetados para agarrar o cascalho, mas isso raramente funciona. Em vez disso, elas costumam flutuar até o topo, causando um grande problema.
Existem também algumas ótimas plantas artificiais por aí. Elas possuem um peso para que realmente fiquem onde você as colocou e, à primeira vista, parecem muito reais. No entanto, elas são um pouco caras, e adicionar três ou quatro grandes pode custar tanto quanto o próprio aquário.
Naturalmente, a maior desvantagem é que as plantas falsas não têm as mesmas propriedades naturais que suas contrapartes vivas. Isso significa que você precisa realizar trocas parciais de água, remoção de algas e manutenção geral do aquário com muito mais frequência.
As plantas artificiais servem ao mesmo propósito das plantas vivas, proporcionando abrigo e um ambiente realista. No entanto, parece razoável supor que os peixes que vivem em aquários com decoração artificial estejam perdendo alguma coisa.
Para alguns, pode ser um suplemento dietético. Para outros, pode haver simplesmente uma sensação de bem-estar que só é perceptível utilizando itens naturais.
Se mesmo assim você optou pelas plantas artificiais, que tal conhecer alguns lindos modelos? Clique aqui para visualizá-las e comprar aquelas que mais lhe agrada!
Conclusão
Tanto para as plantas naturais como artificiais, há benefícios e malefícios, dependendo do ponto de vista. Um ambiente natural, com plantas naturais, troncos e pedras reais proporciona uma melhor qualidade de vida para os seus peixes, pois estarão em um local que está próximo do seu habitat natural.
Em contrapartida, para obter um aquário com plantas saudáveis, vai requerer esforço e muito estudo. As plantas precisam crescer juntas com seus peixes no aquário, e você deve cuidar delas assim como você faz com os peixes.
Em algum momento, você pode não estar interessado em cuidar disso tudo, talvez devido à correria do dia a dia, ou simplesmente porque você não possui recursos suficientes para investir em uma iluminação adequada, substrato fértil e fertilizante para as plantas. E então, nesse caso, as plantas artificiais serão a melhor opção.
3 Comentários
Pingback: Peixe Betta estressado? Veja como identificar e o que fazer! - MyAquarium
Pingback: As 10 melhores dicas para eliminar algas do aquário - MyAquarium
Pingback: Por que as plantas do meu aquário estão morrendo? - MyAquarium