Há uma boa variedade de plantas para aquários que são ideais para iniciantes. Nesse artigo listaremos algumas espécies que podem te ajudar na escolha.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Todos nós sabemos que há variedade enorme de plantas aquáticas disponíveis em lojas de aquarismo. No entanto, pra quem está iniciando no aquarismo, na maioria das vezes, pode acabar ficando sobrecarregado com a quantidade de informações disponíveis na internet. Como resultado, muitos não conseguem escolher as plantas adequadas para iniciar seu primeiro aquário plantado.
Há, por exemplo, uma variedade enorme de plantas de caules, carpete, epífitas, flutuantes, high-tech e low-tech. Com uma infinidade de categorias, contudo, cada uma delas possuem necessidades específicas para o correto plantio e cuidado.
Veja também:
Para o iniciante, é melhor começar sempre com o básico. Então, segue nossa lista com as 5 melhores plantas ideais para iniciantes!
Mesmo que você ainda esteja montando um aquário com plantas fáceis de cuidar, recomendo que adquira alguns bons fertilizantes para mantê-las saudáveis e evitar o surgimento de algas.
Vou recomendar os 3 principais fertilizantes do mercado utilizados para ajudar no crescimento e fortalecimento das plantas! Para comprá-los, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Fertilizante MacroPlus NPK Mbreda | Fertilizante à base de macronutrientes NPK para aquários plantados. Fornece quantidade ideal de macros: Nitrogênio, Fósforo, Potássio e micronutrientes para as plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante MicroNutri Mbreda | Contém os micros nutrientes, Magnésio, Manganês, Cobre, Enxofre, Molibdênio, Boro, Zinco e Ferro em partes proporcionais para as plantas de aquários. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante Ferro Mbreda | O Ferro é um ativador enzimático, importante na síntese da clorofila e dos citocrômos, assim como também a fotossíntese e fixação do nitrogênio das plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon |
Anubia barteri (Anubias barteri var. Nana)
A Anubia é, sem dúvida, a planta mais indicada para quem está começando. Elas requerem pouca iluminação, além disso, se adaptam a uma grande variedade de parâmetros de água e não requerem substrato. Por conta desses fatores, é uma ótima opção para aqueles que mantêm uma pequena ou nenhuma quantidade de substrato(cascalho) no aquário, por exemplo. Você pode amarrar seu rizoma (a base de crescimento horizontal da planta) em uma pedra ou tronco. Isso já é mais do que suficiente para mantê-la no aquário.
Contanto que você possua algum tipo de iluminação no seu aquário – o suficiente para que você possa observar os seus peixes nadando – já será capaz de cultivá-la.
É uma planta de crescimento lento, por isso, se quiser preencher rapidamente um aquário com essa espécie, terá que investir um pouco mais.
Veja também:
A anubia barteri possui uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos. Da espécie A. barteri var. nana ‘Petite’, com folhas do tamanho de unhas, para a extensa A. barteri var. caladiifolia, que pode produzir folhas do tamanho de palmeiras.
Samambaia de Java (Microsorum pteropus)
A Microsorum pteropus, às vezes, chamada de Samambaia de Java, é muito parecida com as anubias em seu cuidado. Portanto, seu rizoma deve permanecer acima do substrato e deve ser amarrados a rochas ou troncos. Suas raízes-âncora irão se prender a esses objetos. Além disso, elas são plantas que prosperam com baixa iluminação, e a maioria das lâmpadas de luz diurna padrão, fluorescentes ou de LED, são suficientes para fazer com que elas cresçam.
A M. pteropus também se adapta a uma ampla variedade de parâmetros de água. A maioria das plantas preferem água mole e levemente ácida, e a samambaia de Java gosta disso, mas também se desenvolve em águas salobras.
Veja também:
As samambaias de Java do tipo selvagem possuem folhas lanceoladas (em forma de lança), mas existem algumas outras variedades no mercado. A espécie ‘Trident’ é conhecida por sua forma de folha bifurcada. A variedade ‘Narrow’ possui folhas mais longas e finas.
Cryptocoryne wendtii
Ao contrário das duas plantas mencionadas anteriormente, a Cryptocoryne wendtii (carinhosamente chamada de “cripta” no hobby) requer substrato.
As criptas se alimentam à partir de suas raízes, ao contrário das plantas-tronco, que geralmente extraem nutrientes da coluna d’água através de suas folhas. Além de poder armazenar muitos nutrientes em suas raízes, as criptas são adaptáveis à maioria dos parâmetros de água.
Aceitam até mesmo águas bem frias, o que é um pouco incomum para uma planta tropical – as criptas provém das selvas do sudeste asiático. A espécie precisa de uma iluminação um pouco melhor do que as samambaias de Java e Anubias, mas ainda assim não necessitam de muita luz para crescerem.
A C. wendtii também possui diversas formas e cores. Algumas são mais ou menos o que dizem seus nomes, por exemplo, C. wendtii ‘Bronze’ ou C. wendtii ‘Red’. Outras têm nomes um pouco mais exóticos, como ‘Flamingo’ (cor rosa salmão), ‘Florida Sunset’ (variedade com rosa, verde e bronze) e ‘Green Gecko’ (verde claro com manchas marrons).
Veja também:
Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri)
A Indonésia é uma espécie de polo de plantas aquáticas que não necessitam de muita luz. Há uma razão para isso – na selva densa, pouca luz atinge o solo através do dossel, então se você for uma planta aquática, é melhor se acostumar a essas condições.
O musgo de Java, ou Taxiphyllum Barbieri, é outra daquelas plantas que você apenas precisa adicionar água e um pouco de luz sobre ela. Por conta disso, ela se tornou uma das plantas ideais para iniciantes e criadores de peixes, pois como ela afunda, algumas espécies de peixes costumam espalhar seus ovos nela para protegê-los de possíveis predadores nos aquários.
Mais uma vez, os parâmetros para a espécie são muito flexíveis. Ela pode ser cultivada livremente em grupos, mas, para uma melhor estética, use uma rede de cabelo ou alguma linha de pesca para envolvê-la. O ideal é que fique presa em um pedaço de tronco ou rocha, onde ela irá se anexar e dará ao hardscape uma aparência natural.
Veja também:
Ludwigia repens (Ludwigia repens “Rubi”)
Pelo bem da variedade, incluímos uma planta tipo-tronco. Mas entre a miríade de plantas-tronco no hobby, nossa favorita para esse tipo de aplicação onde se faz necessário pouca luz e baixa tecnologia é a famosa Ludwigia repens.
Mas porque essa em particular?
Bem, por um lado, a cor. Enquanto produz seus vermelhos mais intensos em configurações com bastante luz, ela irá corar de forma confiável até mesmo em um aquário low-tech. Para o plantio, por exemplo, deve-se apenas enterrar poucos centímetros de seu caule cuidadosamente no substrato.
Quando exposta a luz intensa, irá possuir uma coloração vermelho sangue. O ideal é que seja plantada no meio e fundo do aquário.
Veja também:
O que você achou desse artigo sobre 5 plantas ideais para iniciantes no Aquarismo? De fato, espero que sirva como um ponto de partida para você que procura algumas plantas de fácil cultivo para colocar em seu aquário. Experimente adicionar as espécies mais simples de se manter para que você possa ter uma ideia das necessidades de cada uma.
Sobretudo no futuro, provavelmente passará para plantas mais raras e irá adquirir itens mais avançados para o cultivo dessas novas espécies.