Você faz ideia de quanto tempo o peixe kinguio (peixinho dourado) pode ficar sem comer? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Os kinguios costumam ser, na maioria das vezes, os primeiros peixinhos de aquário de muitas pessoas. Na verdade, esses peixes são conhecidos por serem uns dos mais negligenciados do hobby de aquarismo, tanto em relação ao tamanho do aquário quanto à alimentação. Em relação a alimentação, quanto tempo o kinguio pode ficar sem comer?
Por quanto tempo o Kinguio (Peixinho Dourado) pode ficar sem comer?
O kinguio que recebe uma boa variedade de alimentos e aparenta estar bem saudável, pode ficar sem comida por entre 8 e 14 dias. Durante esse tempo, eles irão vasculhar o aquário à procura de algas. Para se ter uma ideia, dependendo do ambiente em que estiverem, como um lago, por exemplo, eles podem ficar sem receber qualquer tipo de ração, uma vez que irão se alimentar de algas e insetos que possam cair na água.
Você vai tirar umas férias? Confira o que fazer com os kinguios!
O motivo principal por você estar buscando informações sobre a quantidade de tempo que os kinguios podem ficar sem comer, é porque você está prestes a sair de casa por alguns dias, certo? Os kinguios são peixes grandes e fortes que podem sobreviver um bom período sem alimentação. Como mencionamos acima, se seus peixes forem bastante saudáveis, eles podem ficar pelo menos 8 dias sem alimentação.
Veja também:
Existe até um caso publicado no site de notícias The Telegraph em que um peixinho dourado sobreviveu por impressionantes 134 dias após um terremoto na Nova Zelândia. Os pobres peixinhos se alimentavam de algas e outros habitantes do aquário que já haviam falecido. Embora este seja um exemplo triste e bastante extremo, mostra a força da espécie.
Desde que você tenha mantido uma alimentação regular, com alimentos de boa qualidade, além de manter o aquário bem cuidado e com um bom sistema de filtragem – não há nada com o que se preocupar. Se você estiver viajando por até duas semanas, o peixinho pode ficar bem, mas há alguns riscos que você deve saber.
Risco de alguém alimentá-los da forma errada
Você sabia que aquaristas experientes não recomendam que os peixinhos dourados sejam alimentados por outra pessoa, se não o próprio dono deles? Há alguns grupos na internet que afirmam “pode ser mais seguro deixar os peixes sem comer durante um breve período de tempo, do que deixar um vizinho ou familiar alimentá-lo em excesso e causa poluição na água do aquário”.
Pesquisando em fóruns, encontrei um aquarista que mantinha mais de 200 espécies de peixes, inclusive kinguios, e perguntei sobre essa situação de deixar alguém responsável pela alimentação dos peixes, essa foi a resposta dele: “por favor, não deixe ninguém alimentá-los, eles comerão em excesso e quando você voltar, ou seus peixes estarão mortos pela poluição da água ou o aquário estará uma bagunça”.
Veja também:
Isso ocorre porque, como você provavelmente sabe, os kinguios parecem estar com o fome o tempo todo. Eles sempre estarão implorando por comida.
Além disso, é melhor alimentá-los de 2 a 3 vezes por dia, ao invés de uma única alimentação, onde grande parte da comida ficará no fundo do aquário. As chances de seu familiar ou amigo superalimentar e poluir a água do aquário são altas, e isso pode matá-los.
De qualquer forma, se você vai ficar fora por um bom período, precisará que alguém venha ver seu aquário. Caso consiga pagar para um aquarista dar uma olhada no seu aquário, tente contatá-lo. Eles saberão cuidar bem dos seus peixes. No entanto, se optar por um amigo ou vizinho, dê-lhes instruções adequadas e, até mesmo prepare todas as porções que os peixes precisam para serem alimentados todos os dias. Além disso, fornecer um cronograma de alimentação é muito importante.
Posso usar alimentadores automáticos para os kinguios?
Os alimentadores automáticos são sempre uma boa opção alimentar os peixes quando precisamos ficar fora por algum tempo. Existem muitas opções disponíveis que você pode programar da maneira como desejar. Mas eu teria muito cuidado com eles!
Certa vez, tentei deixar um alimentador automático ligado ao meu aquário quando saí de férias por três semanas. Isso me causou vários problemas! Por isso, por experiência própria, posso dizer que é bem difícil estimar quanto a máquina está alimentando. No meu caso, ele estava alimentando demais os peixes, e quando cheguei em casa, o aquário estava poluído e cheio de algas. Mas, graças a Deus, todos os peixes estavam vivos.
Veja também:
Então, se quiser utilizar um alimentador automático no seu aquário, é importante que você não o instale um dia antes de sair de casa. Ao invés disso, procure instalá-lo pelo menos uma semana antes, para que você possa ir testando as quantidades de comida que precisa fornecer para os seus peixes.
Conclusão
Como podemos ver, os kinguios são peixes extremamente resistentes e podem passar vários dias sem comer. No entanto, é importante frisar que apenas peixes saudáveis podem ficar bastante tempo sem comida. Por isso, se você vai passar alguns poucos dias fora de casa, não há problemas, seus peixes irão sobreviver.
Se precisar passar muito tempo fora de casa, contrate um profissional que possa ir alimentar seus peixes e cuidar do seu aquário. Se não tiver outra opção, instrua alguém da sua família ou um amigo sobre os cuidados com os peixes. Separe as quantidades de rações que eles precisam comer por dia para que não haja excesso de alimento na água, e monte um cronograma específico de alimentação para eles.