Por quanto tempo o peixe betta pode ficar sem comer? Nesse artigo, aprenda tudo sobre a alimentação do peixe mais famoso do aquarismo.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O peixe Betta é conhecido por ser exigente quando o assunto é a alimentação, podendo ficar um ou dois dias sem comer sem maiores problemas, e mais tarde ingerir qualquer tipo de alimento que lhe for fornecido. Devido a esses hábitos alimentares, fica um pouco difícil descobrir até quantas vezes alimentá-los por dia.
Por quanto tempo o peixe betta pode ficar sem comer?
O peixe Betta não precisa de muita comida e pode passar por longos períodos sem comer. A espécie é tão resistente que consegue ficar até quatorze dias sem se alimentar.
Veja também:
É importante frisar que isso é apenas um mero detalhe, já que por mais que o peixe possa sobreviver tanto tempo sem comida, não recomendo que ele fique sem sua alimentação diária. O peixe começará a morrer de fome depois de quatro ou cinco dias sem comida!
Por mais que o peixe betta consiga aguentar cerca de quatorze dias sem comer, ele começará a desenvolver pequenos problemas de saúde depois de alguns dias sem a alimentação. Então, o tempo que um betta pode ficar sem comida é cerca de quatro a cinco dias antes de começar a morrer de fome, ou seja, esse é o tempo máximo recomendado.
Veja também:
No entanto, para manter o peixe betta saudável, independene de quanto tempo ele pode tecnicamente ficar sem comida, certifique-se de que ele esteja comendo todos os dias.
Qual é a dieta ideal para um peixe Betta?
Quanto tempo um peixe betta pode ficar sem comida depende muito do que você está servindo de alimento. Caso seu peixe não esteja comendo, é provável que a causa possa ser o tipo de alimento que você está dando pra ele. Os bettas são animais carnívoros, isso quer dizer que na natureza se alimentam de insetos. Com isso, a melhor maneira de “imitar” essa dieta é comprar rações em pellets (bolinhas) ou flocos de alta qualidade.
Alimentos congelados, por exemplo, liofilizados ou vivos, como larvas de besouros do amendoim e artêmias, também podem fazer parte de sua dieta. Contudo, a ração deve ser fornecida duas vezes ao dia, enquanto esses outros tipos de alimentos devem ser fornecidos duas vezes por semana.
Então, que tal adquirir algumas rações de qualidade para o seu peixe betta? Listarei a seguir os melhores produtos que darão muito mais vivacidade e saúde para o seu peixinho:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 37,79 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-16 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Veja também:
Dica fundamental: Menos é mais
Assim como a maioria dos outros peixes de aquário, o peixe Betta possui o hábito de comer demais, ou seja, isso quer dizer que ele vai tentar comer mesmo que esteja cheio. Comer demais, no entanto, pode causar muitos problemas de saúde para o peixe, desde ganho de peso (sim, eles podem engordar), até problemas com a bexiga natatória.
Veja também:
Com isso em mente, é mais seguro subalimentar do que superalimentá-los. Dê-lhes apenas um pouco de comida de cada vez, não exagere na quantidade, pois isso pode ocasionar também o desperdício de alimento e poluição da água do aquário.
Veja também:
Conclusão
Alimentar os peixes betta não é uma tarefa muito difícil, porém é de extrema importância prestar atenção no comportamento do animal, e sempre fornecer alimentos de alta qualidade para que possam viver saudáveis por muitos anos.