Você faz ideia de quanto tempo os peixes podem viver fora da água? Leia esse artigo e tire suas dúvidas de uma vez por todas!
Descobrir por quanto tempo um peixe pode viver fora da água pode não ser uma tarefa das mais fáceis, já que isso vai depender basicamente da espécie em estudo.
Se você é um pescador e adora tirar foto dos peixes que captura na natureza, por exemplo, precisa cronometrar o tempo certo para garantir que o peixe não sufoque enquanto estiver na superfície. Mas por quanto tempo os peixes podem viver fora da água?
Este guia irá responder suas dúvidas e discutirá sobre algumas espécies de peixes que possuem capacidade de ficar um bom tempo fora da água. Aproveite!
Como os peixes respiram na água?
As brânquias de um peixe permitem que ele respire debaixo d’água. Quando o peixe abre sua boca, a água passa por suas brânquias em ambos os lados da cabeça. Essas brânquias absorvem o oxigênio dissolvido na água, permitindo que o restante passe por ela e volte para o ambiente.
Essas estruturas podem fazer isso porque estão repletas de minúsculos vasos sanguíneos. Esses vasos facilitam a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea do animal. Esse processo envolve a transferência de dióxido de carbono (CO2), permitindo que os peixes absorvam oxigênio enquanto excretam gases nocivos.
O processo de respiração dos peixes é muito parecido com a forma com a qual respiramos. A única diferença é que nossos pulmões realizam essa façanha de retirar o ar da atmosfera, enquanto as guelras retiram o oxigênio dissolvido na água. Além disso, os humanos não possuem a anatomia adequada para absorver o oxigênio da água, e os peixes não têm as partes do corpo certas para respirar o oxigênio dissolvido no ar, com exceção de algumas espécies, como bettas e gouramis. Por esta razão, a grande maioria dos peixes não conseguem sobreviver muito tempo fora da água.
Por quanto tempo os peixes podem viver fora da água?
A quantidade de tempo que um peixe pode viver fora da água dependerá basicamente da espécie. Geralmente, os peixes de água doce costumam viver menos tempo fora da água do que seus parentes de água salgada.
Alguns peixes anfíbios e marinhos podem sobreviver muito mais tempo fora da água. Abaixo, listaremos algumas espécies de peixes para você entender as diferenças entre elas.
Peixes de aquário
Os peixes de água doce têm o menor tempo de sobrevivência fora da água. O Kinguio (Peixinho Dourado), por exemplo, pode sobreviver por até uma hora fora do seu aquário.
Algumas outras espécies como, por exemplo, o Peixe Betta, pode sobreviver por até duas horas fora da água. Mas peixes muito pequenos, como o Tetra Neon e os Guppies, só sobrevivem por até 10 minutos.
Geralmente, os peixes de água doce têm um tempo máximo de sobrevivência fora da água que varia entre dez minutos e uma hora. Por esse motivo, você precisa tomar muito cuidado ao removê-los da água para transporte, por exemplo.
É crucial notar que os peixes lutam para respirar fora da água, sufocando de forma bastante lenta à medida que seus níveis de oxigênio caem. Essa experiência pode ser muito dolorosa, por isso, é muito importante monitorar esse tempo que o peixe fica ao ar livre.
Peixes Anfíbios
Os peixes anfíbios podem sobreviver fora da água por mais tempo do que a maioria dos outros tipos de peixes. Os mudskippers, por exemplo, fazem parte desse grupo de peixes e possuem adaptações físicas que lhes permitem respirar usando suas brânquias e pele, desde que estejam sempre úmidas. Esses peixes incríveis podem viver por até 2 dias fora da água.
Algumas espécies de peixes vivem em ambientes de água salobra. Por exemplo, o Mangrove rivulus (uma espécie de killifish), pode viver por até dois meses fora da água! Por isso, ele possui o maior tempo de sobrevivência em terra seca de qualquer outro peixe.
Grandes peixes dos oceanos
Os grandes peixes marinhos às vezes podem sobreviver por várias horas fora da água. Isso se deve parcialmente ao tamanho de seus corpos, o que lhes permitem manter os níveis de oxigênio por períodos mais longos do que os peixes menores.
As maiores criaturas aquáticas da Terra, as baleias azuis, só podem sobreviver fora da água por algumas horas. Por esse motivo, órgãos ambientais precisam trabalhar sempre muito rápido para devolver esses animais aos oceanos depois que encalham nas areias das praias.
No entanto, outros peixes grandes, como os tubarões-baleia, por exemplo, não podem viver fora da água por mais de trinta minutos. Isso porque esses peixes, embora sejam grandes, são muito menores do que as baleias.
Conclusão
Por quanto tempo os peixes podem viver fora da água vai depender basicamente da espécie em estudo. Na maioria das vezes, os peixes irão aguentar alguns minutos ou no máximo algumas poucas horas. Portanto, tenha em mente que você vai precisar pesquisar sobre a espécie para determinar o tempo que ela aguenta ficar fora da água.
Por fim, evite retirar o peixe da água, seja para tirar uma foto ou para movê-lo para um novo ambiente sem tomar os devidos cuidados, pois esse processo é doloroso e pode trazer sérios riscos a saúde do animal.