Por que as plantas do meu aquário estão morrendo? Neste artigo, iremos tentar te ajudar a identificar o que pode estar faltando para elas.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Você possui um lindo aquário plantado, mas mesmo assim as suas plantas ainda estão morrendo? Saiba que elas podem não estar recebendo todos os nutrientes que precisam. Mesmo que você esteja usando um bom fertilizante em suas plantas com frequência, ainda assim, elas podem estar perdendo nutrientes essenciais que as impedem de crescer e prosperar.
Neste artigo, iremos ensinar como reconhecer os primeiros sinais de deficiência de nutrientes para que você tomar as medidas adequadas antes que suas plantas morram.
Quais são os tipos de deficiências de nutrientes nas plantas?
Falta de Nitrogênio
Nitratos baixos são um problema comum em aquários plantados, ainda mais para quem está iniciando no aquarismo, já que foram ensinados a fazer trocas parciais de água todas as semanas (sem testar os níveis de nitrato). Esse hábito, embora seja ideal para aquários que possuam apenas peixes, pode levar à falta de nitrogênio, mesmo que esteja dosando fertilizantes com frequência.
Os sinais claros de deficiência de nitrogênio incluem folhas verdes que ficam amarelas e translúcidas, especialmente a partir da ponta das folhas, pois a planta consome nutrientes de suas folhas mais velhas na parte inferior para criar novas folhas no topo.
Veja também:
Uma outra razão que pode estar causando esse problema é porque você está usando as mesmas quantidades de fertilizantes recomendadas quando montou o aquário, tendo em vista que suas plantas já cresceram e triplicaram de tamanho, em relação ao tamanho original. Da mesma forma que você adiciona mais comida ao aquário quando possui mais peixes, precisará aumentar a dosagem para as plantas levando em consideração o tanto que elas crescem. O mesmo vale para o contrário, quando realizar podas e remover algumas plantas do aquário, diminua a dosagem até encontrar a proporção correta.
Agora, caso você esteja vendo folhas amarelas ou transparentes em uma planta nova que você acabou de colocar no aquário, pode ser que isso tenha sido causado por derretimento, não de uma falta de nitrogênio. A maioria das plantas compradas online, por exemplo, são cultivadas emersas ou fora d’água, e essas folhas que cresceram fora d’água derreterão para abrir espaço para novas folhas submersas que parecerão menores e mais saudáveis.
Isso pode acontecer até mesmo em plantas que você pega de um outro aquário, já que elas precisam se adaptar no aquário novo, para que possam crescer da forma que necessitam. Por exemplo, plantas com caule que estão derretendo tendem a perder suas folhas de baixo, deixando o caule descoberto no fundo com novas folhas no topo. Depois que elas se adaptam, você pode retirar a planta do aquário, cortar o tamanho desejado e replantar o caule apenas com as folhas novas.
Falta de Ferro
As plantas com falta de ferro costumam ficar amareladas ou bem pálidas em suas folhas mais novas, mas com as nervuras mais escuras. As folhas mais velhas, por outro lado, geralmente parecem normais.
Veja também:
É difícil identificar a quantidade certa de fertilizante a ser utilizado no aquário, porém siga as instruções do fabricante e dose com um suplemento específico de Ferro. Adicionar quantidades maiores de fertilizantes à base de Ferro, irá realçar as cores de plantas com folhas vermelhas.
Para realçar as cores das plantas e evitar que fiquem com sinais de deficiência de ferro, recomendo bastante o uso de um bom fertilizante.
Abaixo, você pode adquirir o fertilizante Ferro da Mbreda, ideal para nutrir suas plantas e mantê-las saudáveis:
- Fertilizante para plantas de aquário
- Quantidade no pacote: 1
- Garantia do produto: sim
- Cor do produto: único
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Falta de Potássio
Esta condição é mais fácil de notar porque as folhas das plantas ficarão com pequenos buracos que às vezes são circundados de marrom ou amarelo. Certas plantas como, por exemplo, samambaias de java e anúbias, prosperam em ambientes com mais potássio, portanto, esteja atento a esses sinais.
Adquira um fertilizante líquido rico em potássio para resolver esse problema. Para esse caso, o tratamento pode ser uma simples questão de dosar um pouco mais de fertilizante no aquário.
O fertilizante MacroPlus da Mbreda é composto de diversos macronutrientes e, principalmente, com alta concentração de Potássio, ideal para evitar que as plantas fiquem com furos.
Para adquiri-lo, bastante clicar no link abaixo:
- Fertilizante para plantas de aquário
- Fornece a quantidade ideal dos macros: Nitrogênio, Fósforo, Potássio e micronutrientes para as...
- Nome da marca do produto: MBREDA AQUAPAISAGISMO
- País de origem do produto: BR
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Falta de Fosfato
O fosfato é outro macronutriente muito importante, assim como o nitrogênio que as plantas consomem em grandes quantidades. Folhas mais velhas serão as mais afetadas e começarão a amarelar com manchas marrons. Além disso, algumas pequenas manchas de algas verdes também podem se formar à medida que as plantas começam a morrer.
Veja também:
Essa condição é mais incomum, pois as rações dos peixes, como flocos, já contém fosfatos. No entanto, às vezes as pessoas colocam removedores de fosfatos em seus filtros para evitar o crescimento de algas, e isso acaba prejudicando as plantas.
Falta de Magnésio
A falta de magnésio é semelhante à falta de ferro, em que as folhas ficam mais claras com nervuras escuras, mas, neste caso, a deficiência afeta as folhas mais velhas ao invés das novas. Às vezes, as bordas das folhas também podem cair. O Magnésio está presente na maioria dos fertilizantes, então dose mais dele como parte de sua rotina de fertilização ou considere o uso de um suplemento específico de magnésio. Aqui vai uma observação, essa condição também está relacionada a deficiência de Cálcio, que iremos ver logo abaixo.
Por último, e não mesmo importante, temos o MicroNutri da Mbreda, que em conjunto com o Ferro e o MacroNutri, obtém todos os nutrientes de que as plantas necessitam para crescer vigorosas e saudáveis.
Então, caso queira adquiri-lo, basta clicar no link abaixo:
- Fertilizante para plantas de aquário
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Falta de Cálcio
Se as folhas novas do seu aquário estão crescendo de maneira desordenada e retorcida, isso geralmente está relacionado a um problema de cálcio ou dureza da água. Na verdade, deficiências de cálcio, magnésio e manganês, por exemplo, frequentemente estão relacionadas com a baixa dureza da água.
Veja também:
Se a água que você utiliza no aquário for mole ou vêm do processo de osmose reversa, pode ser necessário adicionar minerais usando sais especiais para manter as plantas saudáveis. Você também pode aumentar os níveis de cálcio e a dureza da água, adicionando um pouco de coral triturado ou conchas no substrato ou filtro.
Como corrigir a falta de nutrientes nas plantas?
Para tratar as plantas do aquário de forma eficiente, identifique nas fotos acima, quais são os nutrientes que estão faltando para elas, assim você pode adicionar mais fertilizantes ou um suplemento específico.
A maioria das deficiências podem ser resolvidas aumentando a dosagem de fertilizantes, porque se você está perdendo nitrogênio, por exemplo, provavelmente está perdendo outros nutrientes também.
Contudo, leva pelo menos de duas a três semanas para ver uma diferença em suas plantas e determinar se suas ações ajudaram ou prejudicaram o desenvolvimento delas.
Caso não queira comprar os três fertilizantes de forma separada, vou deixar o kit completo pra você comprar agora mesmo. Basta um único clique! Aproveite!
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Com base nos resultados, procure ajustar o seu cronograma de fertilização para que ele corresponda ao que as plantas realmente precisam. Aquários plantados são paisagens que estão em constante evolução e necessitam de cuidados específicos para que tudo funcione do jeito certo. Examine as folhas das plantas com frequência e, então, qualquer sinal de falta de nutrientes, utilize um bom fertilizante. Você não vai querer que suas plantas no aquário continuem morrendo, não é mesmo?
2 Comentários
Olá, tenho um aquário de 50 litros com uma camada de substrato fértil, substrato normal e areia, com cabomba e elodeas que pelo que sempre leio são fáceis de cuidar mas acabam afinando e soltando folhas após alguns meses até morrer.
Utilizo npk e ferro 2x por semana e macronutrientes 1 vez por semana, seguindo a medida certa indicada na embalagem (5ml) e tenho o Carbon mas não uso mais porque li que ele não é bom para plantas deste tipo. A Iluminação também é boa e deixo ligado das 13h as 0:00h todos os dias. Poderia me dizer oque pode ser o problema?
Pingback: Os camarões comem resíduos (cocô) dos peixes em um aquário? - MyAquarium