Por que o aquário precisa de um substrato? Nesse artigo, tiraremos essa dúvida comum de muitos iniciantes no hobby.
Existem diversos substratos disponíveis no mercado e, assim como na natureza, um bom substrato deve ser uma boa mistura de areia e cascalho, ao invés de um único tipo.
O principal motivo pelos quais as pessoas adicionam substratos ao aquário é que eles dão uma aparência única, ao mesmo tempo que oferecem a possibilidade de cultivar plantas vivas.
Veja também:
Há vários tipos, formas e cores de substrato, como pedrinhas coloridas, cascalhos de rio, basalto, entre outros. A grande vantagem do uso de substratos é que você pode criar layouts únicos para os seus aquários.
Devido a enorme variedade de substratos disponíveis no mercado, você pode combiná-los com as decorações do seu aquário, ou até mesmo ir adiante, criando um habitat natural para os seus peixes.
Um outro benefício, não muito falado, são que os substratos podem ser utilizados para abrigar bactérias benéficas, ou seja, que ajudam no processo da ciclagem de um aquário.
No entanto, se você planeja manter plantas vivas em seu aquário, um substrato fértil pode ser necessário para que elas possam prosperar adequadamente. Geralmente esses substratos contém uma gama completa de nutrientes vitais, bem como ferro e outros elementos que são necessários às plantas de aquários.
Veja também:
Um ponto importante que você também deve considerar é se o substrato altera ou não o pH da água. Por exemplo, adicionando substratos ricos em cálcio, sua água se tornará bastante alcalina, ideal para ciclídeos do lago Malawi, por exemplo.
Quando for adicionar um substrato ao aquário, inclua de 5 a 7 centímetros de material e ajuste a paisagem a seu gosto. É nesse ponto que seu aquário pode se destacar, adicionando diferentes granulações, bem como combinando-o com troncos e rochas.